Licenciatura em Educação Básica
Diário da República, 2.ª série — N.º 51 — 13 de março de 2015 — Aviso n.º 2758/2015

Objetivos
Os objetivos do curso de Licenciatura em Educação Básica (1.º ciclo de Bolonha), da Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD), são oferecer uma formação superior que, concretize duas finalidades fundamentais:
a) Desenvolvimento das aprendizagens exigidas pelo desempenho docente e pelo desenvolvimento profissional ao longo da carreira;
b) Aquisição de uma habilitação básica para o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre nos seguintes domínios de docência: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, graus exigidos para o efetivo exercício profissional da docência.

Organização e duração do curso
O ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado em Educação Básica tem a duração de seis semestres correspondentes a um total de 180 ECTS. O número de vagas são 80. Todas as unidades curriculares são de frequência obrigatória e sujeitas a regime presencial.

Iniciação à Prática Profissional
A Iniciação à Prática Profissional contempla o contacto com experiências didático-pedagógicas, em diferentes realidades educativas, promovendo um conjunto de conhecimentos que se pretendem integrados nas diversas realidades sociais, visando uma articulação eficaz entre a teoria e a prática. Seguindo o modelo de Bolonha, propõe-se dotar os estudantes de um conjunto de competências, capacidades, conhecimentos e atitudes que permitam o ingresso no mercado de trabalho como licenciados em Educação Básica, apresentando fases de organização distintas:

- Caráter geral – realiza-se ao longo do 1.º e 2.º anos, com as horas de contacto fixadas para cada semestre, e contempla a formação dos estudantes em contextos educativos formais e não formais de diferentes instituições. Para esse fim, promovemos a sua integração em Creches, Bibliotecas Municipais integradas na Rede de Bibliotecas Públicas, Plano Nacional de Leitura, AEC, Associações, Museus, vários espaços nas Escolas (como, por exemplo, bibliotecas e laboratórios), Ludotecas, Hospitais, Santa Casa da Misericórdia, Câmaras Municipais, Fundações ou IPSS ligadas à educação, saúde, segurança e cultura, entre outros, com os quais a ESE João de Deus tem protocolos;

- Caráter específico – preferencialmente realizada em contextos educativos formais, nas instituições com as quais a ESEJD estabeleceu protocolos: Jardins-Escolas João de Deus de Lisboa (Alvalade, Olivais, Odivelas, Estrela e Albarraque) e nas seguintes escolas cooperantes - Agrupamento Padre Bartolomeu de Gusmão, Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Carnaxide-Portela, Agrupamento Vertical de Coja, Colégio Valsassina, Externato Marista de Lisboa, Colégio Manuel Bernardes e Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique. A IPP nestas instituições ocorre no 3.º ano (5.º e 6.º semestres) da licenciatura;

- Seminário de contacto com a realidade educativa – concentrada e limitada no tempo, pode também ser realizada fora de Portugal, de acordo com protocolos previamente estabelecidos entre a ESE João de Deus e os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

A Iniciação à Prática Profissional curricular dispõe de docentes específicos para a orientação e apoio aos estudantes ao longo da licenciatura.

Saídas Profissionais
Acesso a Mestrados para habilitar Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, valorizados pelas entidades empregadoras e que conferem uma elevada taxa de empregabilidade.

Datas de Candidatura e Matrícula



Provas de Ingresso (Português e Matemática)
16 Matemática (código 735) e 18 Português (código 639) ou 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) e 18 Português (código 639) ou 19 Matemática A (código 635) e 18 Português (código 639).

Novo Plano Curricular

1.º Ano Unidades Curriculares ECTS
1.º Sem. Linguística e Literatura Portuguesa
Noções Gerais de Matemática – Números e Operações Aritméticas
Estudo do Meio Social e Cultural
Desenho e Expressões Visuais
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Iniciação à Prática Profissional I
Opção
5
5
5
5
5
2,5
2,5



2.º Sem. Fonologia e Morfologia do Português
Noções Gerais da Matemática – Grandezas e Medidas
História e Geografia de Portugal
Expressão Musical
Expressão Plástica
Iniciação à Prática Profissional II
Opção
5
5
5
5
5
2,5
2,5



2.º Ano Unidades Curriculares ECTS
3.º Sem. Sintaxe e Semântica do Português
Matemática e Aplicações
Ciências Físicas e Naturais
Expressões Físico-Motoras
Desenvolvimento e Gestão Curricular
Iniciação à Prática Profissional III
Opção
5
5
5
5
5
2,5
2,5



4.º Sem. Iniciação à Leitura e Escrita
Situações Problemáticas da Matemática
Geociências
Dança e Expressão Dramática
Didática do Ensino e da Aprendizagem
Didática das Ciências Experimentais
Língua Inglesa
Iniciação à Prática Profissional IV
5
5
5
5
2,5
2,5
2,5
2,5



3.º Ano Unidades Curriculares ECTS
5.º Sem. Técnicas de Expressão Escrita e de Análise Textual
Recursos Matemáticos
Ecologia e Ambiente
História e Cultura Portuguesa
Didática do Português
Didática do Estudo do Meio
Iniciação à Prática Profissional V
5
5
5
5
2,5
2,5
5



6.º Sem. Literatura Infantil
Biologia Humana
Oficina de Matemática
Expressão, Criatividade e Jogo
Didática da Matemática
Didática das Expressões
Iniciação à Prática Profissional VI
5
5
5
5
2,5
2,5
5

(As unidades curriculares opcionais disponibilizadas poderão ser escolhidas no ato de matrícula)