Centro de Investigação e Estudos João de Deus


Conferências proferidas

Almeida, J. M. (2017). Conferência "A Qualidade na Prestação de Serviços Educativos", no  “Forum de Partilha das IPSS’s – A Construir o Futuro” (Almada, 21 de outubro)

Almeida, J. M. (2017). Conferência "As lideranças intermédias na escola: caminhos e desafios" no I Seminário Boas Práticas Educação - Alentejo Litoral (Grândola, 13 de julho).

Boaventura, D. (2019). Participou na Sessão EcoCampus Portugal 2020, que de correu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), no dia 19 de novembro, organizada pela Associação Bandeira Azul da europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (ABAE/FEE Portugal).

Boaventura, D. (2019). Participou no 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, que se realizou na Academia das Ciências de Lisboa, de 24 e 25 de outubro, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2019). Participou “VI Encontro Internacional Casa das Ciências, Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna”, Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, que decorreu em Lisboa da 10 a 12 de julho, onde foi dinamizado um workshop “Kit EduMar - Monitorizar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha entre-marés através de ciência cidadã”.

Boaventura, D. (2019). Participou na "OMEP European Meeting and Conference 2019 Education for Sustainable Development”, que se realizou em Lisboa de  17 a 18 maio , onde foi apresentada uma comunicação oral. 

Boaventura, D. (2019). Participou no “Citizen Science Association Conference 2019”, que se realizou em Raleigh, NC, USA, de 6 a 11 de março, onde foi apresentada uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2019). Participou no “12th International Temperate Reefs Symposium”, que se realizou na Universidade de Hong Kong, em Hong Kong, de 6 a 11 de janeiro, onde apresentou uma comunicação oral e moderou uma sessão de comunicações orais. 

Boaventura, D. (2018). IMMR18 “International Meeting on Marine Research 2018”, que se realizou em Peniche de 5 a 6 de julho.

Boaventura, D. (2017). Participou no VII Encontro da Rede BRASPOR “Mares e Litorais perspetivas transdisciplinares”, que se realizou em Sesimbra de 18 a 21 de setembro, onde apresentou uma comunicação oral.

Boaventura, D. (2017). Participou no IV Encontro Internacional da Casa das Ciências, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 10 a 12 de julho, onde apresentou uma comunicação oral.

Cabral. R. F. (2017). O futuro da educação: Desafios. 13º Colóquios da Cereja: Quero ser um professor do meu tempo. Moagem, Fundão (3 de Junho)

Caldeira. M. F. (2019). Participou no 2.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, que se realizou na Academia das Ciências de Lisboa, de 24 e 25 de outubro, onde apresentou uma comunicação oral.

Casteleiro, J. M. (2017). “A notável contribuição do Instituto Politécnico de Macau para o ensino do Português na RAEM e na China, bem patente em quatro livros que acaba de publicar e que aqui se apresentam” no Instituto Politécnico de Macau (Macau, 26-06-2017)

Casteleiro, J.M. (2016). “Lições e desilusões de um dicionarista”, Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro (8 de junho de 2016).

Casteleiro, J.M. (2016). “Ortografia: situação atual do acordo ortográfico em Portugal e nos outros países lusófonos”, Liceu Literário Português, Rio de Janeiro (6 de junho de 2016).

Cortez, M. (2018). A Interculturalidade e o Trabalho Pedagógico Diferenciado. XIII Encontro de Educação intitulado: Escola Sem Muros na Escola Superior de Educação Jean Piaget  (30 junho).

Cortez, M. (2018). Comunicação e Dinamização de Sessão Paralela - O Líder GOVINT: Sistémico e Colaborativo. IV Conferência Internacional GOVINT subordinada ao tema: “ E que tal se Colaborássemos?” (31 janeiro).

Cortez, M. (2017). Organização do Fórum de Partilha das IPSS’s do Concelho de Almada no Externato Frei Luis de Sousa (Almada, 21 de outubro).

Cortez, M. (2017). Pedagogia Diferenciada no Agrupamento de Escolas de Santo António. (Barreiro, 5 setembro)

Cortez, M. (2017). Os Fatores de Sucesso da Liderança Colaborativa. Fórum para a Governação Integrada no âmbito do III Colóquio Internacional subordinando ao tema “Colaborar: Missão Impossível? (17 janeiro)

Cortez, M. (2016). Moderação de uma Mesa de Comunicações “Ser Professor! Como me defino!” no âmbito do Seminário: Projeto Fénix: Relação, Motivação e Diferenciação Pedagógica no Fórum Municipal do Seixal (23 de março de 2016).

Costa, M. C., & Domingos, A. (2018). Promoting mathematics’ teaching through hands-on science experiments. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, pp. 34). Umeå, Sweden: PME.

Domingos, A., Santiago, A., Costa, C., & Machado, R. (2018). On-line platform as an artefact for teaching and learning mathematics. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, pp. 225). Umeå, Sweden: PME.

Domingos, A. (2017). Moderador da ‘Sessão de partilha de boas práticas’ relacionada com a utilização educativa da Khan Academy, que decorreu no encontro TICPortugal’17 em 7 de julho de 2017, na FCTUNL.

Domingos, A. (2017). Participação no Workshop O futuro da educação: Teaching is dead? Long Live Learning, como membro do Painel O futuro da educação e a utilização das tecnologias, que decorreu no Auditório INE da NOVA-IMS, Lisboa (Junho de 2017) (Participação por convite).

Domingos, A. (2017). Participação na Mesa Redonda Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Como chegar lá, que decorreu no Auditório Maria de Jesus Barroso da Casa das Histórias Paula Rego, Cascais (Maio de 2017) (Participação por convite).

Domingos, A. (2017). Participação na Mesa Redonda Perfil dos alunos para o Século XXI, que decorreu na EBS da Cidadela, Cascais (Abril de 2017) (Participação por convite).

Domingos, A. (2017). Participação na Mesa Redonda As tecnologias na aula de Matemática: do Projeto Minerva à sala de aula no futuro, no decorrer do ProfMat 2017, que se realizou no Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Cascais (Abril de 2017) (Participação por convite).

Domingos, A. (2017). Realização da conferência A tecnologia no currículo para o Século XXI: perspetivando o futuro, no decorrer do ÉvoraMat 2017, que se realizou na Escola Dr. Hernâni Cidade, Redondo, (Março de 2017) (Participação por convite).

Magalhães, V. (2018). “O ensino da Língua Portuguesa no contexto do sistema de ensino português: do Ensino Básico à Formação de Professores”. Seminário do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo/ SP Brasil. São Paulo, PUC, 26 de fevereiro de 2018.

Magalhães, Violante F. (2017). L’Éducation littéraire dans l’enseignement basic au Portugal. Encontro La littérature et les arts pour le XXIème siècle. Une utopie éducative. Org. Colegio de España e Ministerio de la Educación, Cultura y Deporte de España. Paris, Cité Internationale Universitaire de Paris (26 de janeiro de 2017).

Moreira da Silva, F. (2019). Organização da Palestra “Terapia da Fala e Estratégias em Sala de Aula” para alunos, professores e educadores e outros técnicos de educação, ESE João de Deus, Lisboa, 20 de novembro.

Moreira da Silva, F. (2019). Participação na Conferência Ecocampus – Portugal 2020. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, 19 de novembro.

Moreira da Silva, F. (2020). Organização da Sessão de Sensibilização do Projeto “ECH2O-ÁGUA”. Parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, na ESE João de Deus, a 22 de janeiro.

Pereira, P. C. (2018). Conferência “Relação Escola-Família-Comunidade”, no Instituto Superior de Ciências Educativas (Odivelas) (21 de abril).

Ponces de Carvalho, A. (2018). Comunicação “A importância da Educação de Infância para o desenvolvimento infantil”, apresentada no III Seminário de Silves Sul, organizado pelo Agrupamento de Escolas Silves Sul. Pêra (Algarve), Centro Paroquial de Pêra, 24 de março.

Ruivo, I. (2019). Coordenação da Palestra “Terapia da Fala e Estratégias em Sala de Aula” – com Joana Miguel, Margarida Tavares e Catarina Miguel da equipa do CAIDI, dia 20 de novembro, no Museu João de Deus, Lisboa.

Silveira-Botelho, A. T. (2019). Participação na 2.ª Conferência Internacional de Investigação em Educação (ICRE) no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do porto entre os dias 17 e 19 de julho de 2019 com apresentação de uma comunicação com o título Supervisão na formação inicial de professores – um modelo em permanente (re)construção.

Silveira-Botelho, T. (2018). Dinamização de um workshop – “Da Teoria à Prática – um tempo de qualidade”- no seminário sobre o Envolvimento Parental no Instituto Superior de Ciência Educativas em Odivelas (abril 2018).

Subtil, M., & Domingos, A. (2018). The instrumental genesis in the demonstration  of the pythagorean theorem. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.), Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, pp. 164). Umeå, Sweden: PME.