O que a Escola Oferece

Iniciação à Prática Profissional - IPP
A Iniciação à Prática Profissional, de marcada consistência cientíca, contempla o contacto com experiências didáctico-pedagógicas, dentro e fora da sala de aula e em diferentes realidades educativas, promovendo um conjunto de conhecimentos que se pretendem integrados nas diferentes áreas do Saber, visando uma articulação eficaz entre a teoria e a prática. Seguindo o modelo de Bolonha, propõe-se dotar os estudantes de um conjunto de competências, capacidades, conhecimentos e atitudes que permitam o ingresso no mercado de trabalho como técnicos de educação formal e informal apresentando fases de organização distintas:

Caráter geral - realiza-se ao longo do 1.º e 2.º anos, com as horas de contacto fixadas para cada semestre, e contempla a formação dos estudantes em contextos educativos não formais de diferentes instituições de reconhecida competência educacional. Para esse fim promovemos a integração dos estudantes em Creches, Bibliotecas Municipais intregradas na Rede de Bibliotecas Públicas, Plano Nacional de Leitura, AEC, Associações, Museus, vários espaços nas Escolas (como, por exemplo, bibliotecas e laboratórios), Ludotecas, Hospitais, Santa Casa da Misericórdia, Câmaras Municipais, Fundações ou IPSS ligadas à educação, saúde, segurança e cultura, entre outros, com os quais a ESE João de Deus tem protocolos;

Caráter específico - preferencialmente realizada em contextos educativos formais nas instituições com os quais a ESEJD estabeleceu protocolos: Jardins-Escolas João de Deus de Lisboa (Alvalade, Olivais, Odivelas, Estrela e Albarraque) e nas seguintes escolas cooperantes: Agrupamento Padre Bartolomeu de Gusmão, Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Carnaxide-Portela, Agrupamento Vertical de Coja, Colégio Valsassina, Externato Marista de Lisboa, Colégio Manuel Bernardes e Grémio de Campo de Ourique. A IPP nestas instituições ocorre no 3.º ano (5.º e 6.º semestres) da licenciatura;

Seminário de Contacto com a Realidade Educativa - concentrada e limitada no tempo, podem ser realizados fora de Portugal, de acordo com protocolos previamente estabelecidos entre a ESE João de Deus e os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

A Iniciação à Prática Profissional curricular dispõe de docentes específicos para a orientação e apoio dos estudantes ao longo da licenciatura.

Excelente Situação Geográfica, Clima Agradável e Acolhedor
Situada no centro da cidade, junto ao Jardim da Estrela e muito perto do Largo do Rato, tem variados meios de transporte ao dispor: no Largo do Rato ou Av. Álvares Cabral, os autocarros 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 74 e ainda o metropolitano (estação do Rato); na Praça da Estrela, o autocarro 773 e os elétricos 25 e 28.

Numa Escola de pequena dimensão todos se conhecem e cumprimentam. Oferece ainda numerosos recantos ajardinados, onde o canto dos pássaros e a risada das crianças do jardim-escola, mesmo ao lado, quase nos fazem esquecer que estamos situados no centro e no bulício da cidade.

Tutoria e Acompanhamento
No seu horário, todos os docentes da Escola têm expressamente consignadas horas não letivas para apoio individualizado a alunos. Estas tutorias fazem parte do projeto científico-pedagógicos que visa esclarecer e orientar os tutorandos no seu processo de desenvolvimento científico e pessoal, bem como a realização de reflexões multidisciplinares.

Colaboração de Professores e Alunos com Outras Instituições
Durante o curso, os alunos têm atividades extracurriculares diversificadas de colaboração com diferentes instituições, principalmente durante o período dedicado à prática pedagógica.

Relações de Intercâmbio Científico, Pedagógico e Cultural
A Escola está desde há muito associada a instituições nacionais e estrangeiras. A ESE João de Deus tem protocolos de âmbito científico.

Abertura ao "Mundo Cultural"
São promovidas visitas conjuntas de alunos e docentes a museus, exposições, galerias, bem como idas ao cinema, teatro, conferências e a outros eventos culturalmente relevantes, em Portugal e no estrangeiro.

Unidades de Apoio Logístico
Os alunos têm ao dispor várias salas de estudo, destinadas quer a trabalhos individualizados, quer de grupo, assim como um centro de informática apetrechado com o mais recente software. Vários computadores ligados à Internet distribuídos pelos gabinetes de apoio, permitem-lhes não só a navegação na "rede das redes" como ainda uma comunicação on-line com outras escolas do País e do estrangeiro.

Atividades Extracurriculares
A ESE proporciona, gratuitamente, um conjunto de ocupações extracurriculares aos alunos. Estes podem optar por atividades de teatro, música (guitarra), cerâmica, bem como por atividades de cariz desportivo, nomeadamente, aeróbica, andebol, basquetebol e futebol. Estas atividades são coordenadas por professores qualificados.

Ciclos de Conferências
Todos os anos são convidados especialistas nacionais e estrangeiras de vários quadrantes culturais científicos a fim de proferirem comunicações quer no âmbito de mesas redondas, palestras ou conferências. Estes encontros visam estimular e alargar o debate crítico de todos, uma vez que as sessões são públicas mas, especialmente, nos futuros profissionais da Educação.

Apoio à Aprendizagem ao Longo da Vida
Numa linha de orientação há muito adotada, os alunos mantêm contacto, anualmente, com as mais variadas individualidades portuguesas e estrangeiras ligadas às Ciências da Educação, que, a convite da Escola, a esta se deslocam. A escola fomenta igualmente a participação dos seus docentes e discentes em seminários, congressos, numa perspetiva de formação ao longo da vida.

Alimentação
A Escola possui um bar, que pode servir refeições ligeiras, e uma outra sala, para alunos e professores, apetrechada com frigoríficos e micro-ondas, permitindo aquecer refeições trazidas do exterior. Graças a um protocolo estabelecido com a Universidade Técnica de Lisboa, os alunos da ESEJD podem também utilizar as cantinas da UTL.

Desporto Universitário
A Escola promove, em parceria com a Associação de Estudantes e ao longo do ano letivo, atividades/torneios de basquetebol, voleibol e futebol de 5, com equipas masculinas, femininas e mistas. Durante o ano letivo, realizaram-se, a nível interno, torneios de ténis de mesa, xadrez e futebol. Anualmente, as equipas da ESEJD participam em torneios de âmbito Universitário ou outros, por convite.

Biblioteca da ESE João de Deus
A Biblioteca proporciona a discentes, docentes e funcionários desta escola, o acesso a informação científica permanentemente atualizada, em especial nos domínios da Educação, numa clara aposta de servir bem os seus utilizadores, a ESE tem investido na permanente melhoria da qualidade e quantidade da informação disponível, mas também na criação de um ambiente propício à pesquisa e recolha de informação.

Feira do Livro
Esta mostra na ESEJD, intitulada "Feira de Sonhos", vai na 10.ª edição. A montagem e dinamização é da total responsabilidade dos alunos, e tem constituído, ano após ano, um verdadeiro sucesso. A prová-lo, o volume de obras vendidas na última edição - 4587 livros.

Viagens de Finalistas de Cariz Lúdico/Cultural
Todos os anos se realizam viagem de finalistas, ao estrangeiro em que se aposta na conciliação do lúdico e o cultural.

Bolsa de Formadores para Projetos em África e América Latina
A ESE João de Deus tem em curso, em parceria com uma empresa portuguesa de renome mundial na área das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, um projeto de parceria para a constituição de bolsas de professores/formadores para África e a América Latina.