Centro de Investigação e Estudos João de Deus

Artigos científicos

Almeida, I.D., Vilas-Boas da Silva, J. (2016). “Perceptions of Students, our Future Leaders, Towards Ethics and Sustainability”, In: Proceedings of 23nd EurOMA – Interactions, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), 17th to the 22nd of June 2016.

Almeida, I.; Vilas-Boas, J. ; Cabral, A. (2015). 'Developing a Structured and Strategically Focused Performance Assessment System', World Academy of Science, Engineering and Technology, International Journal of Mechanical, Aerospace, Industrial, Mechatronic and Manufacturing Engineering, 9(6), 1134 - 1140. (Journal Indexed in SCImago Journal Rank (SJR, Q4), Google Scholar and in International Science Index 102; Published Online, http://scholar.waset.org/1999.8/10003282.

Almeida, I.; Vilas-Boas, J.; Ferreira, L. (2015). 'From “Boat to Plate”: Creating  Value through Sustainable Fish Supply Chain Visibility', World Academy of  Science, Engineering and Technology, International Journal of Social,  Behavioral, Educational, Economic, Business and Industrial Engineering, 9(11),  3727 - 3738. (Journal Indexed in SCImago Journal Rank (SJR, Q4), Google Scholar and in International Science Index 107; Published Online, http://scholar.waset.org/1999.10/10003239.

Almeida, I., Silva, J. M. & Ferreira, L. M. (2013). From 'boat to plate': Creating value through sustainable fish Supply Chain visibility, In: Proc. XXXIV Int. Conf. Ind. Engineering & Management (ICIEM 2013), World Acad. of Sc., Eng. & Tech., Barcelona (549-560). PISSN 2010-367X.

Almeida, I., Silva, J. M., Ferreira, L. M. & Harjivan, C. (2013). Implementing Supply Chain visibility to promote fisheries sustainability. In: Proc. Ann. Cambridge Int. Manufacturing Symp. – Cambridge. ISBN 978-1-902 546-36-0.

Almeida, J. M. (2016). A qualidade na educação pré-escolar. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 6-16; ISSN-2183-8518.

Almeida, J. M. (2014). O projeto educativo como instrumento de gestão para a autonomia da escola: ambiguidades e desafios. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 2, 38-41.

Antunes, A. C., Coroado, J., Boaventura, D., & Rocha F., (2015). The environmental factors impact on the conservation of an historic marine quay -a baseline study. Environmental Science and Pollution Research. DOI 10.1007/s11356-015-4529-0.

Beltran, L. (2012). Dance and Consciousness: The Art of Movement and the Transformation of Consciousness. Germany: LAP Lambert Academic Publishing GmbH & Co. KG.

Beltran, L. (2013). Evolução e Consciência: O Poder da Arte na Transformação das Consciência. In Atas do III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria [DVD]. Lisboa: Edição ESEJD.

Boaventura, D., Neves, A., Colares Pereira, P., Santos, J., Caldeira, F., Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (em publicação). Projeto Edumar – atividades investigativas e de ciência cidadã sobre alterações climáticas no ensino básico. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 7.

Boaventura, D., Caldeira, M. F. (2018). Literacias científica e matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6, 32-45.

Boaventura, D., Neves, A., Colares Pereira, P., Santos, J. , Caldeira, F. , Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (submetido). Projeto Edumar – atividades investigativas e de ciência cidadã sobre alterações climáticas no ensino básico. Revista Educação para o desenvolvimento.

Boaventura, D., Faria, C., & Guilherme, E. (submitted). The role of social scientific issues and outdoor activities in primary students and teachers perceptions in inquiry-based science learning. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias.

Boaventura, D., Guilherme, E., & Faria, C. (2016). An inquiry-based science activity centered on the effects of climate change  on the ocean ecosystems. School Science Review, 98 (363), 88-93.

Boaventura, D. & Faria C. (2015). Science inquiry-based activities in elementary education: how to support teachers’ practices? International Journal of Information and Education Technology, 5:6, 451-455. Doi: 10.7763/IJIET.2015.V5.548. ISSN2010-3689.

Boaventura, D. (2014). A Importância da Educação Não-Formal: Participação dos alunos do 1.º Ciclo dos Jardins-Escolas João de Deus num Projeto de Investigação Científica. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 2, 42-47.

Boaventura, D., Faria, C., Chagas, I., & Galvão, C. (2013). Promoting science outdoor activities for elementary school children: Contributions from a research laboratory. International Journal of Science Education, 35:5, 796-814. DOI: 10.1080/09500693.2011.583292. IF: 1.063.

Branco, M. P. (2012). Violência na escola. In L. M. Larcher (Coord.) A violência sobre crianças. Lisboa: Babel /ESEJD.

Brazão, S., Silva, A. & Boaventura, D.M. (2009) Predation: a regulating force of intertidal assemblages in the central Portuguese coast? Journal of the Marine Biological Association of the UK, 89(8), 1541–1548. DOI: 10.1017/S0025315409000757.

Consiglieri, J. & Da Mata, M. H. (submetido). “Explorar a forma como «experiência partilhada», Nas Expressões Plásticas do 4.º ano do 1.º CEB, em Portugal”. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento.

Cortez, M. G. (2019). Uma Experiência de Trans(Formação) em Cidadania. In Revista Lusófona de Educação, 44 (no prelo).

Fonseca, V. (2017). Papel da funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 4, 6-25; ISSN-1647/7707.

Cabral, R. F. (2018). Populismos e desobediências. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6, 6-11.

Cabral, R. F. (2017). O futuro começa hoje…  In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 6-13.

Cabral, R. F. (2017). A noção de indivíduo e a dimensão da pessoa humana – Percursos e caminhos. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 4, 26-31; ISSN-1647/7707.

Cabral, R. F. (2016). Portugal em Ceuta: Caminhos e desencontros. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 95-104; ISSN: 2183-8518.

Cabral, R. F. (2014). Destinos e horizontes: Os condicionalismos e as possibilidades. In Revista Científica de Educação, 2, 63-66.

Cabral, R. F. (2013). A noção de indivíduo e a dimensão da pessoa humana: Percursos e caminhos. Disponível em http://www.academia.edu/5128297./A_nocao_de_Individuo_e_a_dimensao_da_Pessoa_humana_Precursos_e_caminhos.

Cabral, R. F. (2010). Da liberdade da educação e da liberdade das escolas. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 1, 14-23.

Cabral, R. F. (2009). A educação da criança: Entre o mito e a metáfora. Disponível em http://www.academia.edu/3400556/A_educação_da_criança.

Cabral, R. F. (2009).New times for education: Issues of development and fairness. Disponível emhttp://www.termpaperwarehouse.com/essay-on/New-Times-For-Education-Issues-Of/96172.

Caldeira, M. F., Reis, M. P. C. P., & Silveira-Botelho, A. T. (2017). Supervisão e avaliação da prática profissional no ensino superior. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 4, 47-69; ISSN-1647/7707

Caldeira, M. F.; Reis, M. P. C. P. & Botelho, A.T. S. (2016).Perceções dos pais e educadores sobre a matemática na educação pré-escolar. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 70-80; ISSN: 2183-8518.

Caldeira, M. F. (2014). A importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da matemática. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 2, 28-37.

Caldeira, M. F. (2009). Aprender a matemática de uma forma lúdica. Lisboa: ESEJD.

Carneiro, R., Almeida, J. M., Rodrigues, A., Melo, R. Q. & Matos, J. F. (2010). Recursos Educativos Digitais. Um serviço público. Universidade Católica Portuguesa. Lisboa: CEPCEP

Carvalho, A. P. (2014). Um outro olhar… O estado da educação. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 2, 5

Casteleiro, J. M. (2018). A importância do texto literário para o enriquecimento da competência lexical do aluno. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6, 12-17.

Casteleiro, J. M., Oliveira, C. & Coelho, L. (2012). Uma coleção de materiais didáticos para o ensino do português como língua segunda e estrangeira. In F. Cristóvão (dir. e coord.) Ensaios Lusófonos. Coimbra: Livraria Almedina, CLEPUL.

Consiglieri de Vilhena, J. (2018). Visitar, sentir e experimentar a pintura de Pedro Calapez”. In Revista Matéria-Prima: Transformar, criar, desafiar, VII Congresso. setembro-dezembro 2018, ISBN 978-989-8771-89-6, CIEBA – FBAUL, pp. 335-343.

Consiglieri, J. (2017). A Gramática da Cor. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 56-65.

Consiglieri, J. (2017). Percecionar, Pensar e Dialogar a Natureza na Educação Estética e Artística. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 4, 90-96. ISSN 1647-7707.

Consiglieri, J. (2016). A importância das artes visuais na educação. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3,51-59; ISSN: 2183-8518.

Consiglieri, J. (2009). Citações sobre o Corpo. In Catálogo Fronteiras do Género – Encontros da Imagem ’09. Mosteiro de Tibães, Braga.

Correia, M. L., Santos, J. (2011). Vamos Conversar na Escola - Nu Bem Papia na Skola [CD-Rom]. Lisboa: ESEJD.

Cortez, M., & Medeiro, J. (2018). Gestão das emoções na sala de aula. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6. 80-89.

Cortez, M. G. (2014). A Construção da Identidade Sócio-Profissional dos Educadores de Infância Masculinos – um Contributo. In Revista Ibero-Americana de Educação, 65.

Cortez, M. G. (2010). Italo Calvino, as Mulheres e a Comunicação. In Comunicação Empresarial, Ano XV (35). Lisboa: Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (24-26).

Costa, M. C. O., Domingos, A. M. D., & Teodoro, V. M. N. D. (2018). Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia. Zetetiké, 26(3), 526-545. doi:http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176.

Costa, M. C.; & Domingos, A. (2018). Qual o conhecimento para implementar o ensino experimental das ciências? Revista de Educação, Ciências e Matemática. 8(1), 51-72.

Costa, M. C.; & Domingos, A. (2018). Promoting STEAMH at primary school: a collaborative interdisciplinary project. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences. 4(8), 234-245.

Delgado, M. J.; Farinho, P. & Correa, E. (2013). A Expressão Plástica: Boas Práticas para a Formação de Professores. In S. Castilho (Coord) Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación. Madrid: UNED.

Delgado, M. J.; Corrêa, E. & Farinho, P. (2013). A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores. In S. Castilho (Coord) Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación. Madrid: UNED.

Delgado, M. J.; Farinho, P. & Correa, E.&. (2013). Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores. In S. Castilho (Coord) Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación. Madrid: UNED.

Delgado, M. J. & Albuquerque, M. H. (2009). Dos Museus de Pintura ao Design de Moda - Uma reflexão pedagógica. In V Congresso Internacional de pesquisa em Design, 2009. Disponível em http://www.faac.unesp.br/ciped2009/anais/Ensino%20e%20 pesquisa%20em%20desgin /Dos%20Mu seus%20de%20Pintura%20ao%20Design%20 de%20Moda.pdf. Acesso em: 29/05/2012.

Domingos, A., Teixeira, P., Santiago A., Ventura C., Conceição C., Matos J. M., Castro M., Machado R. (2017, in press). Monitoring a technological based approach in mathematics in portugal — the case of khan academy. In Proceedings of 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching. Lyon: ICTMT.Domingos, A; Santiago, A; Teixeira, P, (2017) Educação Financeira e a aula de Matemática. Educação e Matemática, (142), 10-14.

Domingos, A. & Santos, F. (2011). Technological enhanced mathematics curriculum in teacher education: an exploratory study. In M. Joubert, A. Clark-Wilson & M. McCabe (Eds.) Proceedings of the 10th Int. Conference in Mathematics Teaching (ICTMT10) (255-260). Portsmouth: University of Portsmout.

Domingos, A. (2010). Learning advanced mathematical concepts: the concept of limit. In V. Durand-Guerrier, S. Soury-Lavengne & F. Arzarello (Eds.) Proceedings of the Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (2266-2275). Lyon: Institut National de Recherche.

Durão, R., & Almeida, J. M. (2017). Acolhimento aos alunos estagiários da formação inicial. Uma proposta de guião orientador. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 4, pp. 70-89; ISSN-1647/7707

Faria, C., Guilherme, E., Gaspar, R., & Boaventura, D., (2015). History of s cience and Science Museums: an enriching partnership for elementary school science. In Science & Education. DOI: 10.1007/s11191-015-9773-7.

Faria, C., Boaventura, D., & Guilherme, E. (2019). Personal Meaning Maps as an assessment tool for a Planetarium session: a study with primary school children, Education 3-13, DOI: 10.1080/03004279.2019.1574855

Faria, C., Boaventura, D., Galvão, C., & Chagas, I. (2011). Do predators always win? Starfish versus limpets. A hands-on activity examining predator-prey interactions. In School Science Review, 93 (342), 61-66.

França, S., Sequeira, V., Amoroso, S., Cardoso, I., Boaventura, D., Correia, M.J., Medeiros, J.P., Tavares, M.J., Sá, E., Cabral, H., & Amorim, A. (2017). Como Comunicar em Ambiente – Como Comunicar o Oceano. Atas do 1.º Encontro Técnico de Educação Ambiental “Promoção e Cidadania Ambiental - desafios e oportunidades", Viana do Castelo, Portugal, 22 e 23 de junho.

Grosso, C. (2012). Matemática em Família. Porto: Porto Editora.

Grosso, C. (2012). Para começar a Estimativa não é boa. In Gazeta da Matemática, 166, Sociedade Portuguesa de Matemática.

Grosso, C. (2012). Texto Complementar de Geometria 2.º ciclo. Direção Geral da Educação, Ministério da Educação e Ciência

Grosso, C. (2012). Texto Complementar de Geometria 3.º ciclo. Direção Geral da Educação, Ministério da Educação e Ciência.

Grosso, C. (2011). Regra de Ruffini. In Jornal de Matemática Elementar, 292.

Guilherme, E., Faria, C. & Boaventura, D. (2016). Exploring marine ecosystems with elementary school Portuguese children: inquiry-based project activities focused on ‘real-life’ contexts, Education 3-13: International Journal of Primary, Elementary and Early Years Education, 44:6,715-726. DOI:10.1080/03004279.2015.1007884.

Larcher, L. Santos, J. (2014). A Incidência Comparativa de Doenças - da Creche ao Básico. In Educação para o Desenvolvimento, 2, 15-27. Lisboa: ESEJD.

Larcher, L. (coord.) (2012). A violência sobre crianças. Lisboa: Babel /ESEJD.

Larcher, L. (2012). Papel da filosofia e espiritualidade sobre a violência infantil. In L. M. Larcher (Coord.) A violência sobre crianças. Lisboa: Babel /ESEJD, pp. 125-138.

Leite, M., Almeida, I., Vilas-Boas da Silva, J. M. (2013). Creative teaching of New Product Development to Operations Managers. In Proc. XXXIV Int. Conf. Ind. Engineering & Management (ICIEM 2013), World Acad. of Sc., Eng. & Tech., Barcelona (403-409). ISSN 2010-367X, ISSN 2010-3778.

Leite, M., Almeida, I., & Silva, J. M. (2013). Teaching New Product Development to business students in an entrepreneurship context. In: Proc. CIEM2013 - 3ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo, AUDAX/ ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal, 26th-27th September. ISBN  978-989-97513-1-6.

Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2019-Submetido). Implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: desafios e dificuldades encontradas. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento.

Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2018). Um olhar sobre as lideranças intermédias - Contributos para a melhoria organizacional e aprendizagem dos alunos. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6,58-79.

Magalhães, M. & Almeida, J. M. (2016). Contributos da avaliação organizacional para a melhoria da escola. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 27-38; ISSN-2183-8518.

Magalhães, V. F. (2018). Texto dramático e literatura neo-realista para crianças. Nova Síntese. Textos e contextos do neo-realismo, n.º 13. Lisboa: Edições Colibri; pp. 253-274. ISSN 1646-5989.

Magalhães, V. F. (2017). “Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’”. Navegações – Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa v. 10, n. 2, Proto Alegre, Brasil, jul-dez. 2017; pp. 211-217. ISSN-L: 1982-8527  e-ISSN: 1983-4276
DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2017.2.29794
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29794/16443.

Magalhães, V. F.  (2016). “Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo e Luísa Ducla Soares: vozes emblemáticas da poesia portuguesa para a infância”. Sarmiento. Anuario Galego de Historia da Educación, n. 20. Universidades de Galicia (A Coruña, Santiago de Compostela e Vigo); pp. 79-107. ISSN: 1138 – 5863.
http://revistasarmiento.com/sidonio-muralha-matilde-rosa-araujo-e-luisa-ducla-soares-vozes-emblematicas-da-poesia-portuguesa-para-a-infancia.

Magalhães, V. F. (2011). Alves Redol e a Literatura Infantil. In D. Santos (org. e coord.). Alves Redol. Horizonte Revelado. Lisboa: Museu do Neo-Realismo /Assírio & Alvim; pp. 35-57. ISBN 978-989-96007-6-8.

Magalhães, V. F. (2011). Leitura de ‘Sempre é uma Companhia’. In M. I. Rocheta & S. Martins (coord.) Conto Português – Séculos XIX-XXI 3 Antologia Crítica. Porto: Edições Caixotim; pp. 93-110. ISBN 978-989-8100-40-5.

Magalhães, V. F. (2011). Literatura para crianças e jovens- Balanço de 2009. Vértice n.º 158. maio-junho (104-116). ISNN 0042-4447.

Magalhães, V. F. (2010). Uma leitura de Vagão J, de Vergílio Ferreira. Studia Iberystyczne – Almanack Lanistyczny, n.º 9. Kraków, Ksiegarnia Akademicka; pp. 221-232. ISNN 2082-8594.

Magalhães, V. F. (2010). Um ‘Pucarinho de Esperança’: A Literatura para Crianças em Sidónio Muralha. Nova Síntese n.º 5. Lisboa: Colibri; pp.129-151. ISNN 1646-5989.

Magalhães, V. F. (2009). A Infância na Obra de Soeiro Pereira Gomes. Nova Síntese n.º 4. Lisboa: Colibri; pp.241-270. ISNN 1646-5989.

Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2019-em publicação). Implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: desafios e dificuldades encontradas. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 7.

Marujo, J. (2012). Perdas e medos no idoso. O poder das palavras para a cidadania. Animação Sociocultural. Intervenção e educação comunitária: democracia, cidadania e participação. Chaves: Intervenção.

Mendonça, V., Vinagre, C., Boaventura, D., Cabral, H. & Silva, A.C.F. (2016): Chitons’ apparent camouflage does not reduce predation by green crabs Carcinus maenas, Marine Biology Research, 12(2), 125-132. DOI:10.1080/17451000.2015.1088951 Impact Factor: 1.475.

Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, C., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (submetido). Educar para as Alterações Climáticas e Monitorizar a Biodiversidade Marinha através de Ciência Cidadã. Revista Elementar.

Monteiro, M. I. R. & Cortez, M. (2016). Memória e aprendizagem na educação inclusiva. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 60-69; ISSN: 2183-8518.

Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, C., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (submetido). Educar para as Alterações Climáticas e Monitorizar a Biodiversidade Marinha através de Ciência Cidadã. Revista Elementar.

Moreira da Silva, F., & Ponces de Carvalho, A. (2019, submetido). Preventive discipline. In Journal of Psychiatry and Behaviour Therapy (ISSN 2638-9959). Palo Alto, EUA.

Moreira da Silva, F. (no prelo). Como Inovar estratégias de aprendizagem de estudo do meio. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento.

Moreira da Silva, F. (no prelo). Participação ativa dos alunos e pais na aprendizagem. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento.


Mosqueira, P., & Almeida. J. M. (2017). O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos da prática docente no 1.º ciclo do ensino básico. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 28-43.

Pereira, F. (2010). Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 1, 24-31.

Ramos, V. M. B. & Cortez, M. (2016). O currículo na valência de creche. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 17-26; ISSN: 2183-8518.

Reis, M. P. C. P. & Botelho, A.T. S. (2016). O que as famílias (não) sabem sobre a educação de infância, contribuições para uma melhor prática educativa. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 70-80; ISSN: 2183-8518.

Ruivo, I., Pereira, P. C., Caldeira, M. F., & Boaventura, D. (2017). Reconhecimento de emoções através de expressões faciais em crianças dos 3 aos 10 anos. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 14-27.

Ruivo. I. (2017). ABC dos afetos. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 44-55.

Ruivo, I. (2017). Ler e escrever no 1.º ano de escolaridade. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 4, 32-46. ISSN 1647-7707.

Ruivo, I. (2014). A consciência fonológica. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 2, 48–55.

Ruivo, I. (2010). A Escola Superior de Educação João de Deus em África e na Ásia. Revista Educação para o Desenvolvimento, 1, 46-51.

Sampaio, M. F. (2016). Um olhar dos professores sobre as expressões artísticas no 1.º ciclo do ensino básico. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 105-111; ISSN: 2183-8518.

Santiago, A. E. E., Domingos, A. M. D., & Silva, A. M. d. (2018). Literacia Financeira no Programa Internacional para Avaliação de Estudantes. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 20(2), 207-215.

Santos, F. L., Domingos, A. (2017, in press). The complexity of mathematical thought and the quality of learning: portfolio assessment. CERME10 - 10th Congress of European Research in Mathematics Education. Institute of Education, Dublin City University: Dublin.

Serrano, J. M. & Almeida, J. M. (2016). A importância da educação física no 1.º ciclo do ensino básico. In Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 39-50; ISSN-2183-8518.

Serrano, J. M. (2012). Compêndio de aulas de Educação Física Infantil – Jogos Educativos. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus.

Silva, A. C. F., Boaventura, D. M., Thompson, R C. & Hawkins S. J. (2014). Spatial and temporal patterns of subtidal and intertidal crabs excursions. Journal of Sea Research, 85, 343-348.  http://dx.doi.org/10.1016/j.seares.2013.06.006.

Silva, A. C. F., Brazão, S., Hawkins, S. J., Thompson, R.C., & Boaventura, D. M. (2009). Influence of wave action on the activity, feeding habits and phenotypic plasticity of the semi-terrestrial crab Pachygrapsus marmoratus (Fabricius, 1787).Marine Biology, 156, 2591–2599. DOI:10.1007/s00227-009-1283-1.

Silva, A. C. F., Hawkins, S. J., Boaventura, D. M., Brewster, E., & Thompson, R. C. (2010). The use of the intertidal zone by mobile predators: influence of wave exposure, tidal phase and elevation on abundance and diet. Marine Ecology Progress Series, 406, 197-210. doi: 10.3354/meps08543.

Silva, A. C., Amador, A. C., Brazão, S., Faria, C., & Boaventura, D. (2010). Limpets as prey: Lipophrys pholis choice for size. Marine Ecology, 31, 525-532. DOI:10.1111/j.1439-0485.2010.00382.x.

Silva, A. C., Hawkins, S. J., Clarke, K. R., Boaventura, D. M., & Thompson, R.C. (2010). Preferential feeding by the crabNecora puber Linnaeus on differing sizes of Patella vulgata. Marine Ecology Progress Series, 416, 179-188. DOI: 10.3354/meps08777.

Silva, A. C., Silva, I. C., Hawkins, S. J., Boaventura, D., & Thompson, R. C. (2010). Cheliped morphological variation of the intertidal crab Eriphia verrucosa across shores of differing exposure to wave action. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, 391, 84-91. DOI:10.1016/j.jembe.2010.06.012.

Silveira-Botelho, M. T. (2009). As TIC no processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Educação, Formação & Tecnologia. Vol. 2, n.2.

Subtil, M., Domingos, A. (2017, in press). “The development of the Mathematics curriculum in basic education with technology”, aceite para publicação nas actas do 10 th Congress European Research in Mathematics Education - CERME10, Dublin, Irlanda,https://keynote.conference-services.net/resources/444/5118/pdf/CERME10_0492.pdf.

Teixeira,P.; Domingos,A. ; Santiago, A.; Ventura, C.; Conceição, C.; Matos,J. M.; Castro,M.; Machado, R. (2017). Monitorização de um projeto envolvendo recursos tecnológicos: A plataforma Khan Academy, VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM), Madrid, Espanha, Julho de 2017. URL: http://www.cibem.org/index.php/pt/.

Tomás, M. E. (2010). A ingenuidade da Infância no Percurso Profissional. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 1, 90-93.

Tupholme, T. (2014). À procura do sentido e enriquecimento da alma através da hipnose clínica: um trabalho com pacientes oncológicos. Revista Educação para o Desenvolvimento, 2, 56-62.

Tupholme, T. (2012). How my dying patient experienced true unconditional self-love through hypnosis. Unlimited Huma (International Association of Counselors and Therapists).

Vilhena, J.C. (2016). “As artes visuais como uma disciplina cognitiva na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico”. In Revista Matéria-Prima. Vol. 4 (1), janeiro-abril 2016, quadrimestral. CIEBA – FBAUL. ISSN 2182-9756, e-ISSN 2182-9829, pp. 133-141.