Centro de Investigação e Estudos João de Deus

Apresentação de comunicações científicas

2019

Boaventura, D.; Neves, A.T., Luís, C., Monteiro, A.J., Cartaxana, A., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., Ponces de Carvalho, A. (2019). Projeto EDUMAR – Educar para as alterações climáticas através da ciência cidadã. “2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã”, Academia das Ciências de Lisboa, 24 e 25 de outubro.

Ruivo, I., (2019). “Consciência fonológica e a sua relação com a iniciação à leitura e escrita – apresentação de um estudo com crianças dos 5 aos 7 anos.” Congresso Nacional Terapia da Fala & Educação, organizado pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no dia 9 de novembro.

Boaventura, D. (2019). Proferiu um Seminário intitulado “O projeto EDUMAR – EDUcar para o MAR” no Museu João de Deus, dia 4 de dezembro.

Almeida, J. M. (2019). “Projetos de Educação para a Cidadania: conceitos, princípios e desafios”. Comunicação nas VI Jornadas de Resultados Escolares – TEIP – Amadora Oeste, em 12 de setembro.

Almeida, J. M. (2019). “Desenvolver Projetos de Educação para a Cidadania: princípios, estratégias e desafios”. Comunicação no IDS – Lisboa, em 11 de setembro.

Cortez, M. (2019). “Nós e os Outros - Cidadania Ativa”. Comunicação no âmbito do IX Seminário de Boas Práticas no Agrupamento de Escolas Luís Mendonça Furtado – Barreiro (9 setembro).

Cortez, M. (2019). “A Trans(formação) da Mente/corpo na sala de aula”. Comunicação no âmbito das Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (6 setembro).

Cortez, M. (2019). “Comunidades Aprendentes – O que queremos...”. Comunicação no âmbito das Jornadas Pedagógicas do Externato S. Vicente de Paulo (3 setembro).

Monteiro, A., Luís, C., Cartaxana, C., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (2019). Kit EduMar - Monitorizar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha entre-marés através de ciência cidadã. “VI Encontro Internacional Casa das Ciências, Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna”, Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 10 e 12 de julho de 2019.

Ponces de Carvalho, A., Boaventura, D., Neves, A. T., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., & Maranhão, P. (2019). Edumar – Educar Para o Mar / Edumar - Educating for the Sea. “OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, Lisboa, 17 a 18 maio.

Ruivo, I., (2019). Portuguese for Migrant Citizens: Cultural Environments.  “OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, Lisboa, 17 a 18 maio.

Santos, J.,  Sousa, T.; Gomes, R. (2019). Projeto “A RODAR-E7G”: Integração e Desafios. “OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, Lisboa, 17 a 18 maio.

Cortez, M. G. (2019). Comunicação Cultura(s) inclusivas e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, no âmbito do II Encontro de Educação Inclusiva, subordinado ao tema “Diálogos, Pontes & Mudanças”, Universidade Nova – FCT, Monte da Caparica, 30 março.

Cortez, M. G. (2019). Comunicação Diferenciar para Incluir no âmbito das XXII Jornadas Pedagógicas e da Educação subordinadas ao tema “Flexibilidade e Inclusão” do Centro de Formação Barreiro e Moita, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, 20 março.

Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A., Santos, J., Colares Pereira, P., & Caldeira, F. (2019). The challenges of using youth-focused citizen science to monitor coastal marine biodiversity in Portugal. “Citizen Science Association Conference 2019”, Raleigh, NC, USA, 6 a 11 março.

Ruivo, I., (2019). “João de Deus – Pedagogo dos afetos” Na Palestra “ENSINO E PEDAGOGIA – a arte de ensinar”, na Casa-museu João de Deus de São Bartolomeu de Messines, no âmbito das comemorações do 189.º aniversário de nascimento do poeta e pedagogo João de Deus, organizado pela Câmara Municipal de Silves, 8 de março.

Cortez, M. G. & Simaens, A. (2019). O líder GOVINT: Sistémico e colaborativo. Comunicação apresentada no Museu Nacional do Desporto a convite da Inspeção Geral de Atividades Culturais (IGAC), 29 janeiro.

Boaventura, D., Neves, A., Caldeira, F., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Maranhão, P., Colares Pereira, P., Ponces de Carvalho, A., & Hawkins, S. (2019). Climate change and citizen science actions with children: how valuable for monitoring species distribution on rocky shores? “12th International Temperate Reefs Symposium”, The University of Hong Kong, Hong Kong, 6 a 11 janeiro.

2018

Boaventura, D., Neves, A. T., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Santos, J. (2018). Implementação e avaliação de atividades investigativas multidisciplinares com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico sobre as causas e consequências das alterações climáticas. 6.º Congresso SciComPT|2018 Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência, Figueira de Castelo Rodrigo, 10 a 12 outubro.

Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M. F., Santos, J., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de Novembro.

Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Using citizen science platforms and mobile digital technologies in primary education on climate changes: good for fun and good to learn? “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de novembro.

Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. “11th annual International Conference of Education, Research and Innovation”, Seville, Spain, 12 a 14 de novembro.

Boaventura, D., Neves, A.T., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Santos, J., & Maranhão, P. (2018). Biodiversity and Citizen Science – the EduMar project. IMMR18 “International Meeting on Marine Research 2018”, Peniche, Portugal, 5 a 6 de julho.

Botelho, A. T. (2018). Comunicação “Supervisão na formação inicial de professores – um modelo em construção”, integrada no XIV Colóquio Internacional do ISPA, 9 e 10 de julho.

Consiglieri, J. (2018). Participação como Congressista, que teve a sua comunicação aprovada pelo VII Congresso Internacional Matéria-Prima. A comunicação intitulada: “Visitar, sentir e experimentar a pintura de Pedro Calapez”. Apresentada ao plenário no VII Congresso Internacional Matéria-Prima, práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. CIEBA/FBAUL, Lisboa, 10 a 13 de julho.

Cortez, M. (2018). Comunicação   Uns e Outros na Cidadania Plena - A Colaboração no âmbito do Encontro subordinado ao tema: “Articulação e Flexibilidade Curricular” no Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Odivelas, julho.

Cortez, M. (2018). Comunicação Inovar-Partilhar-Colaborar na Cidadania Global no âmbito das Jornadas Pedagógicas do Externato Frei Luís de Sousa, Almada, 27 outubro.

Luís, C., Monteiro, A.J., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Reis, P., Santos, J., Maranhão, P., Caldeira, F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Can data collected in the Citizen Science project EduMar be used to monitor coastal marine biodiversity in Portugal? “53rd European Marine Biology Symposium”, De Grote Post, Ostend, Belgium, 17 a 21 de setembro.

Luís, C., Monteiro, A.J., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2018). Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã. 6.º Congresso SciComPT|2018 Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência, Figueira de Castelo Rodrigo, 10 a 12 outubro.

Ruivo, I., (2018). Consciência fonológica e a sua relação com a iniciação à leitura e escrita – apresentação de um estudo com crianças dos 5 aos 7 anos. "Congresso Nacional Terapia da Fala & Educação", organizado pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, na Casa das Histórias Paula Rego, Cascais, 9 de novembro.

Almeida, I.D., & Ruivo I., (2018). A integração na escola de alunos emigrantes. Problemas, situação atual e medidas de ação escolar. "IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares", em simultâneo com o "IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo" e o "XIII Colóquio sobre Questões Curriculares". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 10 a 12 de setembro.

2017

Boaventura, D., & Cancela da Fonseca, L. (2017). A zona entre marés na aprendizagem e no despertar para a ciência. VII Encontro da Rede BRASPOR “Mares litorais: Perspetivas transdisciplinares”, Sesimbra, Portugal, 18 a 21 de setembro.

Caldeira, M.F., Pereira, P.C. (2017). O triângulo do fascínio: a criança, o professor e a realidade familiar, 2.º Congresso de Educação Emocional - De dentro para fora. Como nasce a empatia na escola?

Casteleiro, J. M. (2017). “A importância do texto literário para o enriquecimento da competência lexical do aluno” (in Colóquio “O Ensino da Literatura”, Academia das Ciências de Lisboa, 14-11-2017).

Casteleiro, J. M. (2017). “O impressionante crescimento do ensino da língua portuguesa na China após a transferência de Macau em 1999” (in 28.º Colóquio da Lusofonia, 27-10 a 1-11-2017, Vila do Porto, Santa Maria, Açores).

Casteleiro, J.
(2017). “A Academia das Ciências de Lisboa e o Acordo Ortográfico de 1990”, in 27.º Colóquio da Lusofonia, Belmonte, 7-10 de abril de 2017, a publicar nas respetivas Atas, editadas pela Câmara Municipal de Belmonte.

Consiglieri, J. (2017). Participação como Congressista, que teve a sua comunicação aprovada pelo VI Congresso Internacional  Matéria-Prima.  A comunicação intitulada: “Processo como experimentalismo na Educação Estética e Artística”.  Apresentada ao plenário no VI Congresso Internacional Matéria-Prima 2017, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. FBAUL  10, 11 e 12 de julho de 2017. Lisboa: CIEBA/FBAUL.

Cortez, M. (2018). Comunicação O Educador de Infância na Profissão do “cuidar” na Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito do IV Ciclo de Seminários de Sociologia da Educação (22 março)

Cortez, M. (2018). Comunicação Vamos Celebrar as Diferenças na Academia de S. Miguel dos Arcos (24 fevereiro)

Cortez, M., & Medeiros, J. (2018). A Gestão Emocional na Sala de Aula. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga. (10 fevereiro)

Cortez, M. (2018). Empatia Firme – Sim ou Não?”, amor e autoridade, afeto e disciplina, como devem ser conjugados estes conceitos na Educação dos mais pequenos? no Centro Comunitário da Cova da Piedade - Padre Gameiro (12 janeiro)

Cortez, M. (2017). Pedagogia Diferenciada. Agrupamento de Escolas de Santo António - Barreiro (5 setembro)

Cortez, M. (2017). A Gestão das Diversidades – Redundância e/ou Utopia? no Agrupamento Escolas Francisco Simões – Laranjeiro (21 julho)

Cortez, M. (2017). Intergeracionalidade e/ou Interpessoalidade? na Universidade Intergeracional- Biblioteca de Belém e Chapitô (8 julho)

Cortez, M. (2017). Comunicação – Intergeracionalidade: De que Falamos? – No Palácio de Valenças – Sintra (9 março).

Domingos, A. (2017). Apresentação da comunicação “Monitoring a technological based approach in mathematics in Portugal — the case of khan academy”, no decorrer da 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 13, que decorreu na Ecole Normale Supérieure de Lyon, 3 a 6 julho 2017.

Domingos, A. (2017). Apresentação do poster “An experience with paper planes, smartphones and Geogebra”, no decorrer da 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 13, que decorreu na Ecole Normale Supérieure de Lyon, 3 a 6 julho 2017.

Domingos, A. (2017). Apresentação do poster “Mathematics in basic education with the graphing calculator”, no decorrer da 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 13, que decorreu na Ecole Normale Supérieure de Lyon, 3 a 6 julho 2017.

Domingos, A. (2017). Apresentação do poster “Technology as a resource to promote interdisciplinarity in primary schools”, no decorrer da 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 13, que decorreu na Ecole Normale Supérieure de Lyon, 3 a 6 julho 2017.

Domingos, A. (2017). Realização da conferência A integração da tecnologia no currículo como forma de potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no decorrer do ProfMat 2017, que decorreu no Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, (Abril de 2017) (Participação por convite).

Magalhães, Violante F. & Rente, Sofia. Porquê e como ler? A Educação Literária no 2.º CEB. Formação para Professores de Português do 2.º CEB, promovida pela Porto Editora. Porto, Porto Palacio Congress Hotel, 18 de fevereiro de 2017.

Magalhães, Violante F. & Rente, Sofia. Porquê e como ler? A Educação Literária no 2.º CEB. Formação para Professores de Português do 2.º CEB, promovida pela Porto Editora. Coimbra, Hotel Vila Galé, 4 de fevereiro de 2017.

Magalhães, Violante F. & Rente, Sofia. Porquê e como ler? A Educação Literária no 2.º CEB. Formação para Professores de Português do 2.º CEB, promovida pela Porto Editora. Lisboa, Hotel Epic Sana, 21 de janeiro de 2017.

Sequeira, V., França, S., Ferreira S.A., Sá, E., Medeiros, J.P., Tavares, M.J., Cardoso, I., Duarte, M., Dâmaso, L., Correia, M.J., Boaventura, D., Amorim, A., Costa, M.J. & Cabral, H. (2017). Quando o MARE vai à escola…IV Encontro Internacional da casa das Ciências, Lisboa, Portugal, 10 a 12 julho.

2016

Bommarito, C., Boaventura, D., & Hawkins, S.J. (2016). Homing behaviour in two concurring species of limpets: Patella vulgata and Patella depressa. Mares Conference on Marine Ecosystems Health and Conservation 2016, Olhão, Portugal, 1 a 5 de fevereiro.

Casteleiro, J. M. (2016). ”Vergílio Ferreira e a língua portuguesa: ‘Da minha língua vê-se o mar’”, Sessão Comemorativa do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira, Academia das Ciências de Lisboa, 31 de março de 2016.

Casteleiro, J. M. (2016). “Os meus cinquenta anos de trabalho em dicionários da língua portuguesa”, 25.º Colóquio da Lusofonia, Montalegre (Portugal), 21-25 de abril de 2016.

Casteleiro, J. M. (2016). “O Dicionário da Academia como repositório da língua portuguesa dos nossos dias”, Academia das Ciências de Lisboa, Colóquio “A Língua Portuguesa nos Dias de Hoje”, 25-26 de maio de 2016.

Casteleiro, J. M. (2016). “O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa”, Jornada dos Dicionários. Lexicografia e Dicionarística Portuguesas, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 11 de julho de 2016.

Casteleiro, J. M., Xavier, M. F., & Crispim, M. L. (2016). “Dicionário da Língua Portuguesa Medieval”, Jornada dos Dicionários. Lexicografia e Dicionarística Portuguesas, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 11 de julho de 2016.

Casteleiro, J. M. (2016). “A língua portuguesa em contacto com outras línguas na sua expansão pelo Mundo: influências sobre o léxico”, 26.º Colóquio da Lusofonia, S. Miguel (Açores), 29 de setembro a 2 de outubro de 2016.

Casteleiro, J. M. (2016). “A importância de um dicionário de codificação como o da Academia das Ciências de Lisboa no ensino-aprendizagem do Português”, Fórum sobre o Ensino da Língua Portuguesa na China, Universidade de Estudos Estrangeiros de Xangai, 6-8 de julho de 2015 (em curso de publicação nas respetivas Atas).

Casteleiro, J. M. (2016). “A peregrinação da língua portuguesa vista através do léxico”, Seminário Internacional “Novos Tempos: Cultura e Migração”, Academia de Letras de Brasília, 2 de junho de 2016 (em curso de publicação nas respetivas Atas).

Casteleiro, J. M. (2016). “Português Global: uma série completa de manuais didáticos para ensinar e aprender português em Macau e na China”, Conferência Internacional sobre o Ensino da Língua Portuguesa na China, Universidade de Macau, 8-9 de abril de 2016 (em curso de publicação nas respetivas Atas).

Consiglieri, J. (2016). Realizou um Ciclo de Seminários de natureza científica e inovadora, intitulado: Artes Visuais na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, Aprendizagens e práticas no ensino artístico; com a participação de três comunicações “Percecionar, pensar e dialogar na Educação Estética e Artística”,  in I Seminário; “Consciência da Identidade Cultural” in II Seminário; “A Literacia Visual” in III Seminário.

Consiglieri, J. (2016). Participação como Congressista, que teve a sua comunicação aprovada e apresentada no V Congresso Internacional Matéria-Prima 2016, nas Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. FBAUL 13, 14 e 15 de julho de 2016. Lisboa: CIEBA/FBAUL.A. Com a comunicação intitulada: “As Artes Visuais como uma disciplina Cognitiva na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico”. 

Cortez, M. (2016). Palestra – O Desafio do Profissionalismo Ético – no Fórum Municipal do Seixal no âmbito do “Seminário: Projeto Fénix: Relação, Motivaçãso e Diferenciação Pedagógica” (23 março).

Cortez, M. (2016). Comunicação- Diferenciação Pedagógica e Cultural – Museu João de Deus no âmbito do ciclo de seminários “ O Papel da Arte e Cultura nas Escolas” (19 maio).

Magalhães, V. F. (2016). A lista de textos para Educação Literária no Programa de Português para o Ensino Básico: razões de uma escolha. Jornadas Pedagógicas “Desafios e constrangimentos da escola pública: caminhos de resolução”. Org. Centro de Formação Calvet de Magalhães. Lisboa, Escola Secundária Josefa de Óbidos, 16 de abril.

Magalhães, V. F.  (2016). A literatura infantil no Jardim-de-infância: importância, estratégias, atividades. “Encontros de Educação”. Org. Porto Editora. Albufeira, Hotel São Rafael Atlântico, 30 de abril.

Magalhães, V. F.  (2016). A obra de Luísa Ducla Soares para crianças de Jardim-de-infância. “Encontros de Educação”. Org. Porto Editora. Lisboa, Hotel Epic Sana, 7 de maio.

Magalhães, V. F.  (2016). A obra literária de Álvaro Magalhães. “Encontros de Educação”. Org. Porto Editora. Braga, Hotel do Templo, 28 de maio.

Magalhães, V. F.  (2016). A obra poética de Luísa Ducla Soares. “Encontros de Educação”. Org. Porto Editora. Porto, Porto Palácio Congress Hotel, 14 de maio.

Magalhães, V. F.  (2016). A poesia no Jardim-de-infância. “Encontros de Educação”. Org. Porto Editora. Leiria, Hotel Lisotel, 4 de junho.

Magalhães, V. F. (2016). Textos para voar ‘no céu de água-sol-vento-luz concreto e irreal…’. Encontro sobre Literatura Infantil e Juvenil Asas para ler. Org. Instituto Superior de Educação e Ciências. Lisboa, 1 de julho.

Reis, P.C.P. (2016)  A família, escola de emoções e de sentimentos.   VI Congresso  Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. La Escuela Infantil que queremos. Vision da comunidad educativa.

Sequeira, V., França, S., Ferreira S.A., Correia, M. J., Boaventura, D., & Cabral, H. (2016). Os cientistas comunicam ciência? Ciclo de conferências do MARE “Quintas do MARE”, 21 de julho, Lisboa, Portugal.

Sequeira, V., França, S., Ferreira S.A., Correia, M. J., Boaventura, D., & Cabral, H. (2016). Os cientistas comunicam ciência? Congresso de Comunicação de Ciência- SciCom Portugal 2016, Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, 26 a 27 de maio, Lisboa, Portugal.


2015

Boaventura, D., Guilherme, E., & Faria, C. (2015). Science inside and outside the school: an inquiry‐based activity based on a socio‐scientific issue. XVI Congreso Internacional de la AIFREF/Bilbao2015 “Las ciudades de la educación: el desarrollo psicosocial del/a niño/a a través de la coeducación familia‐escuela‐comunidad”. Bilbau (Espanha) 10 a 12 de junho.

Boaventura, D.; Faria, C., & Guilherme, E. (July 2015). The role of social scientific issues and outdoor activities in elementary students and teachers perceptions. EduLearn15 7th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies., Barcelona. 6 a 8 de julho.

Bommarito, C., Boaventura, D., & Hawkins, S.J. (2015). Homing in Patella vulgata and how climate change can affect its behavioural ecology. Aquatic Biodiversity and Ecosystems Conference, Liverpool (UK), 30 de agosto a 4 de setembro.

Cortez, M. (2015). Diferenciação Pedagógica: Redundância ou Ironia? – Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo. S.Domingos de Rana, 8 de abril.

Delgado, M.J., Sampaio, M.F. (2015). Para uma Didática das Expressões Artísticas.  Plano Curricular do 1º ciclo do Ensino Básico. 3 rd Internacional Congresso of Educational Sciences and Development. Universidade de Granada, 24 a 26 de junho.

Domingos, A., & Oliveira, E. (2015). Students learning algebra with applets. In N. Amado & S. Carreira (Eds.), 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (pp. 379-385). Faro: Universidade do Algarve

Magalhães, V. F. (2015). A construção de materiais pedagógicos para Português. Encontro de professores do 1.º CEB e professores de Português do 2.º CEB. Org. Colégio Salesianos do Estoril, 23 de julho.

Magalhães, V. F. (2015). A obra de literatura infanto-juvenil de Arsénio Mota. Encontro “Arsénio Mota”. Org. Associação Promotora do Museu do Neorrealismo. Vila Franca de Xira, Museu do Neorrealismo, 21 de fevereiro.

Teixeira, P., Matos, J. M., & Domingos, A. (2015). Mathematics teachers’ instrumental genesis of technological materials. In N. Amado & S. Carreira (Eds.), 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (pp. 336-342). Faro: Universidade do Algarve.


2014

Almeida, J. M. (2014). Construção e impacto de um Observatório da Qualidade numa escola TEIP – Resultados da investigação. 4.º Seminário Temático Investigação em Educação, Projeto SAME. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto, 16 de abril.

Boaventura, D.
& Faria, C. (2014). Science inquiry-based activities in elementary education: how to support teachers’ practices? 3rd International Conference on Management and Education Innovation, Paris (França). 22 de maio.

Cortez, M. G.
(2014). O papel do Gerontólogo nas Equipas Multidisciplinares. Org. ESEJD. Museu João de Deus. 3 de junho.

Cortez, M. G. (2014). A Velhice e o Género de Quem a Cuida” no IV Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria, na FIL de Lisboa. 5 de dezembro.

Domingos, A.; Matos, J. M.; Almeida, M., & Teixeira, P. (2014). Technological resources that come with mathematical textbooks. Potentials and constrains. In Keith Jones, C. Bokhove, G. Howson, & L. Fan (Eds.), International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (pp. 209 - 214). Southampton, UK: Southampton Education School, University of Southampton

Magalhães, V. F. (2014). A poesia nas Metas Curriculares de Português e a escrita das crianças. 7.º Concurso Poético Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa. Org. Instituto Piaget. Almada, 10 de maio.

2013

Batalha, R. & Boaventura, D. (2013). Educación en Ciencia y Educación Ambiental en la Educación Infantil (Poster). V Congreso de Educación Infantil y Formación de Educadores “Por una escuela infantil de calidad y futuro”. Antequera (Málaga), 1 de novembro.

Brazão, S., Silva, A. C. F., Narciso, L., Bebianno, M. J., Boaventura, D. (2013). Gonad fatty acid composition of the limpet Patella depressa Pennant (Gastropoda: Patellidae) from marinas and rocky shores of the Portuguese south coast (Poster). Simpósio de Ciências Marinhas (CO-FCUL). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 17 e 18 de junho.

Buescu, H. C., Rocha, R. & Magalhães, V. F. (2013). Metas Curriculares de Português para 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Encontro da Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo. Fátima, 26 de julho.

Buescu, H.C., Morais, J., Rocha, R. & Magalhães, V. F. (2013). Metas Curriculares de Português para o 1.º ciclo do Ensino Básico. Congresso “Os Novos Desafios para 2013 – as Metas Curriculares de Português e de Matemática para o 1.º Ciclo”. Lisboa, Corinthia Hotel, 9 de março.

Buescu, H. C., Rocha, R. & Magalhães, V. F. (2013). Metas Curriculares de Português para 1.º ciclo do Ensino Básico. Congresso “Os Novos Desafios para 2013 – As Metas Curriculares de Português e de Matemática para o 1.º Ciclo”. Org. Porto Editora. Porto, Centro de Congressos da Alfândega, 2 de março.

Buescu, H. C., Rocha, R. & Magalhães, V. F. (2013). Metas Curriculares de Português. Org. Associação Promotora do Museu do Neorrealismo e pelo o Agrupamento de Escolas Alves Redol. Vila Franca de Xira, 20 de fevereiro.

Caldeira, M. F. & Reis, M. P. C. P. (2013). El Juego en la Aprendizage de la matemática. V Congreso de Educación Infantil y Formación de Educadores, 2 nov.

Caldeira, M. F. (2013). A importância dos materiais manipulativos na aprendizagem da matemática. Jornadas Lúdico-Pedagógicas “Aprender brincando: o lúdico como instrumento de aprendizagem”. Org. Centro de Atividades de Tempo Livres de São Pedro. Vila Franca do Campo (Açores), Auditório da Escola Básica e Secundária, 4 e 5 de abril.

Caldeira, M. F., Pereira, P. C. & Botelho, A. T. (2013). Introducción a la Prática Profissional, refléxion, supervisión, estratégias para el futuro. V Congreso de Educación Infantil y Formación de Educadores: por una escuela infantil de calidad y futuro. Antequera (Málaga), 31 de outubro e 1 e 2 de novembro.

Carvalho, A. P. (2013). Serviço Social e Novos Desafios. Ciclo de Debates do Congresso Nacional da Grande idade. Lisboa, Feira Internacional de Lisboa, 6 de dezembro.

Carvalho, A. P. (2013). A quien y para qué sirve la educación Pre-escolar? V Congreso de Educación Infantil y Formación de Educadores “Por una escuela infantil de calidad y futuro”. Antequera (Málaga), 1 de novembro.

Carvalho, A. P. (2013). Activities to help creativity development. European Conference OMEP 2013 “Play and Playing in Early Childhood”. Zagreb (Croácia), 8 a 11 de maio.

Casteleiro, J. M. (2013). Alguns aspetos de uma gramática comunicativa do português e sua contribuição para um ensino mais eficaz da língua a aprendentes estrangeiros. X Colóquio da Associação Alemã de Lusitanistas. Hamburgo, 11-14 de setembro.

Cortez, M. G. (2013). Educar para o futuro. Ciclo de conferências “Conversas sobre educação”. Org. Escola de Serviços e Comércio do Oeste. Torres Vedras, 3 de maio.

Cortez, M. G. & Monteiro, I. (2013). Memória e Aprendizagem na Escola Inclusiva. III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”. Almada, 1 de novembro.

Fidalgo, P. (2013). O Ensino Experimental de Ciências nos Jardins-Escolas João de Deus em Portugal: o Clube de Ciências. 20.º Congresso Internacional sobre Educação e Aprendizagem. Org. Universidade de Egeo. Rodes (Grécia), 11 a 13 de julho.

Fidalgo, P. (2013). Reprodução e crescimento de Hediste diversicolor em cativeiro. Encontro sobre Biodiversidade e Conservação de Invertebrados em Portugal. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 3 a 5 de julho.

Grosso, C. (2013). 2º Encontro “Presente no Futuro - Portugal Europeu. E agora? ”. Encontro organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lisboa, Escola Secundária Pedro Nunes, 13 e 14 de setembro.

Magalhães, V. F. (2013). Balanço Literário de 2012 (Literatura para crianças e jovens). Org. Associação Portuguesa de Críticos Literários. Lisboa, Sociedade Portuguesa de Autores, 2 de dezembro.

Mendonça, V., Vinagre, C., Boaventura, D., Cabral, H., & Silva, A. C. F (2013). Chiton colour polymorphism in relation to substrate colour as a camouflage defence mechanism for predation pressure (Poster). Simpósio de Ciências Marinhas (CO-FCUL). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 17 e 18 de junho.

Oliveira, F., Bívar, A. & Grosso, C. (2013). Metas Curriculares de Matemática para 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Encontro da Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo. Fátima, 26 de julho.

Pereira, P. C. & Botelho, A. T. (2013). Prática, Reflexão e Supervisão. XII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, organizado pela Universidade do Minho e a Universidade da Coruña. Braga, Universidade do Minho, 11 a 13 de setembro.

Pereira, P. C. (2013). Brincar a Sério. XII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, organizado pela Universidade do Minho e a Universidade da Coruña. Braga, Universidade do Minho, 11 a 13 de setembro.

Ruivo, I. (2013). Conciencia Fonológica: Una Cuestión de Prácticas Constantes y Systemáticas. V Congreso de Educación Infantil y Formación de Educadores “Por una escuela infantil de calidad y futuro”. Antequera (Málaga), 2 de novembro.

2012

Almeida, J. M. (2012). A Escola Aprendente: Caminhos para o futuro. Agrupamento de Escolas Pedro d’Orey Cunha. Amadora, 13 de julho.

Barbosa, L. (2012). Experiências da vida e resiliência – capacidade de recuperação diante da adversidade. III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria. Org. ESE João de Deus. Lisboa, Auditório da Feira Internacional de Lisboa, 8 de dezembro.

Beltran, L. (2012). Evolução e Consciência: O poder da arte na transformação da consciência. III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria. Org. ESE João de Deus. Lisboa, auditório da FIL, 7 de dezembro de 2012.

Boaventura, D. (2012). Experimentar a Ciência. Semana da Ciência. Org. Escola EB1/JI Galinheiras (Biblioteca e Centro de Recursos), em parceria com a ESE João de Deus. Lisboa, janeiro.

Branco, M. P. (2012). Construção e Reconstrução da Imagem do Idoso pelos Mass Media. 1.º Congresso Caboverdiano de Gerontologia e Geriatria “Políticas Sociais, Saúde e Qualidade de Vida” (painel: Envelhecimento e Relação Intergeracionais). Org. Fundação Jorge Barreto Ribeiro. Assembleia Nacional – Achada de Santo António, Praia (Cabo Verde), 6 de outubro.

Carvalho, A. P. (2012). A importância da intergeracionalidade. III Encontro da Rede Social de Odivelas. Org. Câmara Municipal de Odivelas. Odivelas, Auditório dos Paços do Concelho, 22 de novembro.

Carvalho, A. P. (2012). João de Deus e a Didática da Cartilha Maternal. Colóquio Da cartilha à gramática. Câmara Municipal de Sesimbra, 26 de maio.

Carvalho, A. P. (2012). João de Deus e a didática da Cartilha Maternal. Seminário “Espiritualidade, Cultura e Pedagogia em João de Deus”. Org. Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Bartolomeu de Messines. São Bartolomeu de Messines, Auditório Francisco Vargas Mogo, 14 de abril.

Cortez, M. G. (2012). A intergeracionalidade: Que futuro? VII Congresso Português de Sociologia. Org. Associação Portuguesa de Sociologia. Porto, Faculdade de Psicologia, 21 de junho.

Delgado, M. J. & Almeida, I. (2012). Design de dispositivos e a questão da adesão à terapêutica (Poster). III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria. Org. ESE João de Deus. Lisboa, Auditório da Feira Internacional de Lisboa, 6 a 9 de dezembro.

Fonseca, J. (2012). Gerotranscendência: A Teoria do Envelhecimento Positivo de Lars Tornstam. III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria. Org. ESE João de Deus. Lisboa, Auditório da Feira Internacional de Lisboa, 8 de dezembro.

Larcher, L. (2012). Autonomia e Utilidade: Paradigmas do Novo Envelhecimento. 1.º Congresso Caboverdiano de Gerontologia e Geriatria “Políticas Sociais, Saúde e Qualidade de Vida” (painel: O Ensino da Gerontologia e Geriatria). Org. Fundação Jorge Barreto Ribeiro. Assembleia Nacional – Achada de Santo António, Praia (Cabo Verde), 5 de outubro.

Magalhães, V. F. (2012). Coordenação da mesa de Literatura infanto-juvenil e o ensino. Colóquio Internacional “100 anos de Jorge Amado: o Escritor, Portugal e o Neorrealismo”. Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 15 de novembro.

Magalhães, V. F. (2012). Os demónios de Álvaro Cobra de Carlos Campaniço (Prémio Literário Cidade de Almada – Romance). Org. Associação Portuguesa de Escritores. Almada, Biblioteca Municipal, 25 de outubro.

Magalhães, V. F. (2012). Educação estética pela poesia. XII Encontro Palavras Andarilhas. Org. Biblioteca Municipal de Beja e Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja. Beja, 30 de agosto.

Marujo, J. (2012). Envelhecimento ativo versus discriminação em função da idade. XV Congresso Internacional de Animação Sociocultural “Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações”. Lisboa, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, 15 e 16 de novembro.

Marujo, J. (2012). Rodapé inteligente: resgate cognitivo e bem-estar do Idoso. Congresso Internacional Envelhecimento Ativo: Atravessando Gerações. Viseu, Escola Superior de Educação Jean Piaget, 10 de novembro.

Marujo, J. (2012). Perdas e medos no idoso. O poder das palavras para a cidadania? Congresso Internacional de Animação Sociocultural “Intervenção e Educação Comunitária: Democracia, Cidadania e Participação”. Ponte de Lima, 26 de outubro.

Marujo, J. (2012). A gerontologia e os modelos de intervenção. Condeixa-a-Nova, Residencial Sénior e Cuidados Continuados Doce Viver, 28 de julho.

Marujo, J. (2012). Gerontologia e Geriatria. Coimbra, Administração Regional de Saúde do Centro, 22 de julho.

Marujo, J. (2012). Envelhecimento: o papel do gerontólogo. Seminário Vale Bem Envelhecer. Arcos de Valdevez, Centro Social da Paróquia do Vale, 12 de junho.

Marujo, J. (2012). Psicologia positiva e envelhecimento ativo”. I Congresso Hispano-Luso “Vivir en positivo”. Badajoz, 18 e 19 de maio.

Marujo, J. (2012). Envelhecimento e velhice: papel do gerontólogo social. III Jornadas de Gerontologia Social “Envelhecimento e vulnerabilidades – Implicações na intervenção gerontológica”. Braga, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica, 4 de maio.

Marujo, J. (2012). Rodapé inteligente e modificabilidade cognitiva. III Congresso Mundial do Envelhecimento Ativo e II Encontro de Investigadores no Âmbito do Envelhecimento. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de abril.

Marujo, J. (2012). A Intervenção em gerontologia. Conferências na Residência/ Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 30 de março.

Pereira, P. C. (2012). O papel do adulto na brincadeira – se for demais deixa de ser brincar! 1.º Seminário Brincar em Portugal – A Psicologia e a Pedagogia por detrás do Brincar, organizado pela Pimpumplay e pelo Centro de Estudos aplicados à Aprendizagem e ao Desenvolvimento Humano. Lisboa, 23 e 24 de novembro.

Ruivo, I. (2012). João de Deus – O Método de Leitura com Sentido. Org. Escola EB1/JI Galinheiras (Biblioteca e Centro de Recursos), em parceria com a Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, 2 de maio.

Saraiva, H. (2012). Alterações na linguagem e comunicação no idoso. III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria, organizado pela ESE João de Deus. Lisboa, Auditório da Feira Internacional de Lisboa, 6 de dezembro.

Sousa, A. (2012). Ergonomia e Alzheimer: A contribuição dos fatores ambientais como recurso terapêutico nos cuidados. V Congresso Nacional Envelhecimento Cerebral e Doença de Alzheimer. Porto, Junta de Freguesia de Paranhos, 21 setembro.

Sousa, A. (2012). A influência positiva do gerontodesign de calçado feminino na mulher idosa com Parkinson – Proposta metodológica. I Congresso Internacional do Envelhecimento e I Simpósio de Medicina Geriátrica – Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento. Lisboa, 8 de junho.

Sousa, A. (2012). O Treino do Equilíbrio com Plataformas na Pessoa Idosa, Ginástica Acrobática Sénior, Gerontodesign de Calçado. II Encontro de Investigadores no Âmbito do Envelhecimento. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 18 abril.

Tupholme, T. (2012). Melhorar a qualidade de vida de idosos com demência através de um rodapé inovador de estimulação multissensorial. III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria, organizado pela ESE João de Deus. Lisboa, Auditório da Feira Internacional de Lisboa, 9 de dezembro.

Tupholme, T. (2012). A depressão na terceira idade. Jornadas do Envelhecimento Ativo, organizadas pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro. Rio de Mouro, Auditório da Igreja de Rio de Mouro, setembro.


2011

Almeida, J. M. (2011). Escola do Futuro: Conteúdos e Metodologias. SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, 22 de setembro.

Almeida, J. M. (2011). Gestão Escolar e Avaliação das Escolas: desafios para qualificação da Educação. Escola EB 1 das Galinheiras (Lisboa), 11 de fevereiro.

Magalhães, V. F.
(2011). A poesia de Matilde Rosa Araújo na Távola Redonda. Ciclo “Poesia Portuguesa do Século XX – Geração da Távola Redonda”. Org. Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. Lisboa, Palácio de Fronteira, 17 de maio.

2010

Magalhães, V. F. (2010). Balanço literário de 2009 (Literatura para crianças e jovens). Org. Associação Portuguesa de Críticos Literários. Lisboa, Sociedade Portuguesa de Autores, 14 de dezembro.

Magalhães, V. F. (2010). Poesia/ infância: Algumas (pre)posições. Simpósio O Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa na prática educativa. Org. Instituto Piaget. Almada, 14 de maio.

Magalhães, V. F. (2010). O estudo da literatura para crianças e jovens – O estado da arte. I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens. Org. Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, 21 de janeiro.

Silva, A.C., Amador, A.C., Brazão, S., Faria, C., & Boaventura, D. (2010). Limpets as prey: Lipophrys pholis choice for size (Poster). XVI Simpósio Ibérico de Estudos de Biologia Marinha, Alicante (Espanha) de 6 a 10 de setembro.

2009

Boaventura, D., Faria, C., Chagas, I., & Galvão, C. (2009). Development and evaluation of scientific experiments performed in a marine biology research laboratory with children of the first cycle of basic education. ESERA - European Science Education Research Association. Istambul (Turquia), 31 de agosto a 4 de setembro.

Cortez, M. G. (2009). Mesa Redonda “A Mulher no Trabalho, na Vida Familiar e na Sociedade”. Comemorações dos 75 anos em Portuga da Solvay. 5 de março.

Magalhães, V. F. (2009).  A formação do jovem leitor. VI Congresso de Alfabetização Metodologias para a aprendizagem da língua escrita. Org. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Brasil, Uberlândia, Campus de Santa Mônica, 10 de setembro.

Magalhães, V. F. (2009). A literatura infantil e a alfabetização em Portugal. Seminário Internacional Processos de Leitura e Escrita. Org. Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual de São Paulo. Brasil, Marília (SP), Campus de Marília, 28 de agosto.

Magalhães, V. F. (2009). A promoção da leitura em Portugal. Colóquio Internacional Políticas de promoção da leitura na interface luso-brasileira. Org. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia; Prefeitura Municipal de Ituiutaba; Fundação Educacional de Ituiutaba/ Universidade do Estado de Minas Gerais. Brasil, Ituitaba, FEIT, 20 de agosto.