Centro de Investigação e Estudos João de Deus
Conferências proferidas
Almeida, J. M. (2017).
Conferência "A Qualidade na Prestação de Serviços
Educativos", no “Forum de Partilha das IPSS’s – A
Construir o Futuro” (Almada, 21 de outubro).
Boaventura, D. (2022). Encontro
anual “MARE – Centro de Ciências do Mar e do
Ambiente 2022”, Universidade NOVA de Lisboa
(Campus da Caparica), 7 de outubro.
Boaventura, D. (2022).
Participou na “1st International Conference on
Education and Training”, realizada em Lisboa de 12
a 15 de julho, onde apresentou uma comunicação
oral.
Boaventura, D. (2022). Participou
na “14th Annual International Conference on
Education and New Learning Technologies”
(EDULEARN22), realizado de 3 a 6 de julho em Palma
de Maiorca (Espanha), onde apresentou uma
comunicação escrita.
Boaventura, D., Neves, A. T.,
Faria, C. (2022). What do Ocean Literacy research
projects tell us about the use of Mobile Digital
Technologies? Potentialities and constraints in
science education. “3rd World Conference on
Education and Teaching”, Budapest, Hungary, 6 a 8
de maio.
Boaventura, D. (2022).
Participou no “VI Encontro de Investigação e
Práticas em Educação” realizado em Coimbra, de 6 a
7 maio, onde apresentou uma comunicação oral.
Boaventura, D. (2022). Participou
na INTED2022 | 16th annual International
Technology, Education and Development Conference,
realizada em Valencia entre 7 e 9 de março, onde
apresentou uma comunicação oral.
Boaventura, D. & Faria, C.
(2022). An App as a technological resource in
pre-service teacher science education.
“Proceedings of INTED |16th annual International
Technology, Education and Development Conference”,
Valencia, Spain, 7th to 9th of March, p. 4054.
Boaventura, D. (2021). Participou
no “XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências
| IV ISSE - International Seminar on Science
Education”, realizado em Coimbra, de 16 a 18 de
setembro, onde apresentou duas comunicações orais.
Boaventura, D. (2021). Participou
no Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021, que
se realizou em Almada, de 25 a 26 de novembro,
onde apresentou de uma comunicação oral.
Boaventura, D. (2021). Participou no Fórum online de “The case for climate optimism” realizado por Al Gore, no dia 29 de setembro.
Boaventura, D. (2021).
Participou, na qualidade promotora do projeto
Escolapedia, no evento final “BfK Ideas 2021”,
realizado a 27 de outubro, no âmbito da iniciativa
BfK Ideas, promovida pela ANI.
Boaventura, D. (2021).
Participou, no “XI Fórum dos Jovens Investigadores
do Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa”, Lisboa, 2 de julho, onde foi apresentada
uma comunicação oral.
Boaventura, D. (2021).
Participou, via online na Conferência “Caminhos do
Conhecimento - A relevância da sociedade para a
ciência”, organizada pela Ciência Viva, em
colaboração com o Ecsite - rede europeia de museus
e centros de ciência, numa celebração antecipada
do Dia Nacional dos Cientistas, realizada no dia
14 de maio.
Boaventura, D. (2021).
Participou, na “European Humanities Conference” da
UNESCO (emissão online), realizada na Fundação
Calouste Gulbenkian, em Lisboa, de 4 a 7 de maio.
Boaventura, D. (2021).
Participou no 1.º Fórum Nacional dos Clubes
Ciência Viva na Escola, emissão totalmente online,
realizada em
www.clubescienciaviva.virtualarena.pt, no dia 23
de janeiro, onde apresentou uma comunicação
escrita.
Boaventura, D. (2020).
Participou na sessão de apresentação da plataforma
de gestão curricular Ciênc,, iaVitae, realizada a
22 de janeiro em formato de Webinar.
Boaventura, D. (2020).
Participou no “Seminário Nacional Eco-Escolas
2020”, realizado de 17 a 19 de janeiro, na Escola
Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Almeida, J. M. (2017).
Conferência "As lideranças intermédias na escola:
caminhos e desafios" no I Seminário Boas Práticas
Educação - Alentejo Litoral (Grândola, 13 de
julho).
Boaventura, D. (2019). Participou
na Sessão EcoCampus Portugal 2020, que de correu
na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA
FCSH), no dia 19 de novembro, organizada pela
Associação Bandeira Azul da europa, secção
portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental
(ABAE/FEE Portugal).
Boaventura, D. (2019). Participou
no 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, que se
realizou na Academia das Ciências de Lisboa, de 24
e 25 de outubro, onde apresentou uma comunicação
oral.
Boaventura, D. (2019). Participou
“VI Encontro Internacional Casa das Ciências,
Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna”,
Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, que
decorreu em Lisboa da 10 a 12 de julho, onde foi
dinamizado um workshop “Kit EduMar - Monitorizar o
impacto das alterações climáticas na
biodiversidade marinha entre-marés através de
ciência cidadã”.
Boaventura, D. (2019). Participou
na "OMEP European Meeting and Conference 2019
Education for Sustainable Development”, que se
realizou em Lisboa de 17 a 18 maio , onde foi
apresentada uma comunicação oral.
Boaventura, D. (2019).
Participou no “Citizen Science Association
Conference 2019”, onde foi apresentada uma
comunicação oral. Raleigh, NC, USA, 6 a 11 de
março,.
Boaventura, D. (2019).
Participou no “12th International Temperate Reefs
Symposium”, onde apresentou uma comunicação oral e
moderou uma sessão de comunicações orais.
Universidade de Hong Kong, Hong Kong, 6 a 11 de
janeiro.
Boaventura, D. (2018). IMMR18
“International Meeting on Marine Research 2018”.
Peniche de 5 a 6 de julho.
Boaventura, D. (2017). Participou
no VII Encontro da Rede BRASPOR “Mares e Litorais
perspetivas transdisciplinares”, que se realizou
em Sesimbra de 18 a 21 de setembro, onde
apresentou uma comunicação oral.
Boaventura, D. (2017). Participou
no IV Encontro Internacional da Casa das Ciências,
realizado na Faculdade de Ciências da Universidade
de Lisboa de 10 a 12 de julho, onde apresentou uma
comunicação oral.
Cabral. R. F. (2017). O futuro da
educação: Desafios. 13.º Colóquios da Cereja:
Quero ser um professor do meu tempo. Moagem,
Fundão, 3 de Junho.
Caldeira. M. F. (2019).
Participou no 2.º Encontro Nacional de Ciência
Cidadã, onde apresentou uma comunicação oral.
Academia das Ciências de Lisboa, 24 e 25 de
outubro.
Casteleiro, J. M. (2017). A
notável contribuição do Instituto Politécnico de
Macau para o ensino do Português na RAEM e na
China, bem patente em quatro livros que acaba de
publicar e que aqui se apresentam. Instituto
Politécnico de Macau, Macau, 26 de junho.
Casteleiro, J. M. (2016). Lições
e desilusões de um dicionarista, proferida na
Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 8
de junho.
Casteleiro, J. M. (2016).
Ortografia: situação atual do acordo ortográfico
em Portugal e nos outros países lusófonos,
proferida no Liceu Literário Português, Rio de
Janeiro, 6 de junho.
Cortez, M. (2022). Palestra
intitulada “A Nossa Escola como Comunidade de
Aprendizagem- Ciclo Vicioso ou Virtuoso” no âmbito
do Dia de Reflexão da Escola Secundária/3º Ciclo
José Afonso (seixal) (31 janeiro).
Cortez, M. (2018). A
Interculturalidade e o Trabalho Pedagógico
Diferenciado. XIII Encontro de Educação
intitulado: Escola Sem Muros. Escola Superior de
Educação Jean Piaget, 30 de junho.
Cortez, M. (2018). Comunicação e
Dinamização de Sessão Paralela - O Líder GOVINT:
Sistémico e Colaborativo. IV Conferência
Internacional GOVINT subordinada ao tema: “E que
tal se Colaborássemos?”, 31 janeiro.
Cortez, M. (2017). Organização do
Fórum de Partilha das IPSS’s do Concelho de
Almada. Externato Frei Luis de Sousa, Almada, 21
de outubro.
Cortez, M. (2017). Pedagogia
Diferenciada. Proferida no Agrupamento de Escolas
de Santo António, Barreiro, 5 setembro.
Cortez, M. (2017). Os Fatores de
Sucesso da Liderança Colaborativa. Proferida no
Fórum para a Governação Integrada no âmbito do III
Colóquio Internacional subordinando ao tema
“Colaborar: Missão Impossível?. 17 de janeiro.
Cortez, M. (2016). Moderação de
uma Mesa de Comunicações “Ser Professor! Como me
defino!” no âmbito do Seminário: Projeto Fénix:
Relação, Motivação e Diferenciação Pedagógica.
Fórum Municipal do Seixal, 23 de março.
Costa, M. C., & Domingos, A. (2018).
Promoting mathematics’ teaching through hands-on
science experiments. In E. Bergqvist, M.
Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.),
Proceedings of the 42nd Conference of the
International Group for the Psychology of
Mathematics Education (Vol. 5, pp. 34). Umeå,
Sweden: PME.
Domingos, A. (2021). Dinamização
do grupo de discussão “Capacidades matemáticas
transversais e ensino e aprendizagem” no Encontro
de Investigação em Educação Matemática 2021, que
decorreu on-line nos dias 20 e 21 de novembro
2021.
Domingos, A. (2021). Participação
na 14th Conference of the European Science
Education Research Association (ESERA 2021), que
se realizou virtualmente na Universidade do Minho,
Braga (30 de agosto a 3 de setembro de 2021).
Domingos, A. (2021). Participação
na15th International Conference on Technology in
Mathematics Teaching – ICTMT 15, que decorreu na
Danish School of Education, Aarhus University,
Copenhaga, 13 a 16 de setembro 2021.
Domingos, A. (2021). Participação
no Encontro de Investigação em Educação Matemática
2021, que decorreu on-line nos dias 20 e 21 de
novembro 2021.
Domingos, A. (2021). As STEM no ensino
a distância (e@d) em tempo de pandemia da
covid-19. Vila Real: Universidade de
Trás-os-Montes e Alto Douro.
Domingos, A. (2020). Membro da
Comissão Científica da International Scientific
Profesional Virtual Conference „STREAM“
Educational stream“, que se realizou na Vytautas
Magnus University Education Academy, Institute of
Professional Development, Lituânia, 4 de Dezembro.
Domingos, A. (2020). Membro da
Comissão Organizadora da Conferência Internacional
de Investigação em Educação Matemática CIIEM 2020,
sobre o tema: Investigação em Educação Matemática:
implicações em tempos de pandemia. Organização da
SPIEM, SBEM e SEIEM, Novembro.
Domingos, A., Santiago, A.,
Costa, C., & Machado, R. (2018). On-line
platform as an artefact for teaching and learning
mathematics. In E. Bergqvist, M. Österholm, C.
Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of
the 42nd Conference of the International Group for
the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5,
pp. 225). Umeå, Sweden: PME.
Domingos, A. (2017). Moderador da
‘Sessão de partilha de boas práticas’ relacionada
com a utilização educativa da Khan Academy, que
decorreu no encontro TICPortugal’17 em 7 de julho
de 2017, na FCTUNL.
Domingos, A. (2017). Participou
no Workshop O futuro da educação: Teaching is
dead? Long Live Learning, como membro do Painel O
futuro da educação e a utilização das tecnologias.
Auditório INE da NOVA-IMS, Lisboa, Junho.
Domingos, A. (2017). Participou
na Mesa Redonda Perfil do aluno à saída da
escolaridade obrigatória - Como chegar lá.
Auditório Maria de Jesus Barroso da Casa das
Histórias Paula Rego, Cascais, Maio.
Domingos, A. (2017). Participou
na Mesa Redonda Perfil dos alunos para o Século
XXI. EBS da Cidadela, Cascais, Abril.
Domingos, A. (2017). Participou
na Mesa Redonda As tecnologias na aula de
Matemática: do Projeto Minerva à sala de aula no
futuro, no decorrer do ProfMat 2017. Instituto
Politécnico de Viseu, Abril.
Domingos, A. (2017). Realização
da conferência A tecnologia no currículo para o
Século XXI: perspetivando o futuro, no decorrer do
ÉvoraMat 2017. Escola Dr. Hernâni Cidade, Redondo,
Março.
Faria, C., Gaspar, R., Boaventura, D.,
Duarte, C. (2022). "Roteiro entre marés": an app
for the promotion of ocean literacy. Proceedings
of EDULEARN22 | 14th Annual International
Conference on Education and New Learning
Technologies, Palma, Mallorca, Spain, 4th to 6th
of July, p. 1572.
Magalhães, V. F. (2021). Questões
de género na literatura de língua portuguesa
destinada à infância. Encontro Leitura sem
Fronteiras. Instituto Piaget (org.). Campus de
Almada, 10 de Março.
Magalhães, Violante F. (2019).
A poesia de A. Oliveira Cruz – Uma interpretação.
Conferência. Encontro Internacional de Educação –
Abordagem Transdisciplinar e Poética da Educação.
Org. Instituto Piaget, Campus de Almada, 16 de
novembro.
Magalhães, Violante F. (2019). Da
alfabetização à formação do leitor literário.
Seminário no âmbito da UC Cultura Escrita, da
Licenciatura em Educação, do Instituto da Educação
da Universidade de Lisboa, 26 de novembro
Magalhães, Violante F. (2019).
Poemas do Cancioneiro Infanto-Juvenil.
Comunicação. Encontro Internacional de Educação –
Abordagem Transdisciplinar e Poética da Educação.
Org. Instituto Piaget, Campus de Almada, 15 de
novembro.
Magalhães, Violante F. (2019). A
literatura enquanto forma de resistência.
Comunicação. III Encontros Literários “Literaturas
& Resistência”, promovido pela Biblioteca
Municipal de Montemor-o-Novo. BM Montemor-o-Novo,
26.10.2019
Magalhães, V. (2018). “O ensino
da Língua Portuguesa no contexto do sistema de
ensino português: do Ensino Básico à Formação de
Professores”. Seminário do Programa de Estudos
Pós-Graduados em Educação da Pontifícia
Universidade Católica, São Paulo/ SP Brasil. São
Paulo, PUC, 26 de fevereiro.
Magalhães, Violante F. (2017).
L’Éducation littéraire dans l’enseignement basic
au Portugal. Encontro La littérature et les arts
pour le XXIème siècle. Une utopie éducative. Org.
Colegio de España e Ministerio de la Educación,
Cultura y Deporte de España. Paris, Cité
Internationale Universitaire de Paris, 26 de
janeiro.
Moreira da Silva, F. (2022). Apresentação de comunicação sobre o estudo e aplicação da APP, em Tcchnical Meeting of the “READ-COM – Reading communities – From the paper book to the digital era” - Code 2019-1-ES01-KA201-063967- EUPROGRAMME ERASMUS+, KA2 STRATEGIC PARTNERSSHIPS, no Centro Machiavelli, palazzo Canigiani, Florença (Itália), em 19 de julho.
Moreira da Silva, F. (2022).
Apresentação de comunicação sobre materiais de
leitura na conferência final (evento
multiplicador) do projeto READ-COM – Reading
communities – From the paper book to the digital
era. Programme ERASMUS+ Education KA2 Strategic
partnership Code 2019-1-ES01-KA201-063967.
Biblioteca delle Oblate, em de Firenze, Itália, em
20 de julho.
Moreira da Silva, F. (2022).
Apresentação de estratégias de leitura, no evento
LEARNIN/TEACHING ACTIVITIES (C3) of the “READ-COM-
Reading Communities from the paper books to
digital era” - Code 2019-1-ES01-KA201-063967, EU
PROGRAMME ERASMUS+, KA” STRATEGIC PARTNERSHIPS. Em
Florença, Itália, nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2
de março de 2022.
Moreira da Silva, F. (2020).
2nd meeting project “READ-COM: Reading communities
from paper books to digital era” [e-conference].
MS-Teams, 9 e 10 de julho.
Moreira da Silva, F. (2020).
Organização da Sessão de Sensibilização do Projeto
“ECH2O-ÁGUA”. Parceria com a Associação Portuguesa
dos Recursos Hídricos, na ESE João de Deus, a 22
de janeiro.
Moreira da Silva, F. (2019). Organização da Palestra “Terapia da Fala e Estratégias em Sala de Aula” para alunos, professores e educadores e outros técnicos de educação, ESE João de Deus, Lisboa, 20 de novembro.
Moreira da Silva, F. (2019).
Participou na Conferência Ecocampus – Portugal
2020. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas –
Universidade Nova de Lisboa, 19 de novembro.
Neves, A. T., Boaventura, D.
& Galvão, C. (2022). Módulo de ensino sobre
alterações climáticas e ciência cidadã. “VI
Encontro de Investigação e Práticas em Educação”,
Coimbra, Portugal, 6 a 7 de maio.
Neves, A. T, Boaventura, D.
& Galvão, C. (2022). Contributions from
citizen science to climate change education:
Perceptions of in-service teachers. “1st
International Conference on Education and
Training”, Lisboa, Portugal, 12th to 15th of
July, p. 169-170.
Pereira, P. C. (2018).
Conferência “Relação Escola-Família-Comunidade”,
no Instituto Superior de Ciências Educativas,
Odivelas, 21 de abril.
Ponces de Carvalho, A. (2020).
Welcome and hosting the 3nd meeting project
“READ-COM: Reading communities from paper books to
digital era” [e-conference]. MS-Teams, 19 e 20 de
novembro.
Ponces de Carvalho, A. (2018).
Comunicação “A importância da Educação de Infância
para o desenvolvimento infantil”, apresentada no
III Seminário de Silves Sul, organizado pelo
Agrupamento de Escolas Silves Sul. Pêra (Algarve),
Centro Paroquial de Pêra, 24 de março.
Ruivo, I. (2022). Comunicação
apresentada no âmbito do Projeto READ-COM,
intitulada “Reading Educational Toolkit – from 3
to 6. Activities to promote reading learning”, 20
de julho, em Florença.
Ruivo, I., Santos, J. (2020).
Presentation of the reports of phase 1 -
Presentation of Portuguese partner reports. In 2nd
meeting project “READ-COM: Reading communities
from paper books to digital era” [e-conference].
MS-Teams, 9 de julho.
Ruivo, I., Santos, J. (2020).
Planning of Intellectual Output 2 (Reading
Education Toolkit - Portuguese contributions). In
3nd meeting project “READ-COM: Reading communities
from paper books to digital era” [e-conference].
MS-Teams, 20 de novembro.
Ruivo, I. (2019). Coordenação
da Palestra “Terapia da Fala e Estratégias em Sala
de Aula” – com Joana Miguel, Margarida Tavares e
Catarina Miguel da equipa do CAIDI, Museu João de
Deus, Lisboa, 20 de novembro.
Sampaio, M. F. (2020).
International Conference of Education, Research
and Innovation – ICERI2020, 9 a 10 de novembro de
2020.
Santos, J. (2022). "READ-COM: Uma
APP digital com atividades para desenvolver a
competência Leitora". Evento Multiplicador no
âmbito do projeto READ COM. Escolas Cooperantes
(Lisboa): Colégio Manuel Bernardes 1 de julho;
Escola de Pedro Nunes, 27 de julho.
Santos, J. (2022). "READ-COM: Uma APP
digital com atividades para desenvolver a
competência Leitora". Evento Multiplicador no
âmbito do projeto READ COM. Projetos Sociais
(Amadora): Boba Stúdio - E8G, A Rodar - E8G, 20 de
julho.
Silveira-Botelho, A. T. (2019).
Supervisão na formação inicial de professores – um
modelo em permanente (re)construção. In 2.ª
Conferência Internacional de Investigação em
Educação (ICRE) no ISEP – Instituto Superior de
Engenharia do Porto, 17 e 19 de julho.
Silveira-Botelho, T. (2018).
Dinamização de um workshop – “Da Teoria à Prática
– um tempo de qualidade”- no seminário sobre o
Envolvimento Parental no Instituto Superior de
Ciência Educativas, Odivelas, abril 2018.
Subtil, M., & Domingos, A. (2018).
The instrumental genesis in the demonstration of
the pythagorean theorem. In E. Bergqvist, M.
Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.),
Proceedings of the 42nd Conference of the
International Group for the Psychology of
Mathematics Education (Vol. 5, pp. 164). Umeå,
Sweden: PME.