Colaboração com outras instituições

Instituto Pedagógico de Cabo Verde
A Escola Superior de Educação João de Deus foi convidada pelo Ministério da Educação de Cabo Verde para uma parceria. Como resultado, foi assinado um protocolo de colaboração entre o InstitutoPedagógico de Cabo Verde e a ESE João de Deus, que se mantém desde 1998, e que tem frutificado, quer através de acções de formação realizadas por professores da ESEJD em Cabo Verde, quer mediante estágios de alunos da Escola de Formação de Professores do Mindelo (Ilha de S. Vicente).

Projecto de Goa - Índia
A Escola Superior de Educação João de Deus desenvolve, desde 1997, um projecto com um grupo de professores goeses, empenhados na preservação e no ensino da língua e da cultura portuguesas na Índia, dando assim os primeiros passos com vista à implementação de uma iniciativa pedagógica em Goa, com base na Cartilha Maternal de João de Deus.

Colaboração com Cuba
Colaboração com o CIMEQ (Centro de Investigaciones Medico-Quirurgicas de Habana) no âmbito da Educação para a Saúde.

Protocolo com a Polónia
Colaboração com o I Liceum Ogólnoksztalcace im. Henryka Sienkiewicza, no âmbito da utilização de tecnologia no ensino do Português, Matemática e Ciências Ambientais, visando um intercâmbio de alunos, professores e a implementação de um Curso de Verão de Língua Portuguesa.

Protocolo com a Finlândia
Colaboração na área da formação de professores de Matemática com a Universidade de Joensum e na utilização do ensino à distância com o liceu Laurea Polythecnic.

Protocolo de Cooperação com a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21
Aprofundamento da parceria entre a APPT21 e a ESE João de Deus, baseada na participação dos seus docentes e alunos em Projectos de I&D promovidos pela referida Associação, nomeadamente no "Estudo da Prevalência do Síndroma de Asperger", numa população de Lisboa, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

Protocolo com Espanha (Universidade Girona)
O objectivo deste protocolo com a Universidade de Girona é o de concretizar a colaboração em distintas áreas temáticas, como sejam a qualidade de vida e a integração cultural. Deste modo, é proposta a participação conjunta na investigação e docência destinadas a professores, alunos e licenciados.

Protocolo com o Governo do Huambo
A convite do Governo do Huambo, deslocaram-se àquela província angolana quatro docentes, entre os quais o Director da ESEJD, António Ponces de Carvalho. Durante duas semanas foi dada formação profissional a 1083 professores.
Durante a estada do Director da ESEJD, foi formalmente assinado um Protocolo de Colaboração entre o Governo do Huambo e a Escola Superior de Educação João de Deus.
Esta deslocação teve por objectivo realizar acções de formação no âmbito: das aprendizagens da língua portuguesa segundo o Método de Leitura e Escrita assente na Metodologia da Cartilha Maternal João de Deus; da metodologia e estimulação do ensino da Matemática; da Gestão e Administração Escolar.
As acções decorreram na cidade de Huambo e em Quissala, localidade a 30 km da capital da província, e estiveram envolvidos os docentes António Ponces de Carvalho, Isabel Ruivo, Maria Paula Branco e Pedro de Almeida Ribeiro.

Protocolo com Governo de S. Tomé e Príncipe
A Escola Superior de Educação foi convidada pelo Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe para realizar cursos de formação a professores, no âmbito do ensino da língua portuguesa a partir do método da Cartilha João de Deus e da Gestão e Administração Escolar.
Neste sentido, deslocaram-se àquele país, as docentes da ESEJD Isabel Ruivo e Maria Paula Branco. Este primeiro momento de formação teve lugar na Ilha do Príncipe, tendo contado com 84 participantes. Posteriormente, e dado o elevado interesse demonstrado pelos docentes locais e pela tutela, foi uma vez mais solicitado à Direcção de ESEJD que uma nova missão de formação fosse organizada, desta feita abrangendo professores e directores escolares de todo o país. Assim, em Dezembro de 2002, nova deslocação foi programada visando não apenas aquelas áreas de conhecimento, mas também a Matemática, disciplina que teve por formador responsável o Director da ESEJD, António Ponces de Carvalho. 227 professores e directores santomenses participaram nestes dois momentos de formação.
A docente Maria Paula Branco, a convite da Ministra da Educação de S. Tomé e Príncipe, efectuou uma visita de trabalho com o objectivo de proceder ao levantamento, diagnóstico e avaliação das condições existentes no país, com vista à adaptação de instalações existentes para a possível construção de um Jardim-Escola João de Deus em S. Tomé ou no Príncipe.