António de Deus Ramos Ponces de Carvalho

Habilitações Académicas

Doutor em Educação Infantil e Familiar: Investigação e Intervenção Psicopedagógica, pela Universidade de Málaga (Espanha)
Diploma de Estudios Avanzados (acredita la Suficiencia Investigadora) na área de conhecimento de Didáctica Y Organización Escolar (Espanha)
Diplome d’Études Approfondies (DEA), pela Universidade de Caen (França)
Maitrise de Sciences de l’Éducation, pela Universidade de Caen (França)
Licenciatura em Física - Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa
Curso Complementar dos Liceus, no Liceu Nacional de Camões
Diploma de Diretor e de Professor Primário Particular

Funções

Presidente da Direção da Associação de Jardins-Escolas João de Deus.
Diretor da Escola Superior de Educação João de Deus.
Presidente da Direção do Comité Português da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar - OMEP.
Membro da Direção da Associação Abade Correia da Serra.
Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado - APESP.
Membro do Conselho Consultivo da Formação Contínua de Professores do Ministério da Educação.
Membro do Conselho Consultivo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Membro dos Conselhos Gerais do Agrupamento da Escola Bartolomeu de Gusmão e da Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes.
Membre d´Honneur de l’Association France – Portugal.
Membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura (nomeado pela Senhora Ministra da Educação, a Senhora Ministra da Cultura, e o Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva).
Membro da Comissão de Honra do Portugal Maior, evento integrado no Programa Oficial do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
Membro da Comissão Consultiva da Futurália 2013-Requalificar Portugal.
Membro da Comissão de Honra do Dia Internacional do Idoso.
Conduziu a modernização da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, fundada em 1882 criando 29 dos 55 centros educativos existentes. Destacando em 1987 a criação da Escola Superior de Educação João de Deus e em 2002 as Ludotecas Itinerantes João de Deus que têm como objetivo ajudar a combater a exclusão social em bairros de população menos favorecida (Santa Filomena, 6 de Maio, Azinhaga dos Besouros e Zambujal, na Amadora, e Cruz Vermelha e Armador, em Chelas), Lisboa.
Foi membro das Comissões de Peritos dos Cursos de Ensino Superior em Educação e da Comissão de Formação de Professores (domínios 1 a 4) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Foi membro da Comissão Nacional de Acesso ao ensino Superior.
Foi membro da Direção da CEP - Confederação do Ensino Privado.
Lecionou todos os níveis educativos.
Foi coordenador dos Diretores de Turma, representante da disciplina de Físico-Química e Presidente do Conselho Pedagógico no Ensino Secundário.
Visitou Escolas em 82 países.
Participou em inúmeras Conferências, Seminários e Colóquios em Portugal e no Estrangeiro, nomeadamente, Conferência “Évolution du Rôle des Enfants à la Vie Familiale: Participation et Négociation”, organizado pelo Council of Europe, Palácio dos Congressos de Madrid, Dezembro de 1994; Conférence de Clôture du Projet “Politiques de l’Enfance” – “Les droits des enfants et les politiques de l’enfance en Europe: de nouvelles approches?”, organizado pelo Council of Europe, conjuntamente com o Ministério Federal Alemão da Família, das pessoas de idade, da condição feminina e da juventude. Leipzig, Alemanha, 30 de Maio a 1 de Junho de 1996; Reunião do Council of Europe, seguida da Conferência intitulada “Les Enfants à l’aube d’un Nouveau Millénaire”. Nicosie, Chipre, Novembro de 2000.
Realizou 200 conferências, em Portugal (154) e no estrangeiro (46).
Escreveu diversos artigos de opinião, nomeadamente durante 2 anos e meio no Jornal Diário Económico, e participa, regularmente, quer na RTP (Televisão Estatal), quer na SIC, em programas sobre a Educação.
Responsável pela assinatura de diversos protocolos estabelecidos, sendo 88 nacionais e 28 internacionais.
Lecionou Cursos de Formação Contínua e Cursos de Formação Especializada de Professores, acreditados pelo Conselho Científico de Formação Contínua de Professores, e financiados pelo Programa Foco do Ministério da Educação.
Ministrou Cursos de Formação para Professores em Cabo verde, São Tomé e Príncipe, Angola–Huambo, Timor, Goa (antiga Índia Portuguesa) e Brasil.
Organizou, desde 1992, conjuntamente com o Hospital de D. Estefânia, curso de férias para crianças asmáticas, em Gouveia.