Centro de Investigação e Estudos João de Deus

Conferências proferidas

Almeida, J. M. (2017). Conferência "A Qualidade na Prestação de Serviços Educativos", no  “Forum de Partilha das IPSS’s – A Construir o Futuro” (Almada, 21 de outubro).

Boaventura, D. (2022). Encontro anual “MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente 2022”, Universidade NOVA de Lisboa (Campus da Caparica), 7 de outubro.

Boaventura, D. (2022). Participou na “1st International Conference on Education and Training”, realizada em Lisboa de 12 a 15 de julho, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2022). Participou na “14th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies” (EDULEARN22), realizado de 3 a 6 de julho em Palma de Maiorca (Espanha), onde apresentou uma comunicação escrita.

Boaventura, D., Neves, A. T., Faria, C. (2022). What do Ocean Literacy research projects tell us about the use of Mobile Digital Technologies? Potentialities and constraints in science education. “3rd World Conference on Education and Teaching”, Budapest, Hungary, 6 a 8 de maio.

Boaventura, D. (2022). Participou no “VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação” realizado em Coimbra, de 6 a 7 maio, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2022). Participou na INTED2022 | 16th annual International Technology, Education and Development Conference, realizada em Valencia entre 7 e 9 de março, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. & Faria, C. (2022). An App as a technological resource in pre-service teacher science education. “Proceedings of INTED |16th annual International Technology, Education and Development Conference”, Valencia, Spain, 7th to 9th of March, p. 4054.

Boaventura, D. (2021). Participou no “XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE - International Seminar on Science Education”, realizado em Coimbra, de 16 a 18 de setembro, onde apresentou duas comunicações orais.

Boaventura, D. (2021). Participou no Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021, que se realizou em Almada, de 25 a 26 de novembro, onde apresentou de uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2021). Participou no Fórum online de “The case for climate optimism” realizado por Al Gore, no dia 29 de setembro.

Boaventura, D. (2021). Participou, na qualidade promotora do projeto Escolapedia, no evento final “BfK Ideas 2021”, realizado a 27 de outubro, no âmbito da iniciativa BfK Ideas, promovida pela ANI.

Boaventura, D. (2021).  Participou, no “XI Fórum dos Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa”, Lisboa, 2 de julho, onde foi apresentada uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2021). Participou, via online na Conferência “Caminhos do Conhecimento - A relevância da sociedade para a ciência”, organizada pela Ciência Viva, em colaboração com o Ecsite - rede europeia de museus e centros de ciência, numa celebração antecipada do Dia Nacional dos Cientistas, realizada no dia 14 de maio.

Boaventura, D. (2021). Participou, na “European Humanities Conference” da UNESCO (emissão online), realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, de 4 a 7 de maio.

Boaventura, D. (2021). Participou no 1.º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola, emissão totalmente online, realizada em www.clubescienciaviva.virtualarena.pt, no dia 23 de janeiro, onde apresentou uma comunicação escrita.

Boaventura, D. (2020). Participou na sessão de apresentação da plataforma de gestão curricular Ciênc,, iaVitae, realizada a 22 de janeiro em formato de Webinar.

Boaventura, D. (2020). Participou no “Seminário Nacional Eco-Escolas 2020”, realizado de 17 a 19 de janeiro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Almeida, J. M. (2017). Conferência "As lideranças intermédias na escola: caminhos e desafios" no I Seminário Boas Práticas Educação - Alentejo Litoral (Grândola, 13 de julho).

Boaventura, D. (2019). Participou na Sessão EcoCampus Portugal 2020, que de correu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), no dia 19 de novembro, organizada pela Associação Bandeira Azul da europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (ABAE/FEE Portugal).

Boaventura, D. (2019). Participou no 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, que se realizou na Academia das Ciências de Lisboa, de 24 e 25 de outubro, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2019). Participou “VI Encontro Internacional Casa das Ciências, Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna”, Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, que decorreu em Lisboa da 10 a 12 de julho, onde foi dinamizado um workshop “Kit EduMar - Monitorizar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha entre-marés através de ciência cidadã”.

Boaventura, D. (2019). Participou na "OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, que se realizou em Lisboa de  17 a 18 maio , onde foi apresentada uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2019). Participou no “Citizen Science Association Conference 2019”, onde foi apresentada uma comunicação oral. Raleigh, NC, USA, 6 a 11 de março,.

Boaventura, D. (2019). Participou no “12th International Temperate Reefs Symposium”, onde apresentou uma comunicação oral e moderou uma sessão de comunicações orais. Universidade de Hong Kong, Hong Kong, 6 a 11 de janeiro.

Boaventura, D. (2018). IMMR18 “International Meeting on Marine Research 2018”. Peniche de 5 a 6 de julho.

Boaventura, D. (2017). Participou no VII Encontro da Rede BRASPOR “Mares e Litorais perspetivas transdisciplinares”, que se realizou em Sesimbra de 18 a 21 de setembro, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2017). Participou no IV Encontro Internacional da Casa das Ciências, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 10 a 12 de julho, onde apresentou uma comunicação oral.

Cabral. R. F. (2017). O futuro da educação: Desafios. 13.º Colóquios da Cereja: Quero ser um professor do meu tempo. Moagem, Fundão, 3 de Junho.

Caldeira. M. F. (2019). Participou no 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, onde apresentou uma comunicação oral. Academia das Ciências de Lisboa, 24 e 25 de outubro.

Casteleiro, J. M. (2017). A notável contribuição do Instituto Politécnico de Macau para o ensino do Português na RAEM e na China, bem patente em quatro livros que acaba de publicar e que aqui se apresentam. Instituto Politécnico de Macau, Macau, 26 de junho.

Casteleiro, J. M. (2016). Lições e desilusões de um dicionarista, proferida na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 8 de junho.

Casteleiro, J. M. (2016). Ortografia: situação atual do acordo ortográfico em Portugal e nos outros países lusófonos, proferida no Liceu Literário Português, Rio de Janeiro, 6 de junho.

Cortez, M. (2022). Palestra intitulada “A Nossa Escola como Comunidade de Aprendizagem- Ciclo Vicioso ou Virtuoso” no âmbito do Dia de Reflexão da Escola Secundária/3º Ciclo José Afonso (seixal) (31 janeiro).

Cortez, M. (2018). A Interculturalidade e o Trabalho Pedagógico Diferenciado. XIII Encontro de Educação intitulado: Escola Sem Muros. Escola Superior de Educação Jean Piaget, 30 de junho.

Cortez, M. (2018). Comunicação e Dinamização de Sessão Paralela - O Líder GOVINT: Sistémico e Colaborativo. IV Conferência Internacional GOVINT subordinada ao tema: “E que tal se Colaborássemos?”, 31 janeiro.

Cortez, M. (2017). Organização do Fórum de Partilha das IPSS’s do Concelho de Almada. Externato Frei Luis de Sousa, Almada, 21 de outubro.

Cortez, M. (2017). Pedagogia Diferenciada. Proferida no Agrupamento de Escolas de Santo António, Barreiro, 5 setembro.

Cortez, M. (2017). Os Fatores de Sucesso da Liderança Colaborativa. Proferida no Fórum para a Governação Integrada no âmbito do III Colóquio Internacional subordinando ao tema “Colaborar: Missão Impossível?. 17 de janeiro.

Cortez, M. (2016). Moderação de uma Mesa de Comunicações “Ser Professor! Como me defino!” no âmbito do Seminário: Projeto Fénix: Relação, Motivação e Diferenciação Pedagógica. Fórum Municipal do Seixal, 23 de março.

Costa, M. C., & Domingos, A. (2018). Promoting mathematics’ teaching through hands-on science experiments. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, pp. 34). Umeå, Sweden: PME.

Domingos, A. (2021). Dinamização do grupo de discussão “Capacidades matemáticas transversais e ensino e aprendizagem” no Encontro de Investigação em Educação Matemática 2021, que decorreu on-line nos dias 20 e 21 de novembro 2021.

Domingos, A. (2021). Participação na 14th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA 2021), que se realizou virtualmente na Universidade do Minho, Braga (30 de agosto a 3 de setembro de 2021).

Domingos, A. (2021). Participação na15th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 15, que decorreu na Danish School of Education, Aarhus University, Copenhaga, 13 a 16 de setembro 2021.

Domingos, A. (2021). Participação no Encontro de Investigação em Educação Matemática 2021, que decorreu on-line nos dias 20 e 21 de novembro 2021.

Domingos, A.
(2021). As STEM no ensino a distância (e@d) em tempo de pandemia da covid-19. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Domingos, A. (2020). Membro da Comissão Científica da International Scientific Profesional Virtual Conference „STREAM“ Educational stream“, que se realizou na Vytautas Magnus University Education Academy, Institute of Professional Development, Lituânia, 4 de Dezembro.

Domingos, A. (2020). Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática CIIEM 2020, sobre o tema: Investigação em Educação Matemática: implicações em tempos de pandemia. Organização da SPIEM, SBEM e SEIEM, Novembro.

Domingos, A., Santiago, A., Costa, C., & Machado, R. (2018). On-line platform as an artefact for teaching and learning mathematics. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, pp. 225). Umeå, Sweden: PME.

Domingos, A. (2017). Moderador da ‘Sessão de partilha de boas práticas’ relacionada com a utilização educativa da Khan Academy, que decorreu no encontro TICPortugal’17 em 7 de julho de 2017, na FCTUNL.

Domingos, A. (2017). Participou no Workshop O futuro da educação: Teaching is dead? Long Live Learning, como membro do Painel O futuro da educação e a utilização das tecnologias. Auditório INE da NOVA-IMS, Lisboa, Junho.

Domingos, A. (2017). Participou na Mesa Redonda Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória - Como chegar lá. Auditório Maria de Jesus Barroso da Casa das Histórias Paula Rego, Cascais, Maio.

Domingos, A. (2017). Participou na Mesa Redonda Perfil dos alunos para o Século XXI. EBS da Cidadela, Cascais, Abril.

Domingos, A. (2017). Participou na Mesa Redonda As tecnologias na aula de Matemática: do Projeto Minerva à sala de aula no futuro, no decorrer do ProfMat 2017. Instituto Politécnico de Viseu, Abril.

Domingos, A. (2017). Realização da conferência A tecnologia no currículo para o Século XXI: perspetivando o futuro, no decorrer do ÉvoraMat 2017. Escola Dr. Hernâni Cidade, Redondo, Março.

Faria, C., Gaspar, R., Boaventura, D., Duarte, C. (2022). "Roteiro entre marés": an app for the promotion of ocean literacy. Proceedings of EDULEARN22 | 14th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, Mallorca, Spain, 4th to 6th of July, p. 1572.

Magalhães, V. F. (2021). Questões de género na literatura de língua portuguesa destinada à infância. Encontro Leitura sem Fronteiras. Instituto Piaget (org.). Campus de Almada, 10 de Março.

Magalhães, Violante F. (2019). A poesia de A. Oliveira Cruz – Uma interpretação. Conferência. Encontro Internacional de Educação – Abordagem Transdisciplinar e Poética da Educação. Org. Instituto Piaget, Campus de Almada, 16 de novembro.

Magalhães, Violante F. (2019). Da alfabetização à formação do leitor literário. Seminário no âmbito da UC Cultura Escrita, da Licenciatura em Educação, do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 26 de novembro

Magalhães, Violante F. (2019). Poemas do Cancioneiro Infanto-Juvenil. Comunicação. Encontro Internacional de Educação – Abordagem Transdisciplinar e Poética da Educação. Org. Instituto Piaget, Campus de Almada, 15 de novembro.

Magalhães, Violante F. (2019). A literatura enquanto forma de resistência. Comunicação. III Encontros Literários “Literaturas & Resistência”, promovido pela Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo. BM Montemor-o-Novo, 26.10.2019

Magalhães, V. (2018). “O ensino da Língua Portuguesa no contexto do sistema de ensino português: do Ensino Básico à Formação de Professores”. Seminário do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo/ SP Brasil. São Paulo, PUC, 26 de fevereiro.

Magalhães, Violante F. (2017). L’Éducation littéraire dans l’enseignement basic au Portugal. Encontro La littérature et les arts pour le XXIème siècle. Une utopie éducative. Org. Colegio de España e Ministerio de la Educación, Cultura y Deporte de España. Paris, Cité Internationale Universitaire de Paris, 26 de janeiro.

Moreira da Silva, F. (2022). Apresentação de comunicação sobre o estudo e aplicação da APP, em Tcchnical Meeting of the “READ-COM – Reading communities – From the paper book to the digital era” - Code 2019-1-ES01-KA201-063967- EUPROGRAMME ERASMUS+, KA2 STRATEGIC PARTNERSSHIPS, no Centro Machiavelli, palazzo Canigiani, Florença (Itália), em 19 de julho.

Moreira da Silva, F. (2022). Apresentação de comunicação sobre materiais de leitura na conferência final (evento multiplicador) do projeto READ-COM – Reading communities – From the paper book to the digital era. Programme ERASMUS+ Education KA2 Strategic partnership Code 2019-1-ES01-KA201-063967. Biblioteca delle Oblate, em de Firenze, Itália, em 20 de julho.

Moreira da Silva, F. (2022). Apresentação de estratégias de leitura, no evento LEARNIN/TEACHING ACTIVITIES (C3) of the “READ-COM- Reading Communities from the paper books to digital era” - Code 2019-1-ES01-KA201-063967, EU PROGRAMME ERASMUS+, KA” STRATEGIC PARTNERSHIPS. Em Florença, Itália, nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março de 2022.

Moreira da Silva, F. (2020). 2nd meeting project “READ-COM: Reading communities from paper books to digital era” [e-conference]. MS-Teams, 9 e 10 de julho.

Moreira da Silva, F. (2020). Organização da Sessão de Sensibilização do Projeto “ECH2O-ÁGUA”. Parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, na ESE João de Deus, a 22 de janeiro.

Moreira da Silva, F. (2019). Organização da Palestra “Terapia da Fala e Estratégias em Sala de Aula” para alunos, professores e educadores e outros técnicos de educação, ESE João de Deus, Lisboa, 20 de novembro.

Moreira da Silva, F. (2019). Participou na Conferência Ecocampus – Portugal 2020. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, 19 de novembro.

Neves, A. T., Boaventura, D. & Galvão, C. (2022). Módulo de ensino sobre alterações climáticas e ciência cidadã. “VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação”, Coimbra, Portugal, 6 a 7 de maio.

Neves, A. T, Boaventura, D. & Galvão, C. (2022). Contributions from citizen science to climate change education: Perceptions of in-service teachers. “1st International Conference on Education and Training”, Lisboa, Portugal, 12th  to 15th of July, p. 169-170.

Pereira, P. C. (2018). Conferência “Relação Escola-Família-Comunidade”, no Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas, 21 de abril.

Ponces de Carvalho, A. (2020). Welcome and hosting the 3nd meeting project “READ-COM: Reading communities from paper books to digital era” [e-conference]. MS-Teams, 19 e 20 de novembro.

Ponces de Carvalho, A. (2018). Comunicação “A importância da Educação de Infância para o desenvolvimento infantil”, apresentada no III Seminário de Silves Sul, organizado pelo Agrupamento de Escolas Silves Sul. Pêra (Algarve), Centro Paroquial de Pêra, 24 de março.

Ruivo, I. (2022). Comunicação apresentada no âmbito do Projeto READ-COM, intitulada “Reading Educational Toolkit – from 3 to 6. Activities to promote reading learning”, 20 de julho, em Florença.

Ruivo, I., Santos, J. (2020).  Presentation of the reports of phase 1 - Presentation of Portuguese partner reports. In 2nd meeting project “READ-COM: Reading communities from paper books to digital era” [e-conference]. MS-Teams, 9 de julho.

Ruivo, I., Santos, J. (2020).  Planning of Intellectual Output 2 (Reading Education Toolkit - Portuguese contributions). In 3nd meeting project “READ-COM: Reading communities from paper books to digital era” [e-conference]. MS-Teams, 20 de novembro.

Ruivo, I. (2019). Coordenação da Palestra “Terapia da Fala e Estratégias em Sala de Aula” – com Joana Miguel, Margarida Tavares e Catarina Miguel da equipa do CAIDI, Museu João de Deus, Lisboa, 20 de novembro.

Sampaio, M. F. (2020). International Conference of  Education, Research and Innovation – ICERI2020, 9 a  10 de novembro de 2020.

Santos, J. (2022). "READ-COM: Uma APP digital com atividades para desenvolver a
competência Leitora". Evento Multiplicador no âmbito do projeto READ COM. Escolas Cooperantes (Lisboa): Colégio Manuel Bernardes 1 de julho; Escola de Pedro Nunes, 27 de julho.

Santos, J.
(2022). "READ-COM: Uma APP digital com atividades para desenvolver a
competência Leitora". Evento Multiplicador no âmbito do projeto READ COM. Projetos Sociais (Amadora): Boba Stúdio - E8G, A Rodar - E8G, 20 de julho.

Silveira-Botelho, A. T. (2019). Supervisão na formação inicial de professores – um modelo em permanente (re)construção. In 2.ª Conferência Internacional de Investigação em Educação (ICRE) no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, 17 e 19 de julho.

Silveira-Botelho, T. (2018). Dinamização de um workshop – “Da Teoria à Prática – um tempo de qualidade”- no seminário sobre o Envolvimento Parental no Instituto Superior de Ciência Educativas, Odivelas, abril 2018.

Subtil, M., & Domingos, A. (2018). The instrumental genesis in the demonstration  of the pythagorean theorem. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, pp. 164). Umeå, Sweden: PME.