ESEJD_CF - Outras Formações CF_ESEJD (Outras formações)

Formação Não Especializada acreditada pelo CCPFC


:: BREVEMENTE, ações para 2023

Inscrições: https://forms.gle/Nem4kMkpo6iKUUpq5

O valor da emissão do certificado está incluído no pagamento da formação.

As datas e os horários das formações poderão ser modificados de acordo com as inscrições que forem sendo recebidas.
As datas sugeridas poderão ser reajustadas com o formador na 1.ª sessão de cada formação.
As formações com datas adiadas serão reprogramadas para novo calendário a anunciar.

Para mais informações, contacte: ese@escolasjoaodeus.pt


AÇÕES PROGRAMADAS EM 2022:

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICAS DE GRUPO
Fevereiro: dias 14, 16, 21, 22 e 23 – das 17h às 20h
Duração: 15h presenciais na modalidade Curso de Formação
Formadoras: Paula Colares Pereira e Ana Teresa Botelho; docentes da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos
Desempenho pessoal e profissional mais reflexivo e crítico; Mostrar flexibilidade e incorporação de situações imprevistas que se revelem interessantes; Trabalhar em equipa; Diversificar estratégias de ensino e de aprendizagem; Ter noções elementares para elaborar portefólios e artigos de investigação.
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Registo: CCPFC/ACC-105051/19

DINÂMICAS DOS RELACIONAMENTOS EM CONTEXTO DE SALA DE AULA
Abril: dias 8, 11, 12, 13 e 14 – das 17h30 às 20h30
Duração: 15h presenciais na modalidade Curso de Formação
Formadoras: Mariana Grazina Cortez; docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos
Despertar para a importância do trabalho em partilha, traduzida na mudança de práticas educativas tradicionais, de modo a produzir e implementar uma cultura de escola verdadeiramente colaborativa e comunicacional; Incentivar e promover práticas comunicativas e expressivas na relação pedagógica; Contribuir para a melhoria das aprendizagens dos discentes e para o questionamento docente sobre as dinâmicas interativas em sala de aula.
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Registo: CCPFC/ACC-112894/21

ATIVADORES CRIATIVOS NA EDUCAÇÃO
Abril: dias 4, 5, 6, 7 e 8 – das 14h às 17h
Duração: 15h presenciais na modalidade Curso de Formação
Formadora: Fernanda Sampaio; docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Entender a importância de desenvolver a criatividade na formação do ser humano; Estimular o pensamento criativo;  Desencadear e desenvolver com segurança a criatividade, a imaginação e a fantasia nas crianças; Conhecer os Ativadores Criativos; Transmitir a importância dos Ativadores Criativos no desenvolvimento de outras áreas e disciplinas; Saber implementar os Ativadores Criativos nas outras áreas do conhecimento; Utilizar os conhecimentos adquiridos, na aquisição de novas atitudes e das práticas profissionais.
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Dimensão científico-pedagógica: grupos 100, 110
Registo: CCPFC/ACC-110236/20

MOTRICIDADE INFANTIL
Abril: dias 12, 13 e 14 – das 9h30 às 15h30 (com intervalo para almoço)
Duração: 15h presenciais na modalidade Curso de Formação
Formadora: Vanda Guerra; docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Perceber o que é o desenvolvimento motor da criança e a sua importância; Saber identificar as diferentes fases do desenvolvimento motor desde que o bebé nasce até ao início da adolescência; Saber analisar, identificar e a avaliar os erros mais comuns de um conjunto de habilidades consideradas fundamentais para um desenvolvimento motor integral da criança; Aprender a estimular as diferentes habilidades nos diversos contextos e com diversos materiais (ou ausência deles).
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Dimensão científico-pedagógica: grupos 100, 110, 260
Registo: CCPFC/ACC-112773/21
NOÇÕES GERAIS DE PRIMEIROS SOCORROS
Setembro: dias 5, 6, 7 e 8  (das 9h30 às 13h)
Duração: 15h presenciais
Modalidade: Curso de Formação
Formador: Jaime Santos; Mestre em Educação e Comunicação, docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Agir numa situação de socorro de emergência; Distinguir suporte básico de vida, socorros essenciais e não essenciais; Acionar algum mecanismo de segurança em caso de emergência de evacuação de vítimas para locais adequados à estação dos socorros necessários; Intervir em situações de socorro reconhecendo as limitações do socorrista; Participar na construção de simulacros e planos de intervenção nas escolas.
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Registo: CCPFC/ACC-110406/21

MÉTODOS DE LEITURA E A METODOLOGIA JOÃO DE DEUS
Setembro: dias 5, 6, 7 e 8 (das 14h às 17h30)
Duração: 15h presenciais
Modalidade: Curso de Formação
Formadora: Isabel Ruivo; Doutorada em Educação, docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Explorar as potencialidades da “Cartilha Maternal” na sua vertente linguística e pedagógica. Explorar o carácter lúdico da linguagem através dos métodos de ensino, nomeadamente usando o método João de Deus. Promover a aquisição de conhecimentos científicos ao nível da língua indispensáveis para uma correta abordagem aos métodos de leitura.
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Dimensão científico-pedagógica: grupos 100, 110
Registo: CCPFC/ACC-107772/20

CANTAR ‘AFINADO’ NA INFÂNCIA
Setembro: dias 6, 7, 8 e 9 (das 16h às 19h +1h a definir na 1.ª sessão)
Duração: 13h presenciais e 13h de trabalho autónomo
Modalidade: Oficina de Formação
Formadora: Tânia Valente; Doutorada em Música e Musicologia; membro do Coro Gulbenkian.
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Conseguir que os formandos entendam a diferença entre canto afinado e desafinado; Explicar os conceitos de afinação e tonalidade; Ensinar os formandos a “respirar”, porque a respiração é a base do canto; Mostrar aos formandos a sua verdadeira extensão vocal; Trabalhar técnica vocal, que contribua para o canto afinado
Destinatários: Educadores de infância (100), professores do 1.º ciclo e de Inglês do 1.º ciclo (grupos 110 e 120), professores do 2.º ciclo (grupo 250).
Dimensão científico-pedagógica: Grupo 250
Registo: CCPFC/ACC-114047/22

TEMÁTICAS NAS ARTES VISUAIS
Setembro: dias 6, 8, 15; Outubro: dias 4 e 11 (das 17h às 20h)
Duração: 13h presenciais e 13h de trabalho autónomo
Modalidade: Oficina de Formação
Formadora: Joana Consiglieri; Doutorada em Ciências da Arte, docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Abordar e aplicar metodologias e projetos interdisciplinares de Investigação-Ação, com estratégias pedagógicas e didáticas em Educação Artística e Expressões. Descobrir e aprofundar conhecimentos, linguagens e conteúdos na Educação Artística, subdomínio Artes Visuais, das Orientações Curriculares e metas do 1.º Ciclo do EB, e da Educação Visual e Tecnológica. Adquirir competências e instrumentos para interpretar-analisar e criar-experimentar nas Artes Visuais, explorando linguagem e comunicação com diferentes materiais e técnicas, em contexto escolar. Criar e desenvolver literacias em projetos temáticos de cultura visual e Património Artístico e Cultural. Relacionar vários domínios e áreas para criar projetos interdisciplinares.
Destinatários: professores do 1.º ciclo (grupo 110); professores do 2.º ciclo (grupo 240).
Dimensão científico-pedagógica: Grupos 110 e 240
Registo: CCPFC/ACC-110232/20

OS MATERIAIS MANIPULATIVOS NA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Setembro: dias 7, 8 e 9; (das 9h às 14h)
Duração: 15h presenciais
Modalidade: Curso de Formação
Formadora: Maria Filomena Caldeira; Doutorada em Educação, docente da ESEJD
Valor: 75 Euros
Ver objetivos Desenvolver competências matemáticas com a utilização dos materiais didáticos, privilegiando as atividades práticas baseadas em conteúdos da lógica bivalente e da numeração posicional. Objetivos Específicos: Conhecer e trabalhar os materiais didáticos: Palhinhas, Calculadores Multibásicos, Cuisenaire, Dons de Froebel e Calculadoras; Representar números naturais e números racionais; Efetuar leitura de números; Aplicar algoritmos e resolver situações problemáticas com diferentes materiais manipulativos.
Destinatários: professores do 1.º ciclo (grupo 110);  professores do 2.º ciclo (grupo 230); Educadores de Infância de instituições privadas
Dimensão científico-pedagógica: Grupos 110 e 230
Registo: CCPFC/ACC-110242/20

CFo2022.10.14j