Centro de Investigação e Estudos João de Deus

Outras publicações

Bommarito, C., Boaventura, D., & Hawkins, S.J. (2016). Homing behaviour in two concurring species of limpets: Patella vulgata and Patella depressa. Mares Conference on Marine Ecosystems Health and Conservation 2016, 1st-5th February, Olhão, Portugal.

Buescu, H. C., Morais, J., Rocha R. & Magalhães, V. F. (2015). Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. URL http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/pmcpeb_julho_2015.pdf

Buescu, H. C., Morais, J., Rocha, R. Magalhães, V. F. (2012). Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=16

Bivar, A., Grosso, C., Oliveira, F. & Timóteo, M. C. Programa e Metas Curriculares de Matemática do 1.º, 2.º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=16

Boaventura, D., Neves, A.T., Colares Pereira, P., Caldeira, M. F., Santos, J., Ponces de Carvalho, A. (2018). Linking pre-service teachers to a research project on climate changes and citizen science with primary students. ICERI2018 Proceedings, pp. 5616-5621.

Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M.F., Ponces de Carvalho, A. (2018). Using citizen science platforms and mobile digital technologies in primary education on climate changes: good for fun and good to learn? ICERI2018 Proceedings, pp. 5630-5636.

Boaventura, D., Neves, A., Ponces de Carvalho, A., Colares Pereira, P., Caldeira, M., Santos, J. & Maranhão, P. (2018). Biodiversity and Citizen Science – the EduMar project. Frontiers of Marine Science. Conference Abstract: IMMR'18 | International Meeting on Marine Research 2018. doi: 10.3389/conf.FMARS.2018.06.00053.

Cabral, R. F.  (2015). Glimpses of Portuguese Educational History III: The Fox and the Icon: Life Beyond the Fable https://www.academia.edu/18852132/Glimpses_of_Portuguese_Educational_History_The_Fox_and_the_Icon

Cabral, R. F. (2014). Compreender mundos: A criança e a linguagem. www.academia.edu/7255649/Compreender_mundos_A_crianca_e_a_linguagem

Cabral, R. F. (2014). New times for education: Issues of development and fairness. In Education for new times. Macau, China: The Macau Ricci Institute. pp. 249-261; www.academia.edu/3624434/New_times_for_education_Issues_of_development_and_fairness

Cabral, R. F. (2015). Glimpses of Portuguese Educational History I: Unitas (sed non) Uniformitas. https://www.academia.edu/18852394/Glimpses_of_Portuguese_Educational_History_Unitas_sed_non_Uniformitas

Cabral, R. F. (2015). Glimpses of Portuguese Educational History II: The Great Marquis: The Light and the Shadow. https://www.academia.edu/18852248/Glimpses_of_Portuguese_Educational_History_The_Great_Marquis_The_Light_and_the_Shadow

Cabral. R. F. (2014). A noção de indivíduo e a dimensão da pessoa humana: Percursos e caminhos. https://www.academia.edu/5128297/A_nocao_de_Individuo_e_a_dimensao_da_Pessoa_humana_Precursos_e_caminhos

Caldeira, M. F. & Colares Pereira, P. (2019). Wokhshop Kit-Edumar – Monitorizar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha entre-marés através da ciência cidadã. Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna. VI Encontro Internacional da Casa das Ciências , 10, 11 e 12 de julho.

Carmo, C. I. Magalhães, V. F. (coord.) (2011). Manuel da Fonseca. Por todas as Estradas do Mundo – Nova Síntese. Textos e Contextos do Neo-Realismo, n.º 6. Lisboa: Colibri. ISNN 1646-5989.

Carmo, C. I. & Magalhães, V. F. (coord.) (2012). Alves Redol. Horizonte Revelado – Nova Síntese. Textos e Contextos do Neo-Realismo, n.º 7. Lisboa: Colibri. ISNN 1646-5989.

Carvalho, A. P.  (2016). A Pedra de Toque. Revista Científica Educação para o desenvolvimento, 3, 4-5. ISSN: 2183-8518.

Carvalho, A. P. (2016). Apresentação. Tertúlia "Os Direitos da Criança na sala de aula". Org. Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, em parceria com a Associação de Jardins Escolas João de Deus e a OMEP, Lisboa, Museu João de Deus, 14 de abril.

Carvalho, A. P. (2016). Em defesa dos nossos idosos. In: Público. Lisboa. Ano XXVII, nº 9568, 27 Junho, pp. 44-45.

Carvalho, A. P.  (2016). Por um serviço público de qualidade. In: Diário de Notícias. Lisboa. Ano nº 152, nº 53719 (17 maio), p. 11.

Carvalho, A. P. (2016). Prefácio. In Olga Sotto. Educação pela Arte e Património III. Lisboa: DGPC.

Carvalho, A. P. (2016). Prefácio. In Tomás de Mello Breyner. O Pequeno Buda – Sobre a importância de ensinar meditação às crianças. Lisboa: Arena. ISBN: 9789896651152

Carvalho, A. P. (2016). Sessão de abertura. Congresso de Educação Emocional “Como crescemos por dentro?”. Org. Jardim-Escola João de Deus, em parceria com a Associação Escola das Emoções e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. ESECS – Instituto Politécnico de Leiria, 2 e 3 de junho.

Carvalho, A. P. (2016). Sessão de abertura. II Seminário “Neurodesenvolvimento e (Re)Habilitação Precoce”. Org. CREN – all for you – Therasuit Portugal. Lisboa, Museu João de Deus, 24 de setembro.

Carvalho, A. P. (2016). The Place of the Child in 21st Century Society. Conferência Europeia da OMEP. Christ Church University, Canterbury, 5 a 7 de maio.

Carvalho, A. P. (2016). Transforming Early Childhood Systems for Future Generations. Conferência Mundial da OMEP. Ewha Womans University, Seul, 6 a 8 de julho.

Carvalho, A. P. (2015). Current Trends in the Development of Early Childhood Education and care in the World. Conferência Europeia da OMEP. State Pedagogical University, Moscovo, 24 a 26 de setembro.

Carvalho, A. P.  (2015). Early Childhood Pathways to Sustainability. Seminário Mundial da OMEP. Washington DC, 28 de julho a 1 de agosto.

Carvalho, A. P. (2015). João de Deus, um legado civilizacional que é proibido perder. In: Público. Lisboa, 11 de Novembro, p. 46

Carvalho, A. P. (2015). Sessão de abertura. I Seminário “Neurodesenvolvimento e (Re)Habilitação Precoce”. Org. CREN – all for you – Therasuit Portugal. Lisboa, Museu João de Deus, 24 de outubro.

Carvalho, A. P. (2014). Coluna de opinião: “O Estado da Educação”. In Revista Educação para o Desenvolvimento, 2, p.5

Consiglieri, J. (2016). “A Literacia Visual” in III Seminário: Didáticas das Expressões Visuais. CIJD 7 de junho de 2016. Lisboa: CIJD/ESEJD

Consiglieri, J.  (2016). “Consciência da Identidade Cultural” in II Seminário: A Interdisciplinaridade nas Artes e na Cultura. CIJD 19 de maio de 2016. Lisboa: CIJD/ESEJD.

Consiglieri, J.  (2016). “Percecionar, pensar e dialogar na Educação Estética e Artística”, in I Seminário: Os Museus e a Educação Artística. CIJD 27 de abril de 2016. Lisboa: CIJD/ESEJD

Costa, M. C., Domingos, A. (2018). Ensinar matemática recorrendo ao ensino experimental das ciências. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Eds.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 97 - 109). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Grosso, C. (2010). A Matemática na Educação. Notícias Magazine, Diário de Notícias, 5 de setembro.

Lopes, L., & Domingos, A. (2015). A utilização da calculadora gráfica no currículo o Ensino Básico: uma experiência no 8.º ano. Educação e Matemática, 131, 45-48.

Magalhães, V. F. (2016). Dia Internacional da Língua Materna – Sugestão de Atividades. URL http://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/assets/especiais/ed_preescolar/ImagensFevereiro16/atividade0216.pdf

Magalhães, V. F. (2016). Dia Internacional da Língua Materna. URL http://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/paginas-especiais/educacao-pre-escolar/opiniao-pre/dia-internacional-da-lingua-materna

Magalhães, V. F. (2015). Para um crescimento estético, informado e crítico das crianças – A obra de Luísa Ducla Soares. URL http://www.portoeditora.pt/imprensa/noticia/ver/para-um-crescimento-estetico-informado-e-critico-das-criancas?id=79482

Magalhães, V. F. (2011). Alves Redol e a literatura – ‘Pensar e sentir as palavras como se elas fossem feitas de novo’. Jornal de Letras, n.º 1066, 10-23 agosto (10-11).

Morão, P. & Magalhães, V. F. (2007). A escrita de Irene (brochura). Arruda dos Vinhos: Edição do Município de Arruda dos Vinhos.

Magalhães, V. F. (1993). Prefácio. In Irene Lisboa. Queres Ouvir? Eu Conto. Lisboa: Presença; pp. 9-19. ISBN 972-23-1712-1

Magalhães, V. F. (1993). Prefácio. In Irene Lisboa. Uma Mão Cheia de Nada outra de Coisa Nenhuma. Lisboa: Presença; pp. 11-21. ISBN 972-23-2493

Luis, C.; Monteiro, A.J.; Cartaxana, A.; Boaventura, D.; Neves, A.T.; Reis, P.C.P.; Santos, J.; Maranhão, P.; Caldeira, F.; Ponces de Carvalho, A. (2018). Can data collected in the Citizen Science project EduMar be used to monitor coastal marine biodiversity in Portugal?, in: Mees, J. et al. (Ed.) Book of abstracts – 53rd European Marine Biology Symposium. Oostende, Belgium, 17-21 September 2018. VLIZ Special Publication, 82: pp. 106. ISSN 1377-0950.

Pereira, P. C. (2009). Livro das férias: sugestões e ideias para os filhos e os pais. Lisboa: ESEJD. 20 p. ISBN 978-972-8061-71-5

Reis, M. P. C. (2016). A família, escola de emoções e de sentimentos, VI Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. La Escuela Infantil que queremos. Vision de la comunidad educativa. O papel da família na educação infantil. Livro de atas ISBN 978-84-617-5466-3.
 
Reis, P. C. P.; Silveira-Botelho, T. (2014). Que Professores queremos no séc. XXI? Revista n.º 56 do Colégio Valsassina.

Ruivo, I. (2015). “ABC dos afetos”. Estudo sobre alfabetização de adultos. XIII Encontro sobre Envelhecimento, em 29 de outubro (Associação dos Lares Ferroviários-Entroncamento).

Santos, J., Boaventura, D., Neves, A. T., Colares Pereira, P., Caldeira, M. F., Ponces de Carvalho, A., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A. (2019). Perceção dos professores sobre a implementação de atividades acerca das causas e consequências das alterações climáticas no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. “SciCom.Pt 2019 - Congresso de Ciência e Inclusão ", Univ. Aveiro, 30 e 31 de maio.

Sequeira, V., França, S., Ferreira S.A., Correia, M. J., Boaventura, D., & Cabral, H. (2016). Os cientistas comunicam ciência? Congresso de Comunicação de Ciência- SciCom Portugal 2016, Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, 26 a 27 de maio, Lisboa, Portugal.

Sequeira, V., França, S., Ferreira S.A., Correia, M.J., Boaventura, D., & Cabral, H. (2016). Os cientistas comunicam ciência? Ciclo de conferências do MARE “Quintas do MARE”, 21 de julho, Lisboa, Portugal.

Subtil, M., & Domingos, A. (2018). A génese instrumental com a calculadora gráfica na demonstração do teorema de Pitágoras no 8.º ano de escolaridade. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Eds.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 155 - 171). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.