Testemunhos dos nossos Alunos

A Escola Superior de Educação João de Deus foi a minha primeira escolha! Destaca-se das demais! E porquê? Não tem a ver com a beleza secular do edifício do arquiteto Raúl Lino, não tem a ver com a vizinhança do Jardim da Estrela, nem tão pouco com a da Escola Secundária Pedro Nunes, onde estudei até ao 9.º ano. É claro que não! Sempre admirei João de Deus, um dos primeiros poetas de que me lembro… quando a minha Avó, sempre que alguém de família fazia anos, recitava “Com que então caiu na asneira / De fazer na quinta-feira / Vinte e seis anos, que tolo!” … E, depois, invariavelmente, falava do poeta, do grande pedagogo que fora, citava um ou outro texto da Cartilha Maternal por onde aprendera a ler…. Reconhecia-lhe o grande mérito! Assim, apesar de não ter começado, oficialmente, a ler sob este método, algumas das regras me foram sussurradas, em casa, com carinho quando me atrapalhava com as minhas primeiras letras! E superei-as!... Recordo-as, agora. Foi, então, numa altura de escolhas, que o método de leitura se impôs e fez a diferença. A escola é o mais importante meio de transferência da riqueza cultural, da tradição de uma geração para a seguinte. A influência educacional que é exercida sobre o aluno aquando da realização das aprendizagens distingue! É neste contexto que a João de Deus sobressai das demais. Cabe-me, então, aprender com os melhores para, num futuro próximo, poder ser a Educadora/Professora que a Escola João de Deus espera de mim, de todas nós, afinal, inculcando-nos valores que nos permitirão educar as crianças com base nos sentimentos, na sinceridade, na autoconfiança, na cooperação e no prazer pela aprendizagem e pelo trabalho. Desta forma, a minha escolha - a Escola Superior de Educação João de Deus. E termino, citando Nelson Mandela A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.

Maria José
3.º ano da Licenciatura em Educação Básica


Patrícia Figueiredo
3.º ano da Licenciatura em Educação Básica




Ana Margarida Santos
3.º ano da Licenciatura em Educação Básica




Verónica Alves
3.º ano da Licenciatura em Educação Básica




É para mim um privilégio escrever sobre algo que faz parte da minha vida há 5 anos e que ficará para sempre na minha memória. Entrei na Escola Superior de Educação João de Deus no ano de 2015 e agora, no ano de 2020 irei obter o grau de mestre. Sinto-me bastante confiante com este percurso e eternamente agradecida por tudo o que esta instituição me deu. Todas as minhas ambições se concretizaram: estudei, aprendi, cresci, estive com crianças, fiz amigos para a vida e conheci professores incríveis. O ambiente educativo é bastante acolhedor e deixa, em cada um dos alunos, um sentimento de conforto enorme. Fazer aquilo que se gosta deve ser o ponto de partida para qualquer iniciativa nas nossas vidas, eu escolhi esta “casa” para esse ponto de viragem e estou muito feliz com a minha decisão. A minha bagagem ainda tem muito espaço, mas tenho a certeza que, passados estes anos, ela já está bem mais cheia.

Maria Isabel Martins
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano)


A ESEJD é muito mais do que uma escola de ensino superior, é uma verdadeira 'casa', onde o ambiente de familiaridade criado pelos professores e colaboradores está presente em cada segundo. Nesta 'casa', todos sabem os nossos nomes e até os nossos gostos - 'o café é em chávena fria, não é, Daniela?', pergunta a D. Adelaide, na cafetaria da ESEJD, todos os dias. Outro fator fundamental que distingue esta Instituição é, sem dúvida, a excelência da preparação para a prática educativa. Nenhuma outra instituição superior nos proporciona momentos de observação educativa in loco, desde o primeiro dia da licenciatura. Nenhuma outra instituição nos permite colocar em prática, ao longo do curso, estratégias de promoção de aprendizagens das crianças como nesta 'casa'. Com a licenciatura em Educação Básica da ESEJD, estarei preparada para qualquer desafio profissional, e é com um grande sentimento de orgulho que respondo à pergunta sobre a Universidade onde estudo "sou da João de Deus".

Daniela Noivo
2.º ano da Licenciatura em Educação Básica


Faço parte da família João de Deus desde os meus três anos quando frequentei um dos Jardins-Escolas da Associação e quando decidi escolher a profissão de educadora/professora procurei saber mais sobre a oferta e a formação desta Escola Superior. Escolhi a Escola Superior de Educação João de Deus pois acredito nos valores que esta “grande família” transmite às crianças e a todos aqueles que a elas se dedicam, todos os dias. Quando a apelidamos de "família" não é por acaso, pois é isso mesmo que todos os que participam na nossa formação como futuros docentes nos transmitem, pautando os primeiros passos da nossa futura carreira com exigência, rigor científico, valores éticos, novos conhecimentos e experiências enriquecedoras e motivadoras. Para além disso, um forte sentimento de pertença e união por uma causa – a Educação. Destaco as várias oportunidades de contacto com a realidade educativa desde o primeiro de formação na Licenciatura, a preocupação, o apoio e a proximidade para com os professores como "trunfos" essenciais que reconheço nesta casa, nesta família, que há tantos anos contribui para formar educadores e professores preocupados com os seus alunos, que se apaixonam dia após dia pela profissão e que acreditam que a educação dos mais novos é o primeiro passo para fazer a diferença.

Inês Cruz
3.º ano da Licenciatura em Educação Básica




Quatro anos passados. Muita aprendizagem, muitos risos, muitas gargalhadas, muito trabalho, suor, amizades que nunca mais vou esquecer e amigos para sempre. De todas as idades. A ESE João de Deus é a minha alma mater, a minha segunda casa. Aqui, adquiri conhecimentos quer dos professores, auxiliares, técnicos e alunos, porque aqui todos contam. Nesta casa não somos alunos com um número, somos pessoas, pessoas capazes, dotadas e preparadas para ensinar e ser ensinadas, pessoas com humildade mas também sabemos que somos as melhores preparadas para os desafios vindouros. Temos muitos sonhos e fazemos nossos os sonhos das crianças que todos os dias nos proporcionam, o amor e a felicidade que constituem os pilares desta enorme casa que é a Escola Superior de Educação João de Deus.

Matilde Moita
Antiga aluna do CTeSP em Promoção de Atividades Educativas, Sociais e Culturais, frequentando agora a Licenciatura em Educação Básica.




Este ano, 2019, comecei a frequentar o mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior João de Deus, porque decidi seguir o curso que realmente gosto. Tendo realizado um percurso académico externo a esta instituição, posso dizer que à medida que aprendo mais sobre o método de leitura, as estratégias, a filosofia pedagógica e os materiais, cada vez mais apaixonada fico pela educação infantil e por tudo o que ela contém. A transição tem sido muito positiva, fui bem acolhida rapidamente pelas minhas colegas, pelos funcionários e professores. Sinto-me apoiada ao longo do percurso, pelos professores e pelos recursos que a Escola oferece. Estou muito motivada para dar o meu melhor e trabalhar na área com que me identifico, num ambiente escolar estruturado e centrado no desenvolvimento harmonioso da criança.

Rita Alexandra Alves Candeias
Mestrado em Educação Pré-Escolar


Para mim foi muito bom ter frequentado a Escola Superior de Educação João de Deus e nela ter terminado a minha Licenciatura em Educação Básica em que adquiri conhecimentos e competência para o meu percurso profissional. Já fazia parte da “Família João de Deus” desde os meus 3 anos, uma vez que frequentei o Jardim-Escola João de Deus, de Alcobaça. Conheci ótimos professores e colegas que vão para sempre ficar na minha memória. Todo o ambiente da Escola é muito acolhedor e familiar, o que facilita imenso a integração nos primeiros tempos. Obrigada ESE João de Deus.

Filipa Campos
Licenciatura em Educação Básica




Frequentámos o Curso de Especialização Tecnológica em Acompanhamento de Crianças e Jovens na ESE João de Deus, no ano letivo 2013/2014.
No decorrer deste ano muitas foram as novas experiências, as mais variadas aprendizagens: desde aulas, estágio, professores, novos colegas ao ambiente que existe na própria escola.
Achámos que foi das melhores escolhas que fizemos até hoje. Ao estudar na ESEJD, sentimos que crescemos a nível pessoal e profissional, adquirimos conhecimentos e competências. Tudo isto fez com que a nossa vontade de continuar a estudar nesta Escola fosse cada vez maior.
Queremos salientar que uma das experiências mais gratificantes que levamos deste curso foi a ligação que criámos com as crianças ao longo do estágio. Sem dúvida que recomendamos esta alternativa de concluir o 12.º Ano, até mesmo para quem não pense ingressar no Ensino Superior.

Adriana Bernardino e Daniela Morais
CET em Acompanhamento de Crianças e Jovens




Frequentar este ano letivo o CET em Acompanhamento de Crianças e Jovens, na Escola Superior de Educação João de Deus, foi para mim um enorme prazer. Seria um sonho concretizado poder trabalhar na área da Educação. Por esse motivo desejaria seguir a licenciatura na mesma instituição que tive o privilégio de frequentar este ano – uma escola que tanto me ensinou e com a qual tenho ainda tanto a aprender. Na Escola João de Deus, desenvolvi ainda mais o gosto por estudar, partilhei conhecimentos, evoluí como aluna e como pessoa e conheci um conjunto de professores e colaboradores maravilhosos que me transmitiram o gosto pela pedagogia.

Maria Carlota Gaivão
CET em Acompanhamento de Crianças e Jovens




No ano letivo 2013/2014 frequentámos o CET de Psicogerontologia na Escola Superior de Educação João de Deus e, durante o nosso percurso académico, contamos sempre com um grande apoio quer do corpo docente quer dos colaboradores não docentes.
Todas as unidades curriculares lecionadas no curso foram ricas em conhecimento, enriqueceram-nos a nível pessoal e profissional e houve sempre uma grande interação entre alunos e professores.
Assim sendo, podemos afirmar e dar a conhecer que a ESEJD, para além de dar uma grande importância à Educação, dispõe de professores de elevado nível científico que transmitem muito bem todos os seus conhecimentos.
Em suma, foi um ano bastante enriquecedor e produtivo, no qual se criaram grandes laços de amizade. Recomendamos o CET de Psicogerontologia nesta Escola, por todas as qualidades que mencionamos aqui.

Inês Alves e Daniela Ramos
CET em Psicogerontologia