Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, e alterados pelo Decreto-lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que regula um novo tipo de formação de curta duração, no âmbito do ensino superior, com a atribuição do Diploma de Técnico Superior Profissional.

As Vantagens de frequentar um CTeSP na ESE João de Deus
Os titulares de um CTeSP da ESEJD podem concorrer ao Ciclo de Estudos de Licenciatura nesta instituição, diretamente, com creditação de Unidades Curriculares (até ao limite de 50% dos créditos realizados — Artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro).
Estes cursos conferem também um diploma de nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e visam uma integração qualificada no mercado de trabalho e ou o prosseguimento de estudos, com vista à conclusão de um ciclo de estudos de licenciatura.

Destinatários
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, têm acesso ao Curso Técnico Superior Profissional (CTSP) ministrado pela Escola Superior de Educação João de Deus:

1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.º 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro;
3. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Bolsas de Estudo
Os estudantes inscritos nos CTSP podem candidatar-se a bolsa de estudo da Direção Geral do Ensino Superior.
Clique aqui para mais informações.

CTSP Ministrados na ESEJD

Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia
Promoção de Atividades Educativas, Sociais e Culturais