Pós-Graduação em Educação Social e Desenvolvimento Comunitário

Duração: 195 horas presenciais e 105 em regime de e-learning

Calendarização Prevista: Por favor solicitar por email para ese@escolasjoaodeus.pt

Destinatários
Animadores Socioculturais; Mediadores Interculturais; Educadores Sociais; Formadores na área de Educação Social; Psicólogos; Técnicos de Apoio a Idosos; Técnicos de Centros Comunitários; Técnicos de Serviço Social; Educadores de Infância; Professores do Ensino Básico.

Apresentação do Curso
O curso visa criar um espaço privilegiado de apoio teórico, metodológico e prático ao desenvolvimento de saberes e de competências de profissionais envolvidos em processos de desenvolvimento comunitário.

Pretende, ainda, dar uma contribuição relevante na construção de atitudes investigativas e reflexivas para os processos de desenvolvimento comunitário e da produção de instrumentos abstratos de conhecimento dirigidos à interpretação de contextos de ação reais, impedindo, assim, que na naturalização das práticas se considerem apenas rotinas e saberes tácitos e procedimentais.

No horizonte deste processo formativo está uma perspetiva estratégica de promoção da qualidade dos processos entendidos como transformação e mudança.

Objetivos Gerais
Qualificar para o exercício de funções de intervenção sociocultural, designadamente no âmbito de projetos de desenvolvimento comunitário
Promover a aquisição de saberes atitudinais, concetuais e operativos, no campo da educação

Objetivos Específicos
Adquirir e aplicar conhecimentos nos domínios dos princípios e das práticas orientadoras da equidade e da vivência em cidadania democrática;
Conhecer as principais teorias da motivação e adquirir, no quadro da Teoria da Autodeterminação, uma progressiva consciencialização das forças motivacionais da conduta de um indivíduo e do seu desempenho;
Promover estratégias de acompanhamento e intervenção direta, no âmbito do bem-estar e da qualidade de vida, em processos de desenvolvimento comunitário;
Aplicar conhecimentos e técnicas ao nível da inteligência emocional e do relacionamento interpessoal, colaborando, desse modo, para um maior desenvolvimento de atitudes e de práticas de cidadania ao serviço do desenvolvimento comunitário;
Conceber e desenvolver projetos de intervenção comunitária, com valorização de práticas de empreendedorismo e envolvendo cidadãos de diversos escalões etários;
Saber ensinar como se aprende ao longo da vida, designadamente em contextos desfavorecidos;
Elaborar diagnósticos comunitários e desenvolver técnicas de resolução de problemas em contextos desfavorecidos;
Implementar modelos de gestão e de coordenação de instituições socioeducativas;
Utilizar, de forma eficaz, as TIC em contextos de desenvolvimento comunitário;
Formular, animar e gerir programas e projetos de desenvolvimento comunitário;
Evidenciar competências para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa na área do desenvolvimento comunitário.

Corpo Docente e Avaliação
O curso dispõe de um corpo docente dotado de um aprofundado conhecimento teórico e metodológico, associado a uma perspetiva de intervenção inovadora e a uma vasta experiência no terreno.
A avaliação do curso assume um caráter essencialmente formativo e contínuo, atendendo aos vários tipos de atividades realizadas e aos modos de trabalho desenvolvidos.
Cada unidade curricular é alvo de avaliação e de classificação específicas, sendo a Classificação Final do Curso traduzida na sua média aritmética.

Certificação
Aos participantes no curso que realizem com aproveitamento a avaliação, de acordo com os parâmetros definidos por unidade curricular, caso o solicitem, poderão obter um dos seguintes documentos:
Certificado de Pós-Graduação a detentores de licenciatura;
Certificado de Especialização a não licenciados.

Duração do Curso
5 a 7 meses, dependendo das propostas de calendarização
Horário: pós-laboral

Plano Curricular
Unidades Curriculares Hrs. Totais
Pres.:
Online:
Equidade e Cidadania Democrática
Autodeterminação, Bem-estar e Qualidade de Vida
Gestão das Emoções e Relação Interpessoal
Empreendedorismo em Intervenção Comunitária
Pedagogia da Aprendizagem em Contextos Desfavorecidos
30
35
30
30
30
20
25
20
20
20
10
10
10
10
10
Populações em Risco: Diagnóstico e Intervenção
Estratégias de Liderança em Instituições Socioeducativas
As TIC ao serviço do Desenvolvimento Comunitário
Trabalho de Projeto em Desenvolvimento Comunitário
35
30
30
50
25
20
15
30
10
10
15
20