Linhas de Investigação
1. Ciências da Educação: currículo, didática e avaliação2. Ciências da Educação: educação, sociedade, formação e desenvolvimento profissional
Indice:
1. Novos projetos de investigação
2. Projetos Financiados
3. Projetos Financiados em colaboração com outros C.I.
4. Colaboração em outros Projetos com outros C.I.
5. Candidaturas apresentadas a projetos de investigação
6. Projetos de investigação do CIEJD
1. Novos projetos de investigação
a) ProjetoERASMUS+K220
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LIBERTEC
- LIBrary as online Educational Repository
Techniques in European Community
pre-schools - 2022-2024 |
Participantes: Centro Maschiavelli S. R. L. (Florença, Itália); Associação de Jardins Escolas João de Deus /Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa, Portugal); Universidade de Málaga (Malaga, Espanha); Colegio de Educación Infantil Pinolivo (Marbella, Espanha); Grădinița cu Program Prelungit PRICHINDEL (Suceava, Roménia).
Site: https://www.libertecproject.eu
Informações e documentação
>> Newsletter #2, edição de Espanha (UMA) (EN) - (PT)
Atividades do projeto LIBERTEC
2022 - 1st Online meeting – October 7
> Focus on LIBERTEC development issues (strategy for dissemination and communication; tools for monitoring and evaluation
2023, July: Learning Teaching Training Activities (LTTA)
b) Projeto internacional de investigação
Formação
inicial de educadores e professores: os impactos
na profissão e desafios curriculares
(2021 e 2024).
Entidades participantes: Escola Superior de
Educação João de Deus (Portugal) e Universidade de
Sevilha (Espanha).
Coordenação das equipas de investigação: José
Almeida (ESEJD) e Maria José Lasaga (U. Sevilha).
LinkingBioDiv
– “Harmonisation of emerging
methodologies for long-term and large-scale
monitoring of coastal biodiversity and
temperature”. Proposta de candidatura
ao Fundo Europeu BIODIVERSA.
Investigadora responsável na ESEJD: Diana
Boaventura.
Instituição proponente: Biopolis.
Instituições participantes: Escola Superior de
Educação João de Deus (ESEJD) /Associação de
Jardins-Escolas João de Deus; Universidade de
Évora; ISPA; Institute Français de Recherche pour
l'Exploitation de la Mer; University of Galway;
Universidade Federal de Pernambuco; Fundação
Universidade Federal do Piauí; Universidade
Federal do Ceará; Universidade Federal de Alagoas;
Universidade Estadual de Santa Cruz; Norsk
institutt for vannforskning; Academia Sinica;
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria; School
of Ocean Sciences (UK), Bangor University; The
Marine Biological Association of the UK; Newcastle
University; Scottish Association for Marine
Science.
c) Novos projetos, não financiados, do
CIEJ - ESEJD
Cientista à
Vista – Projeto de investigação
destinado a analisar o impacto de Feiras da
Ciência e outras atividades de didática das
ciências nos estudantes da ESEJD e nos professores
e alunos do 1º ciclo da AJEJD.
Coordenação: Beatriz Vaudano, Diana Boaventura e
Filomena Moreira da Silva.
Escolapedia/Schoolpedia - Projeto
de investigação da ESEJD em parceria com o ISCTE
destinado a construir e implementar um dicionário
de ciências digital. Coordenação: Diana Boaventura
(desde 2022).
Eco-Escolas – Escola Superior de
Educação João de Deus. Coordenação: Filomena
Moreira da Silva e Diana Boaventura (desde 2020).
Lisboa + Verde “Jardim 5 Estrelas”
– Escola Superior de Educação João de Deus
(ESEJD/AJEJD), em parceria com a Câmara Municipal
de Lisboa. Coordenação: Filomena Moreira da Silva
e Diana Boaventura (desde 2020).
Matemática & Arte na formação dos
estudantes do Ensino Superior. Projeto
de Investigação Científica e Pedagógica em
Educação.
Coautoras e Coordenação: Maria Filomena Caldeira e
Joana Consiglieri (desde 2018).
Rimo, logo leio. Projeto de
Investigação Científica e Pedagógica em Educação,
Projeto interdisciplinar.
Coautoras e Coordenação: Joana Consiglieri e
Isabel Ruivo (2022/2023).
Materiais Didáticos no ensino da
Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Coordenação: Maria Filomena Caldeira, Maria
Fernanda Sampaio (2022-2023).
Prática de Ensino Supervisionada: um
caminho para (re)definir a formação inicial dos
estudantes no Ensino Superior.
Coordenação: Maria Filomena Caldeira, Maria
Fernanda Sampaio (desde 2022).
Descobrir o Património Histórico e
Cultural – Os Monumentos (Parte I).
Integrado no Projeto II da Semana Internacional da
Educação Artística da UNESCO 2023 com a Associação
de Jardins-Escolas João de Deus. Investigadores:
Joana Consiglieri, Maria Fernanda Sampaio e
Filomena Moreira da Silva (Investigadora e
Produção).
Coordenadores: Joana Consiglieri, Maria Fernanda
Sampaio.
Descobrir o
Património Cultural – Lendas, tradições e jogos
tradicionais (Parte II).
Integrado no Projeto II da Semana Internacional da
Educação Artística da UNESCO 2024 com a Associação
de Jardins-Escolas João de Deus:
Investigadores: Joana Consiglieri, Maria Fernanda
Sampaio e Filomena Moreira da Silva (Investigadora
e Produção). Membros da equipa: Ricardo Gageiro e
Paulo Viana (outros docentes convidados por
subtemáticas).
A poesis
visual - olhar o desenho através de uma
coleção (projeto de Investigação
Científica em Estudos Artísticos)
Coordenador: Joana Consiglieri (CIEJD - ESEJD);
com o Museu João de Deus.
Investigadores: Joana Consiglieri e Elsa
Rodrigues.
d) Projetos já realizados
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“READ-COM:
Reading Communities from paper books to
digital era” - 2019-2022 (2019-1-ES01-KA201-063967) www.read-com-eu.uma.es |
Participam os investigadores da Escola Superior de Educação João de Deus/AJE João de Deus: António Ponces de Carvalho, Filomena Moreira da Silva, Isabel Maria Silva Ruivo, Jaime Santos e Horácio Saraiva.

2022: 29/04 a 04/05 (EN/UK) READ-COM - Reading Communities from paper books to digital era
6th Transnational Meeting - Date: April, 29th
Beta Testing the App - Date: April, 30th
Venue:MANCHESTER METROPOLITAN UNIVERSITY; Brooks Building
Cultural visit - Date: May, 2nd Venue: Chester
Learning/Teaching/Training activities (C4)
Date: May, 3nd Venue: Crewer: Leighton Primary Academy
Date: May, 4nd Venue: Manchester: Manley Park Primary School; Tour of the Forest School and Observation of Sessions (School in the Woods).
2022: 28/02 a 02/03 (IT) Learning/Teaching/Training activities (C3)
Dates: 28th February and 1st and 2nd March 2022
Venue: Centro Machiavelli - Palazzo Canigiani, Via dei Bardi, 28 Firenze
2021: 13 a 15/12 (ES)– Learning/Teaching/Training activities (C2) «
Relatório do 6.º encontro promovido em Málaga
2021: 09 a 13/10 (PT)– Learning/Teaching/Training activities (C1) Conferência de apresentação do toolkit com atividades de estimulação e prática de leitura, para docentes e famílias. Visitas a escolas e exposição de materiais.
Relatório :: Vídeo resumo do 5.º encontro promovido em Lisboa.
TOOLKIT – Guião de atividades para a promoção leitora - Portugal (draft)
Recordamos que o projeto READ-COM é coordenado pela Universidade de Málaga (Espanha) e são parceiras as seguintes instituições: Associação Jardins-Escolas João de Deus (Portugal); CEIP Rosa de Gálvez (Espanha); Centro Machiavelli S.r.l. (Itália); Institouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia); Istituto Comprensivo Statale Giovanni XXIII (Itália); Manchester Metropolitan University (Inglaterra); University of Granada (Espanha).
Investigador
Responsável:
Cláudia Faria
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Equipa: Ana Margarida Ferreira, Ana Margarida Vicêncio, Ana Ramos, Carlos Duarte, Cecília Galvão, Diana Boaventura, Isabel Chagas, Luís Manuel Carriço, Sónia Seixas |
Instituição proponente: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituições parceiras:
• Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Departamento de informática
• Escola Superior de Educação João de Deus
• Universidade Aberta – Departamento de Ciências e Tecnologia
• MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
• EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais
• Centro de Ciência Viva de Tavira
Resumo
Com este projeto pretende-se atuar ao nível da valorização dos recursos naturais e culturais ligados à costa portuguesa, especificamente à zona entre-marés, utilizando como exemplo dois ecossistemas costeiros distintos, uma plataforma rochosa (Área Marinha Protegida das Avencas) e uma zona de sapal (Parque Natural da Ria Formosa). Propõe-se a criação de dois itinerários de descoberta, que envolvem um conjunto de “estações de exploração” localizadas em cada um destes ecossistemas costeiros, relacionadas com a biodiversidade destes locais, com as adaptações características das espécies residentes, com as pressões a que se encontram sujeitas, e com o tipo de utilização humana característica destes locais. Este roteiro será oferecido em formato digital, através da criação de uma aplicação informática passível de ser descarregada, de forma gratuita, em qualquer tecnologia móvel (telemóveis, PDAs, etc). Este recurso didático destina-se ao público em idade escolar.
Este projeto tem como objetivo último atuar ao nível da promoção da literacia do oceano, contribuindo para o desenvolvimento, por parte de qualquer cidadão, e em particular pelos jovens em idade escolar, de uma compreensão aprofundada sobre a importância do mar e da influência que o mar tem nas suas vidas, e dos efeitos que o seu comportamento pode ter nos ecossistemas costeiros.
Período de desenvolvimento: 1 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2022
Fonte de Financiamento: Fundo Azul – Direção Geral de Política do Mar.
Referência: FA_06_2017_011
Produtos: App para Android


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lasige.roteiroentremares
Esta App é uma criação do IE-ULisboa, em estreita colaboração com o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e permite a exploração didática da zona entre marés da Área Marinha Protegida das Avencas e no Parque Natural da Ria Formosa, em particular de aspetos relacionados com a biodiversidade destes locais, com as adaptações características das espécies residentes, com as pressões a que se encontram sujeitas e com o tipo de utilização humana característica destes locais. A App pode ser descarregada de forma gratuita, em qualquer tecnologia móvel e destina-se ao público em idade escolar, em particular aos alunos do 3º ciclo de escolaridade.
Ajuda-nos a melhorar esta versão da App. Testa esta App numa saída à praia e dá-nos o teu feedback.
Professor - Questionário de opinião: https://forms.office.com/r/8LseuRj3my
O projeto “Roteiro Entre Marés” tem como instituição proponente o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e como instituições parceiras: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais; Centro de Ciência Viva de Tavira a Cascais Ambiente; Escola Superior de Educação João de Deus; Universidade Aberta – Departamento de Ciências e Tecnologia; MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Este projeto foi financiado pelo Fundo Azul – Direção Geral de Política do Mar (FA_06_2017_011).
2. Projetos Financiados
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Projeto
“EDUcar para o MAR- EDUMAR” 2017/2019 SAICT-POL/23480/2016, LISBOA-01-0145-FEDER-023480 |
O projeto tem a participação da Escola Superior de Educação João de Deus da Associação de Jardins-Escolas João de Deus (Instituição Proponente) (ESEJD-AJEJD), da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM-IPL), do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL) e de escolas públicas e privadas do ensino básico do 1º e2º ciclos. Da equipa de investigação fazem parte: Diana Boaventura (Investigadora Responsável) (ESEJD), António Ponces de Carvalho (ESEJD), Maria Filomena Caldeira (ESEJD), Paula Reis (ESEJD), Jaime Santos (ESEJD), Paulo Maranhão (ESTM), Maria Alexandra Cartaxana (MUNHAC), Cristina Luís (MUNHAC), António Monteiro (MUNHAC), Stephen J. Hawkins (Consultor) (Universidade de Southampton).
O projeto EDUMAR pretende Educar para a preservação e sustentabilidade do Mar e dos seus recursos através da ciência cidadã. Para responder a necessidades emergentes da comunidade (escolas e MUNHAC) o projeto visa criar, implementar e avaliar atividades de ciência interdisciplinares, centradas nas causas e consequências das alterações climáticas nos ecossistemas rochosos da zona entre marés. As atividades são dirigidas a crianças e têm a participação dos seus professores, de alunos (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciatura e de Mestrado) e de investigadores. O formato é variado e concebido para ser implementado em sala de aula e contextos fora da escola (museus, campo e laboratórios de investigação), visando incentivar a participação dos alunos na ciência cidadã. Uma importante ação neste domínio será mapear e monitorizar espécies bioindicadoras colocando dados numa plataforma eletrónica de acesso aberto.
PUBLICAÇÕES - Livros
1- Monteiro, A., Luís, C., Boaventura, D., & Neves, A.T. (Coord.) (2019). Educar para o mar. Guia do professor (1ª edição). Lisboa: Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8928-18-4.
PUBLICAÇÕES - Artigos em revistas internacionais
1 - Boaventura, D., Neves, A., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M., Santos, J., & Maranhão, P. (2018). Biodiversity and Citizen Science – the EduMar project. Frontiers of Marine Science. Conference Abstract: IMMR'18 | International Meeting on Marine Research 2018. doi: 10.3389/conf.FMARS.2018.06.00053
URL: http://www.frontiersin.org/10.3389/conf.FMARS.2018.06.00053/5391 /IMMR_18_%7C_International_Meeting_on_Marine_Research_2018/all_events/event_abstract
2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. ICERI2018 Proceedings, pp. 5616-5621.
URL: https://library.iated.org/publications/ICERI2018
3 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Using citizen science platforms and mobile digital technologies in primary education on climate changes: good for fun and good to learn? ICERI2018 Proceedings, pp. 5630-5636.
URL: https://library.iated.org/publications/ICERI2018
4 - Luís, C.; Monteiro, A.J.; Cartaxana, A.; Boaventura, D.; Neves, A.T.; Reis, P.C.P.; Santos, J.; Maranhão, P.; Caldeira, F.; & Ponces de Carvalho, A. (2018). Can data collected in the Citizen Science project EduMar be used to monitor coastal marine biodiversity in Portugal?, in: Mees, J. et al. (Ed.) Book of abstracts – 53rd European Marine Biology Symposium. Oostende, Belgium, 17-21 September 2018. VLIZ Special Publication, 82: pp. 106. ISSN 1377-0950.
URL: http://www.vliz.be/events/embs53/
5 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Pereira, P.C., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Hawkins, S.J., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2021). Promoting ocean literacy in elementary school students through investigation activities and citizen science. Frontiers in Marine Science, 8: 675278. DOI: 10.3389/fmars.2021.675278 Impact Factor: 4.912
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2021.675278/full
PUBLICAÇÕES - Artigos em revistas nacionais
1 - Boaventura, D., Neves, A., Colares Pereira, P., Santos, J., Caldeira, F., Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (2019). Projeto Edumar – atividades investigativas e de ciência cidadã sobre alterações climáticas no ensino básico. Educação para o Desenvolvimento, 7, 7-17.
http://www.joaodedeus.pt/documentacao/revistacientifica/ED_7.pdf
2 - Monteiro, A.J., Luís, C., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P.C., Caldeira, F., & Carvalho, A.P. (2021). Educar para as Alterações Climáticas. Através de ciência cidadã. Revista de Ciência Elementar, 9(4), 44-47. http://doi.org/10.24927/rce2021.071
3 - Neves, A. T., Boaventura, D., Santos, J., Maranhão, P., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2022). A importância de atividades investigativas sobre a monitorização dos parâmetros físico-químicos da água do mar num contexto de alterações climáticas: Um estudo com alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 9, 25-36.
http://www.joaodedeus.pt/documentacao/revistacientifica/ED_9.pdf
COMUNICAÇÕES ORAIS EM CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de novembro.
3 - Boaventura, D., Neves, A., Caldeira, F., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Maranhão, P., Colares Pereira, P., Ponces de Carvalho, A., & Hawkins, S. (2019). Climate change and citizen science actions with children: how valuable for monitoring species distribution on rocky shores? “12th International Temperate Reefs Symposium”, The University of Hong Kong, Hong Kong, 6 a 11 janeiro.
4 - Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A., Santos, J., Colares Pereira, P., & Caldeira, F. (2019). The challenges of using youth-focused citizen science to monitor coastal marine biodiversity in Portugal. “Citizen Science Association Conference 2019”, Raleigh, NC, USA, 6 a 11 março.
5 - Ponces de Carvalho, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (2019). Edumar – Educar Para o Mar / Edumar - Educating for the Sea. “OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, Lisboa, 17 a 18 maio.
6 - Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, C., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (2019). Kit EduMar - Monitorizar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha entre-marés através de ciência cidadã. “VI Encontro Internacional Casa das Ciências, Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna”, Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 10 e 12 de julho de 2019.
COMUNICAÇÕES ESCRITAS EM CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
1 - Boaventura, D., Neves, A.T., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Maranhão, P. (2018). Biodiversity and Citizen Science – the EduMar project. IMMR18 “International Meeting on Marine Research 2018”, Peniche, Portugal, 5 a 6 de julho.
2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Using citizen science platforms and mobile digital technologies in primary education on climate changes: good for fun and good to learn? “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de novembro.
COMUNICAÇÕES ORAIS EM CONFERÊNCIAS NACIONAIS
1 - Boaventura, D., Neves, A.T., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Santos, J. (2018). Implementação e avaliação de atividades investigativas multidisciplinares com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico sobre as causas e consequências das alterações climáticas. “6.º Congresso SciComPT|2018 Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência”, Figueira de Castelo Rodrigo, 10 a 12 outubro.
2 - Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, A., Boaventura, D. Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., & Caldeira, F. (2019). Kit EduMar – Um recurso educativo com aplicação na ciência cidadã. “SciCom.Pt 2019 - Congresso de Comunicação de Ciência dedicada ao tema Comunicação de Ciência e Inclusão", Universidade de Aveiro, 30 e 31 de maio.
COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS NACIONAIS
1 - Luís, C., Monteiro, A.J., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã. “6.º Congresso SciComPT|2018 Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência”, Figueira de Castelo Rodrigo, 10 a 12 outubro.
2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., & Cartaxana, A. (2019). Perceção dos professores sobre a implementação de atividades acerca das causas e consequências das alterações climáticas no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. “SciCom.Pt 2019 - Congresso de Comunicação de Ciência dedicada ao tema Comunicação de Ciência e Inclusão", Universidade de Aveiro, 30 e 31 de maio.
3.
Projetos financiados em colaboração com
outros Centros de Investigação
4. Colaboração em outros Projetos com outros Centros de Investigação
5. Candidaturas apresentadas a projetos de investigação
Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&Dt), no âmbito do AVISO N.º 02/SAICT/2016 do Sistema de Apoio à Investigação Científica E Tecnológica (SAICT), intitulado “EduMaR- Educar para o Mar”, com a participação da Escola Superior de Educação João de Deus (Instituição Proponente), Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e Escolas públicas e privadas do ensino básico do 1º e 2º ciclos.
Investigador responsável (PI): Diana Boaventura.
Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), no âmbito do AVISO N.º 02/SAICT/2016 do Sistema de Apoio à Investigação Científica E Tecnológica (SAICT), Título do projeto:Metodologias do Ensino da Leitura em Portugal no Século XIX – Espólio do Museu João de Deus, com a participação da Escola Superior de Educação João de Deus (Instituição Proponente), Instituto Politécnico de Tomar, Museu João de Deus, Arquivo Municipal de Lisboa e Biblioteca de Tomar.
Investigador responsável (PI): Isabel Maria Ruivo.
Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) no âmbito do AVISO N.º 02/SAICT/2017 do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT, Compete 2020, Portugal 2020).
Título do projeto: “NOS & US - A Natureza da Ciência: Compreensão da Ciência na formação inicial de professores”.
Instituições: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE) (Instituição proponente); Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD); Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX); Universidade de Aveiro (UA); Planetário Calouste Gulbenkian (Ministério da Defesa Nacional- Marinha).
Investigadores da ESEJD e do CIEJD que participam no projeto: Diana Boaventura e Maria Filomena Caldeira.
A inovação desta proposta de projeto assenta na intervenção precoce ao nível do desenvolvimento profissional, durante a formação inicial de professores, com o objetivo de apoiar os futuros professores, não só a desenvolver uma compreensão aprofundada do que é a ciência e a atividade científica, mas também a desenvolver práticas pedagógicas promotoras da compreensão por parte dos alunos acerca do empreendimento científico como um todo.
6. Projetos de investigação do Centro de Investigação e Estudos João de Deus (CIEJD - ESEJD)
O impacto de
um programa de estimulação psicomotora infantil
(ProEPI) no desenvolvimento global das crianças
após confinamentos. A importância dos
pré-requisitos para as aprendizagens académicas
(2021–2023)
Investigadores: Elsa Batista, Filomena Moreira da
Silva, Joana Miguel, Joana Ramos, Lara Neves e
Ricardina Correia.
O ensino
online na pandemia em 2020 e 2021: Uma
experiência com professores no 1.º Ciclo do
Ensino Básico em Portugal
Investigadores: José Almeida e Paula Colares Reis.
A banda desenhada como recurso das aulas
de Matemática
Investigadores: Filomena Caldeira e Maria Fernanda
Sampaio.
Educação Artística – Natureza, Land art e
ambiente
Investigadores: Joana Consiglieri e Maria Fernanda
Sampaio.
O projeto
Ambiente 21. Início: Ano letivo
2020-2021.
Coordenador: Coordenador: Joana Consiglieri, Maria
Fernanda Sampaio.
Conexões de pensamentos e de práticas nas
Artes Visuais, na Educação Artística e na
Educação. Subprojetos: (i)
Experimentação das múltiplas linguagens,
conhecimentos e técnicas em Artes Visuais; (ii)
Interdisciplinaridade entre Artes e as outras
áreas do saber.
Coodenador: Joana Consiglieri de Vilhena (CIEJD).
De mãos dadas com o movimento.
O nível de desempenho dos alunos do 4.º ano, que frequentam os Jardins Escolas João de Deus, nas disciplinas de Português e de Matemática. Coordenador: António Ponces de Carvalho (CIEJD - ESEJD).
A Aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo. Coordenador: Maria Filomena Caldeira (CIEJD - ESEJD).
A experiência de projetos de autonomia e flexibilidade curricular em escolas portuguesas.
Relação entre os níveis de atividade física e aspetos de saúde em crianças.
Coordenador: Maria José Lasaga Rodríguez (Universidade Sevilha).
Estudo comparativo das metodologias de ensino em centros de educação infantil de Sevilha e Lisboa - propostas de intervenção globalizadas.
Coordenador: Maria José Lasaga Rodríguez (Universidade Sevilha).
A participação das famílias na escola.
A Construção Socioprofissional dos cuidadores formais de Idosos.
Didáticas das Expressões Visuais no 4.º ano do 1.º ciclo de ensino básico.
Projeto de Investigação Científica e Pedagógica em Educação Artística;
A poiesis visual - olhar o desenho através de uma coleção”