Centro de Investigação e Estudos João de Deus (CIEJD)

Linhas de Investigação

1. Ciências da Educação: currículo, didática e avaliação
2. Ciências da Educação: educação, sociedade, formação e desenvolvimento profissional

Indice:
1. Novos projetos de investigação
2. Projetos Financiados
3. Projetos Financiados em colaboração com outros C.I.
4. Colaboração em outros Projetos com outros C.I.
5. Candidaturas apresentadas a projetos de investigação
6. Projetos de investigação do CIEJD

1. Novos projetos de investigação

Projeto Internacional ERASMUS +  [id: KA220-SCH-AB5A1C5F] "LIBERTEC - LIBrary as online Educational Repository Techniques in European Community pre-schools.
Coordenador: Cepiss – società cooperativa sociale onlus de Scandicci (Florença, Itália). Participantes: Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa, Portugal) Universidade de Málaga (Malaga, Espanha); Colegio de Educación Infantil Pinolivo (Marbella, Espanha); Centro Maschiavelli S. R. L. (Florença, Itália); Grădinița cu Program Prelungit PRICHINDEL (Suceava, Roménia).

Projeto internacional de investigação – “Formação inicial de educadores e professores: os impactos na profissão e desafios curriculares”, entre 2021 e 2024.  Entidades participantes: Escola Superior de Educação João de Deus (Portugal) e Universidade de Sevilha (Espanha); Coordenadores das equipas de investigação: José Almeida (ESEJD) e Maria José Lasaga (U. Sevilha).

Projeto internacional de investigação – “O ensino online na pandemia em 2020 e 2021: Uma experiência com professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal”. Investigadores: José Almeida e Paula Colares Reis.

Projeto internacional de investigação – “A banda desenhada como recurso das aulas de Matemática”. Investigadores: Filomena Caldeira e Maria Fernanda Sampaio.

Projeto internacional de investigação – “Educação Artística – Natureza, Land art e ambiente”. Investigadores: Joana Consiglieri e Maria Fernanda Sampaio.

Projeto de investigação “O projeto Ambiente 21”. Início do projeto: Ano letivo 2020-2021, com a duração de 36 meses. Coordenador: Isabel Almeida (CIEJD).

Projeto de Investigação Conexões de pensamentos e de práticas nas Artes Visuais, na Educação Artística e na Educação. Subprojetos: (i) Experimentação das múltiplas linguagens, conhecimentos e técnicas em Artes Visuais; (ii)  Interdisciplinaridade entre Artes e as outras áreas do saber. Coodenador: Joana Consiglieri de Vilhena (CIEJD).

Projeto internacional

EU PROGRAMME ERASMUS + KA2 STRATEGIC PARTNESHIPS


“READ-COM: Reading Communities from paper books to digital era”  (2019-1-ES01-KA201-063967)
www.read-com-eu.uma.es
Projeto coordenado pela Universidade de Málaga (ES) com os seguintes parceiros: Associação Jardins-Escolas João de Deus (Portugal); CEIP Rosa de Gálvez (Spain); Centro Machiavelli S.r.l. (Italy); Institouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Greek); Istituto Comprensivo Statale Giovanni XXIII (Italy); Manchester Metropolitan University (England); University of Granada (Spain).

Participam os investigadores da Escola Superior de Educação João de Deus/AJE João de Deus: António Ponces de Carvalho, Filomena Moreira da Silva, Isabel Maria Silva Ruivo, Jaime Santos e Horácio Saraiva.

Outputs do projeto "READ_COM - Reading Communities from paper books to digital era"EU PROGRAMME ERASMUS+ KA2 Strategic Partnerships

2022: 29/04 a 04/05 (EN/UK) READ-COM - Reading Communities from paper books to digital era
6th Transnational Meeting
- Date: April, 29th
Beta Testing the App - Date: April, 30th
Venue:MANCHESTER METROPOLITAN UNIVERSITY; Brooks Building
Cultural visit -
Date: May, 2nd Venue: Chester
Learning/Teaching/Training activities (C4)
Date: May, 3nd Venue: Crewer: Leighton Primary Academy
Date
: May, 4nd
Venue: Manchester: Manley Park Primary School; Tour of the Forest School and Observation of Sessions (School in the Woods).

2022: 28/02 a 02/03 (IT) –  Learning/Teaching/Training activities (C3)
Dates
: 28th February and 1st and 2nd March 2022

Venue
: Centro Machiavelli - Palazzo Canigiani, Via dei Bardi, 28 Firenze


2021: 13 a 15/12 (ES)
Learning/Teaching/Training activities (C2)
Venue: UNIVERSITY OF MALAGA (UMA): Education FacultyMeeting
Relatório do 6.º encontro promovido em Málaga

2021: 09 a 13/10 (PT) Learning/Teaching/Training activities (C1)
Conferência de apresentação do toolkit com atividades de estimulação e prática de leitura, para docentes e famílias.
Visitas a escolas e exposição de materiais.
Venue: ESE JOÃO DE DEUS / Associação de Jardins Escolas João de Deus
Relatório
:: Vídeo resumo
do 5.º encontro promovido em Lisboa.

TOOLKIT
– Guião de atividades para a promoção leitora - Portugal (draft)
Apresentamos a 1.ª parte do TOOLKIT, um Guião de Atividades de Promoção Leitora, para pais e docentes, desenvolvido pela equipa de investigadores portugueses, António Ponces de Carvalho, Filomena Moreira da Silva, Horácio Saraiva, Isabel Ruivo e Jaime Santos, da Associação de Jardins-Escolas João de Deus/Escola Superior de Educação João de Deus, no âmbito do Projeto Internacional EU PROGRAMME ERASMUS+KA2 Strategic Partnerships, intitulado READ-COM – Reading Communities from paper books to digital era. (Code 2019-1-ES01-KA201-063967). O documento encontra-se em construção. Será ainda acrescentada cerca de uma centena de outras atividades de promoção leitora.

Recordamos que o projeto READ-COM é coordenado pela Universidade de Málaga (Espanha) e são parceiras as seguintes instituições: Associação Jardins-Escolas João de Deus (Portugal); CEIP Rosa de Gálvez (Espanha); Centro Machiavelli S.r.l. (Itália); Institouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia); Istituto Comprensivo Statale Giovanni XXIII (Itália); Manchester Metropolitan University (Inglaterra); University of Granada (Espanha).


Roteiro Entre Marés

Investigador Responsável:
Cláudia Faria

Imagem
Equipa:
Ana Margarida Ferreira, Ana Margarida Vicêncio, Ana Ramos, Carlos Duarte, Cecília Galvão, Diana Boaventura, Isabel Chagas,
Luís Manuel Carriço, Sónia Seixas

Instituição proponente: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituições parceiras:
•    Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Departamento de informática
•    Escola Superior de Educação João de Deus
•    Universidade Aberta – Departamento de Ciências e Tecnologia
•    MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
•    EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais
•    Centro de Ciência Viva de Tavira

Resumo
Com este projeto pretende-se atuar ao nível da valorização dos recursos naturais e culturais ligados à costa portuguesa, especificamente à zona entre-marés, utilizando como exemplo dois ecossistemas costeiros distintos, uma plataforma rochosa (Área Marinha Protegida das Avencas) e uma zona de sapal (Parque Natural da Ria Formosa). Propõe-se a criação de dois itinerários de descoberta, que envolvem um conjunto de “estações de exploração” localizadas em cada um destes ecossistemas costeiros, relacionadas com a biodiversidade destes locais, com as adaptações características das espécies residentes, com as pressões a que se encontram sujeitas, e com o tipo de utilização humana característica destes locais. Este roteiro será oferecido em formato digital, através da criação de uma aplicação informática passível de ser descarregada, de forma gratuita, em qualquer tecnologia móvel (telemóveis, PDAs, etc). Este recurso didático destina-se ao público em idade escolar.
Este projeto tem como objetivo último atuar ao nível da promoção da literacia do oceano, contribuindo para o desenvolvimento, por parte de qualquer cidadão, e em particular pelos jovens em idade escolar, de uma compreensão aprofundada sobre a importância do mar e da influência que o mar tem nas suas vidas, e dos efeitos que o seu comportamento pode ter nos ecossistemas costeiros.

Período de desenvolvimento: 1 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2022
Fonte de Financiamento: Fundo Azul – Direção Geral de Política do Mar.
Referência: FA_06_2017_011
Produtos: App para Android
img

Outputs do projeto “Roteiro Entre Marés” (junho 2021)
Imagem
Vem descobrir a riqueza biológica da zona entre marés:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lasige.roteiroentremares

Esta App é uma criação do IE-ULisboa, em estreita colaboração com o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e permite a exploração didática da zona entre marés da Área Marinha Protegida das Avencas e no Parque Natural da Ria Formosa, em particular de aspetos relacionados com a biodiversidade destes locais, com as adaptações características das espécies residentes, com as pressões a que se encontram sujeitas e com o tipo de utilização humana característica destes locais. A App pode ser descarregada de forma gratuita, em qualquer tecnologia móvel e destina-se ao público em idade escolar, em particular aos alunos do 3º ciclo de escolaridade.

Ajuda-nos a melhorar esta versão da App. Testa esta App numa saída à praia e dá-nos o teu feedback.

Aluno – Questionário de opinião: https://forms.office.com/r/LTiZMt9GGw
Professor - Questionário de opinião: https://forms.office.com/r/8LseuRj3my

O projeto “Roteiro Entre Marés” tem como instituição proponente o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e como instituições parceiras: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais; Centro de Ciência Viva de Tavira a Cascais Ambiente; Escola Superior de Educação João de Deus; Universidade Aberta – Departamento de Ciências e Tecnologia; MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Este projeto foi financiado pelo Fundo Azul – Direção Geral de Política do Mar (FA_06_2017_011).

2. Projetos Financiados

EDUMAR – EDUcar para o MAR
2017-2019 - Projeto “EDUcar para o MAR- EDUMAR”, SAICT-POL/23480/2016, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - FEDER, através Programa Operacional Regional do Centro e Programa Operacional Regional de Lisboa (LISBOA-01-0145-FEDER-023480 / CENTRO-01-0145-FEDER-023480).

O projeto tem a participação da Escola Superior de Educação João de Deus da Associação de Jardins-Escolas João de Deus (Instituição Proponente) (ESEJD-AJEJD), da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM-IPL), do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL) e de escolas públicas e privadas do ensino básico do 1º e2º ciclos. Da equipa de investigação fazem parte: Diana Boaventura (Investigadora Responsável) (ESEJD), António Ponces de Carvalho (ESEJD), Maria Filomena Caldeira (ESEJD), Paula Reis (ESEJD), Jaime Santos (ESEJD), Paulo Maranhão (ESTM), Maria Alexandra Cartaxana (MUNHAC), Cristina Luís (MUNHAC), António Monteiro (MUNHAC), Stephen J. Hawkins (Consultor) (Universidade de Southampton).

O projeto EDUMAR pretende Educar para a preservação e sustentabilidade do Mar e dos seus recursos através da ciência cidadã. Para responder a necessidades emergentes da comunidade (escolas e MUNHAC) o projeto visa criar, implementar e avaliar atividades de ciência interdisciplinares, centradas nas causas e consequências das alterações climáticas nos ecossistemas rochosos da zona entre marés. As atividades são dirigidas a crianças e têm a participação dos seus professores, de alunos (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciatura e de Mestrado) e de investigadores. O formato é variado e concebido para ser implementado em sala de aula e contextos fora da escola (museus, campo e laboratórios de investigação), visando incentivar a participação dos alunos na ciência cidadã. Uma importante ação neste domínio será mapear e monitorizar espécies bioindicadoras colocando dados numa plataforma eletrónica de acesso aberto.

OUTPUTS do projeto EDUMAR(setembro 2019)

PUBLICAÇÕES - Livros

1-    Monteiro, A., Luís, C., Boaventura, D., & Neves, A.T. (Coord.) (2019). Educar para o mar. Guia do professor (1ª edição). Lisboa: Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8928-18-4.

PUBLICAÇÕES - Artigos em revistas internacionais

1 - Boaventura, D., Neves, A., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M., Santos, J., & Maranhão, P. (2018). Biodiversity and Citizen Science – the EduMar project. Frontiers of Marine Science. Conference Abstract: IMMR'18 | International Meeting on Marine Research 2018. doi: 10.3389/conf.FMARS.2018.06.00053
URL: http://www.frontiersin.org/10.3389/conf.FMARS.2018.06.00053/5391 /IMMR_18_%7C_International_Meeting_on_Marine_Research_2018/all_events/event_abstract

2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. ICERI2018 Proceedings, pp. 5616-5621.
URL: https://library.iated.org/publications/ICERI2018

3 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Using citizen science platforms and mobile digital technologies in primary education on climate changes: good for fun and good to learn? ICERI2018 Proceedings, pp. 5630-5636.
URL: https://library.iated.org/publications/ICERI2018

4 - Luís, C.; Monteiro, A.J.; Cartaxana, A.; Boaventura, D.; Neves, A.T.; Reis, P.C.P.; Santos, J.; Maranhão, P.; Caldeira, F.; & Ponces de Carvalho, A. (2018). Can data collected in the Citizen Science project EduMar be used to monitor coastal marine biodiversity in Portugal?, in: Mees, J. et al. (Ed.) Book of abstracts – 53rd European Marine Biology Symposium. Oostende, Belgium, 17-21 September 2018. VLIZ Special Publication, 82: pp. 106. ISSN 1377-0950.
URL: http://www.vliz.be/events/embs53/


PUBLICAÇÕES - Artigos em revistas nacionais

1-    Boaventura, D., Neves, A., Colares Pereira, P., Santos, J. , Caldeira, F. , Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (submetido). Projeto Edumar – atividades investigativas e de ciência cidadã sobre alterações climáticas no ensino básico. Revista Educação para o desenvolvimento.

2-    Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, C., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (submetido, julho 2019). Educar para as Alterações Climáticas e Monitorizar a Biodiversidade Marinha através de Ciência Cidadã. Revista Ciência Elementar.
URL: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/


COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS - Comunicações orais

1 - Luís, C., Monteiro, A.J., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Reis, P., Santos, J., Maranhão, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Can data collected in the Citizen Science project EduMar be used to monitor coastal marine biodiversity in Portugal? “53rd European Marine Biology Symposium”, De Grote Post, Ostend, Belgium, 17 a 21 de setembro.

2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de novembro.

3 - Boaventura, D., Neves, A., Caldeira, F., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Maranhão, P., Colares Pereira, P., Ponces de Carvalho, A., & Hawkins, S. (2019). Climate change and citizen science actions with children: how valuable for monitoring species distribution on rocky shores? “12th International Temperate Reefs Symposium”, The University of Hong Kong, Hong Kong, 6 a 11 janeiro.

4 - Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A., Santos, J., Colares Pereira, P., & Caldeira, F. (2019). The challenges of using youth-focused citizen science to monitor coastal marine biodiversity in Portugal. “Citizen Science Association Conference 2019”, Raleigh, NC, USA, 6 a 11 março.

5- Ponces de Carvalho, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F.,  Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (2019). Edumar – Educar Para o Mar / Edumar - Educating for the Sea.  “OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, Lisboa, 17 a 18 maio.

6- Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, C., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (2019). Kit EduMar - Monitorizar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha entre-marés através de ciência cidadã. “VI Encontro Internacional Casa das Ciências, Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna”, Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 10 e 12 de julho de 2019.

COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS - Comunicações escritas

1 - Boaventura, D., Neves, A.T., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Maranhão, P. (2018). Biodiversity and Citizen Science – the EduMar project. IMMR18 “International Meeting on Marine Research 2018”, Peniche, Portugal, 5 a 6 de julho.
 
2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Using citizen science platforms and mobile digital technologies in primary education on climate changes: good for fun and good to learn? “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de novembro.

COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS NACIONAIS - Comunicações orais

1 - Boaventura, D., Neves, A.T., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Santos, J. (2018). Implementação e avaliação de atividades investigativas multidisciplinares com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico sobre as causas e consequências das alterações climáticas. “6.º Congresso SciComPT|2018 Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência”, Figueira de Castelo Rodrigo, 10 a 12 outubro.
2- Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, A., Boaventura, D. Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., & Caldeira, F. (2019). Kit EduMar – Um recurso educativo com aplicação na ciência cidadã. “SciCom.Pt 2019 - Congresso de Comunicação de Ciência dedicada ao tema Comunicação de Ciência e Inclusão", Universidade de Aveiro, 30 e 31 de maio.

COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS NACIONAIS - Comunicações escritas

1 - Luís, C., Monteiro, A.J., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã. “6.º Congresso SciComPT|2018 Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência”, Figueira de Castelo Rodrigo, 10 a 12 outubro.
2 - Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., & Cartaxana, A. (2019). Perceção dos professores sobre a implementação de atividades acerca das causas e consequências das alterações climáticas no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. “SciCom.Pt 2019 - Congresso de Comunicação de Ciência dedicada ao tema Comunicação de Ciência e Inclusão", Universidade de Aveiro, 30 e 31 de maio.

3. Projetos financiados em colaboração com outros Centros de Investigação

"Entre a terra e o mar: projeto de integração de literacias" (PTDC/CPE-CED/117923/2010). Duração do projeto: 2012/2015. Instituição Proponente: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL/UL). Instituições Participantes: Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD); Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Ciências (ADFC/FC/UP); Associação Viver a Ciência (VC); Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM); Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL); Marinha (Marinha/MDN); Centro de Geologia da Universidade do Porto (CG/FC/UP). Investigador responsável: Cláudia Faria (IEUL).

4. Colaboração em outros Projetos com outros Centros de Investigação

Projeto MiMa – Mathematics in the Making (N.º 539872-LLP-1-2013-1-IT-COMENIUS-CMP), da FCT/UNL. Participação da investigadora Maria Filomena Caldeira, desde 2015.

5. Candidaturas apresentadas a projetos de investigação

Projeto Roteiro entre-marés - candidatura submetida à Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) - Fundo azul, que tem como um dos eixos a sensibilização ambiental e a promoção da literacia dos oceanos. O projeto terá como instituição proponente o Instituto de Educação e da Escola Superior de Educação João de Deus, da Agência Cascais Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, do Centro Ciência Viva de Tavira, da Universidade Aberta e da Fundação Vodafone.

Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&Dt), no âmbito do AVISO N.º 02/SAICT/2016 do Sistema de Apoio à Investigação Científica E Tecnológica (SAICT), intitulado “EduMaR- Educar para o Mar”, com a participação da Escola Superior de Educação João de Deus (Instituição Proponente), Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e Escolas públicas e privadas do ensino básico do 1º e 2º ciclos.
Investigador responsável (PI): Diana Boaventura.

Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&Dt), no âmbito do AVISO N.º 02/SAICT/2016 do Sistema de Apoio à Investigação Científica E Tecnológica (SAICT), Título do projeto:Metodologias do Ensino da Leitura em Portugal no Século XIX – Espólio do Museu João de Deus, com a participação da Escola Superior de Educação João de Deus (Instituição Proponente), Instituto Politécnico de Tomar, Museu João de Deus, Arquivo Municipal de Lisboa e Biblioteca de Tomar.
Investigador responsável (PI): Isabel Maria Ruivo.

Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) no âmbito do AVISO N.º 02/SAICT/2017 do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT, Compete 2020, Portugal 2020).
Título do projeto: “NOS & US - A Natureza da Ciência: Compreensão da Ciência na formação inicial de professores”.
Instituições: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE) (Instituição proponente); Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD); Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX); Universidade de Aveiro (UA); Planetário Calouste Gulbenkian (Ministério da Defesa Nacional- Marinha).
Investigadores da ESEJD e do CIEJD que participam no projeto: Diana Boaventura e Maria Filomena Caldeira.
A inovação desta proposta de projeto assenta na intervenção precoce ao nível do desenvolvimento profissional, durante a formação inicial de professores, com o objetivo de apoiar os futuros professores, não só a desenvolver uma compreensão aprofundada do que é a ciência e a atividade científica, mas também a desenvolver práticas pedagógicas promotoras da compreensão por parte dos alunos acerca do empreendimento científico como um todo.

6. Projetos de investigação do Centro de Investigação e Estudos João de Deus (CIEJD - ESEJD)


Os 100 anos da formação de educadores de infância em Portugal. Coordenador: António Ponces de Carvalho (CIEJD - ESEJD); investigadores participantes: Filomena Moreira da Silva, Maria Filomena Caldeira, Isabel da Silva Ruivo, Paula Colares Reis, José Maria de Almeida.

Matemática e arte: perspetivas dos futuros educadores e professores do 1.º ciclo do ensino básico. Coordenador: Maria Filomena Caldeira e Joana Consiglieri; participação de estudantes da Licenciatura e dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2019-2023).

De mãos dadas com o movimento
. Coordenador: Maria Paula Pereira Reis e José Manuel Serrano; participação de estudantes de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2018-20120).

O nível de desempenho dos alunos do 4.º ano, que frequentam os Jardins Escolas João de Deus, nas disciplinas de Português e de Matemática. Coordenador: António Ponces de Carvalho (CIEJD - ESEJD).

Consciência fonológica na educação pré-escolar (5 anos) e no 1.º ano do ensino básico. Coordenador: Isabel Ruivo (CIEJD - ESEJD).

A Aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo. Coordenador: Maria Filomena Caldeira (CIEJD - ESEJD).

A experiência de projetos de autonomia e flexibilidade curricular em escolas portuguesas. Entidades envolvidas: Centro de Investigação e Estudos João de Deus; Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento (UIED) – FCT – Universidade Nova de Lisboa
Coordenador: José Maria de Almeida (CIEJD - ESEJD).

Relação entre os níveis de atividade física e aspetos de saúde em crianças. Coordenador: Maria José Lasaga Rodríguez (Universidade Sevilha).

Estudo comparativo das metodologias de ensino em centros de educação infantil de Sevilha e Lisboa - propostas de intervenção globalizadas. Coordenador: Maria José Lasaga Rodríguez (Universidade Sevilha).

Formação e desenvolvimento pessoal de professores”. Coordenador: Diana Boaventura (CIEJD - ESEJD).

A participação das famílias na escola”. Coordenador: Paula Colares Reis (CIEJD - ESEJD).

A Construção Socioprofissional dos cuidadores formais de Idosos. Coordenador: Mariana Grazina Cortez (CIEJD - ESEJD).

Didáticas das Expressões Visuais no 4.º ano do 1.º ciclo de ensino básico. (projeto de Investigação Científica  e Pedagógica em Educação Artística); Coordenador: Joana Consiglieri (CIEJD - ESEJD).

A poiesis visual - olhar o desenho através de uma coleção” (projeto de Investigação Científica em Estudos Artísticos) Coordenador: Joana Consiglieri (CIEJD - ESEJD); com o Museu João de Deus.