Celebrar João de Deus Ramos (1878-1953)
 

Pela primeira vez em muitas décadas, não realizaremos este ano, devido à pandemia da COVID-19, a cerimónia evocativa do dia 15 de novembro, em que recordamos a memória de João de Deus Ramos, na data do seu falecimento.

Tradicionalmente, convidávamos um orador, entregavam-se os diplomas aos alunos que concluíam os cursos de Educadores de Infância e de Professores do 1.º Ciclo do E.B. e, nos últimos anos, aos que concluíram os cursos na Escola Superior de Educação João de Deus, oferecendo-se medalhas comemorativas aos funcionários que completavam 25 e 50 anos ao serviço da Associação de Jardins-Escolas João de Deus.

Mais recentemente, passámos a entregar medalhas pelos 25, 35 e 40 anos de serviço, devido ao facto de os colaboradores passarem à reforma antes de concluírem uma carreira de 50 anos de trabalho, assim reconhecendo publicamente o seu empenho e a sua dedicação a esta Obra Educativa e Existencial.

Esta tem sido uma forma de recordar e agradecer a João de Deus Ramos, filho do Poeta e Educador João de Deus, a sua iniciativa pioneira de fundar os Jardins-Escolas João de Deus − o primeiro inaugurado em Coimbra, em 1911, e que é a mais antiga escola infantil em Portugal.

Também lembramos o seu papel na criação do Curso de Formação de Docentes pelo Método João de Deus e a sua liderança, desde 1902, em diferentes cargos e sobretudo como Presidente da Direção, durante 22 anos (janeiro de 1931 a novembro de 1953), da Associação de Jardins-Escolas João de Deus. Ergeu 11 Jardins-Escolas, o que o levou a escrever: “São assim os Jardins-Escolas João de Deus, que muito me orgulho de poder legar à minha Pátria”. É assinalável o seu Legado na Educação em Portugal e nos vários cargos públicos que desempenhou, nomeadamente o de Ministro de Instrução durante a I República.

Na segunda-feira, dia 16 de novembro, as crianças nos Jardins-Escolas em todo o País irão continuar a recordar a sua vida e Obra, em múltiplas atividades. Na impossibilidade de assinalar no Museu João de Deus esta data presencialmente, fazêmo-lo através deste meio e juntando o texto da Senhora Dra. Elsa Rodrigues.

O Presidente da Direção
António de Deus Ramos Ponces de Carvalho
Neto de João de Deus Ramos


[voltar à página anterior]