Centro de Investigação e Estudos João de Deus

Livros

Alves, M. G., Gomes, E. X., Domingos, A., & Matos, J. M. (2018). Investigação, Educação e Desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa: Colibri /UIED FCT-UNL.

Cabral, R. F. (1999). Novo voo de Ícaro: ensaios sobre educação. Lisboa: ESEJD. ISBN 972-806-138-2.

Cabral, R. F. (1994). A formação de professores e as estruturas educativas: o desafio da cooperação para o desenvolvimento e a excelência. Lisboa: ESEJD.

Cabral, R. F. (1994). Excelência,educação e desenvolvimento. Lisboa: ESEJD.

Caldeira, M. F. (2009). Aprender a matemática de uma forma lúdica. Lisboa: ESEJD. ISBN 978-972-8061-73-9.

Casteleiro, J. M. (2016). “A importância crescente da língua portuguesa no panorama mundial”, in Carla Sofia Xavier Luís et al. (orgs.), A Língua Portuguesa: Passado, Presente e Futuro, Edições Colibri, Lisboa (em curso de publicação).

Casteleiro, J. M. (2016). “Acordo Ortográfico e Política de Língua” (Posfácio), in Casteleiro, J. M.; Oliveira, C. & Coelho, L. (2014). Manual de pronúncia e prosódia do português. Lisboa: LIDEL.

Casteleiro, J. M. (2014). A arte de mandar em português : estudo sintático-estilístico baseado em autores portugueses e brasileiros. Rio de Janeiro: Lexikon. 269, [3] p. ISBN 978-85-8300-006-8

Casteleiro, J. M. (2010). Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-31943-2.

Casteleiro, J. M. & Correia, P. D. (2008). Atual: O Novo Acordo Ortográfico (3ª ed.). Cacém: Texto. ISBN 978-972-47-3764-5.

Correia, M.L.; Santos , J. (2011). Vamos Conversar na Escola - Nu Bem Papia na Skola [CD-Rom] Lisboa: ESE João de Deus

Cortez, M. (2017, no prelo). Liderar em contexto de problemas sociais complexos e de governação Integrada. (e-book e versão escrita)

Cortez, M. G. (2016). A profissão de Educador de Infância e o Género Masculino. Santo Tirso: Whitebooks.

Cortez, M. G.; Góis, E.; Hespanha, C. & Cibele, C. (1993). Escola Básica Integrada - Caracterização de um processo. Coleção Estudos de Avaliação. I. I. E. Lisboa

Cortez, M. G.; Fernandes, D. & Góis, E. (1992). A generalização do Novo Programa numa Escola do 1.º Ciclo: Um estudo de caso. Coleção Cadernos de Avaliação. Lisboa: I. I. E.

Cortez, M. G. & Góis, E. (1992). A generalização da Reforma no 1.º Ciclo - O que mudou na Escola? (Um estudo de caso). Coleção Estudos de Avaliação. Lisboa: I.I.E.

Faria, C.; Boaventura, D.; Gaspar, R; Guilherme, E.; Freire, S.; Chagas, I. & Galvão, C. (2015). Era uma vez... o mar. O mar como recurso educativo no 1.º ciclo: O contributo do projeto iLit. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: Lisboa.

E‐book: http://www.ie.ulisboa.pt/portal/page?_pageid=406,1879670&_dad=portal&_schema=PORTAL

Domingos, A. & Santiago, A. (Eds.). (2015). 2.º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática. Caparica: Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. (Livro Editado)

Fischer, G. N. (2017). Psicologia da saúde e cancro/Psychologie de lá santé et cancer. Edição bilingue. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus.

Fischer, G. N. (2006). A educação pela saúde. Lisboa: ESEJD

Fischer, G. N. (2002). O conceito de relação na psicologia social: aplicação no contexto social/ application au contexte educationnel. Lisboa: ESEJD. ISBN 972-8061-60-9

Fischer, G. N. (2001). A dinâmica da mudança: perspectiva psico-social. Lisboa: ESEJD. ISBN 972-8061-55-2

Magalhães, Violante F. (2015). ‘O homem dos balões’: Arsénio Mota e a literatura para crianças e jovens. Nova Síntese. Textos e contextos do neo-realismo, n.º 10. Lisboa: Edições Colibri; pp. 223-236. [ISSN 1646-5989]

Magalhães, V. F. (2009). Sobressalto e espanto – Narrativas literárias sobre e para a infância, no Neo-Realismo português. Lisboa: Campo da Comunicação. ISBN 978-972-8610-89-0

Magalhães, V. F. (1994). A literatura para crianças e jovens em Irene Lisboa. Porto: ASA. ISBN 972-41-1572-0

Martins, H., & Domingos, A. (2018). Estatística no Secundário com Calculadora Gráfica (FCT-UNL Ed.). Lisboa: NOVA. FCT Editorial.

Pereira, A. I., Santos, J., Fernandes, S. (2003). Roteiro de pesquisa para trabalhos de Ciências da Educação. Lisboa: ESEJD

Pérez, M. R. & López, E. D. (2012). Aprendizagem e curriculum: Didática sociocognitiva aplicada. Lisboa: ESEJD

Rodrigues, D. D. (2016). A infância da arte / A arte da infância, (3.ª edição). Fundação Caixa Agrícola do Noroeste

Ruivo, I. (2012). Caderno de escrita. Lisboa: Associação de Jardins Escolas João de Deus

Serrano, J. M. (2002). Educação do movimento: livro de apoio. Lisboa: ESEJD. ISBN 972-8061-61-7.

Serrano, J. M. (2012) Expressão físico motora: livro de apoio. Lisboa: ESEJD. ISBN 978-972-8061-77-7.

Silva, S. R. Silva, Magalhães, V. F., Dias, M. O. S. & Mota (2016). A. Literatura para crianças – Colectânea de estudos. https://issuu.com/arseniomota.blogspot.com/docs/litertura_crian__as/1


Capítulos de Livros

Almeida, J. M. (2016). Um projeto de supervisão pedagógica como aprendizagem organizacional num agrupamento de escolas TEIP. In Palmeirão, C., & Alves, J. M. (Coor.). Promoção do sucesso Educativo - Estratégias de Inclusão, Inovação e Melhoria. Porto: Universidade Católica Editora. Coleção e-book. ISBN: 978-989-8835-13-0

Almeida, J. M. (2015). Construção e impacto de um Observatório da Qualidade numa escola TEIP – O seu papel na formação de um agrupamento e a articulação com a consultoria. In J. M. Alves e M. C. Roldão (Org.), Escolas e consultoria. Percursos de desenvolvimento. Porto: Universidade Católica Portuguesa. ISBN-978-989-8366-79-5.

Boaventura, D. & Ré P. (2001). Vertical and horizontal distribution of sublittoral macrobenthic communities in the Arrábida/Espichel Coast. In M. Biscoito, A., Almeida & P. Ré (Eds.), A tribute to Luiz Saldanha (1937-1997). Boletim do Museu Municipal do Funchal (Supl. 6) (pp.221-238). Funchal: Câmara Municipal do Funchal.

Cabral, R. F. (1997). A reinvenção da escola. In P. O. Cunha (coord.). A Educação em Debate. Lisboa: Un. Católica Editora.

Carmo, C. I. & Magalhães, V. F. (coord.) (2019). Neo-Realismo e Infância. Lisboa: Colibri (390p.). ISBN 978-989-689-839-7.

Carmo, C. I. & Magalhães, V. F. (2019). Apresentação. In C. I. Carmo & V. F. Magalhães (coord.). Neo-Realismo e Infância. Lisboa: Colibri; pp. 11-13. ISBN 978-989-689-839-7.

Cortez, M. G. (no prelo). ALMADA FORMA (Com)Vida! - Uma Experiência de Formação em Diferenciação Pedagógica; capítulo no Livro Memórias com Sentido – AlmadaForma.

Cortez, M. G. & Ambrósio, S. (2002). A Questão do Género no Contexto da Educação Pré-Escolar. In O Particular e o Global no Virar do Milénio: Cruzar Saberes em Educação. Lisboa: Edições Colibri/ Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; pp. 271-279.

Domingos, A. (2018). Tecnologia e inovação: o caso da formação, do ensino e aprendizagem da matemática. In M. G. Alves, E. X. Gomes, A. Domingos, & J. M. Matos (Eds.), Investigação, Educação e Desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio (pp. 57-67). Lisboa: Colibri /UIED FCT-UNL.

Magalhães, V. F. (2011). Leitura de ‘Sempre é uma Companhia’, de Manuel da Fonseca. In M. I. Rocheta & S. Martins (coord.). Antologia de Contos IV . Porto: Edições Caixotim; pp. 93-110. ISBN 978-989-8100-40-5.

Magalhães, V. F. (2011). Alves Redol e a Literatura Infantil. In D. Santos (org. e coord.). Alves Redol – Horizonte Revelado. Vila Franca de Xira/ Lisboa: Assírio & Alvim; pp. 39-57. ISBN 978-989-96007-6-8.

Magalhães, V. F. (2008). A promoção da leitura literária na infância: Um ‘Mundo de Verdura’ a não Perder. In O. Sousa & A. Cardoso (ed.). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais; pp. 55-73. ISBN978-989-95733-1-4.

Magalhães, V. F. (2003). Os Deuses Gregos de Sophia. In A. Araújo e F. P. Baptista (coord.). Variações sobre o Imaginário – Domínios, Teorizações, Práticas Hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget; pp. 457-468. ISBN 972-771-654-7.

Magalhães, V. F. (1992). A Literatura de Irene Lisboa – Exemplo de Trigo entre o Joio. In P. Morão (coord.). Irene Lisboa (1892-1959). Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro; pp. 39-47. ISBN 972-565-133-2.

Magalhães, V. F. (2019). A escrita de Alves Redol para crianças: sementinha de uma educação literária. In C. I. Carmo & V. F. Magalhães (coord.). Neo-Realismo e Infância. Lisboa: Colibri; pp. 211-226. ISBN 978-989-689-839-7

Monteiro, A., Luís, C., Boaventura, D., & Neves, A.T. (Coord.) (2019). Educar para o mar. Guia do professor (1.ª edição). Lisboa: Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8928-18-4.

Tomás, M. E. (2012). Sobrecarga de trabalho infantil. In L. Larcher (coord.). A violência sobre crianças. Lisboa: Babel; pp. 92-94. ISBN 978-989-28-0068-4.

Tomás, M. E. (2012). Equilíbrio entre estudo e brincadeira. In L. Larcher (coord.). A violência sobre crianças. Lisboa: Babel; pp 95-98. ISBN 978-989-28-0068-4.