Publicações da ESE João de Deus

A criança com dificuldades de audição

capa Autor: Alberto Barros de Sousa

Ano da Edição: 2000

PVP: 9,80€


"Um educador ou professor pode, em qualquer momento da sua vida profissional, ter uma turma de alunos na qual existe uma criança com dificuldades auditivas.

O que fazer nestas condições?Como é que uma criança hipoacústica ou surda-muda aprende?Como organizar as actividades educativas de modo a que ela não fique em desvantagem em relação às outras?

Muitos professores que se viram nesta situação, sentiram que isto os ultrapassava, devido ao desconhecimento do que se poderá fazer nestas circunstâncias.

Não se trata de saber como se processa o ensino de surdos-mudos, de ensinar a linguagem gestual ou a leitura labial - para isso a criança terá as suas sessões com o professor de ensino especial - , mas do modo de proceder para proporcionar um contexto educacional na sala de aula regular no qual possa desenvolver as suas capacidades em simultâneo com as suas colegas.

Sem a pretensão de fazer uma abordagem exaustiva sobre todos os aspectos dos problemas de audição, interessará ao educador e professor conhecer sobretudo o funcionamento da audição, os seus quadros patológicos mais significativos, para além de algumas indicações sobre exames auditivos efectuados em otorrinolaringologia.

Como interessa nestes casos uma detecção precoce, apresentamos um exame logométrico de simples e breve aplicação, que o educador ou professor poderão efectuar às suas crianças, logo no início do ano lectivo, com finalidade de procurar eventuais problemas que necessitem de ser enviados a uma consulta médica da especialidade.

Como levar a criança auditiva a comunicar com os colegas, a cooperar nas actividades, a aprender a ler e a escrever, serão também objecto de algumas reflexões e indicações que poderão servir de ponto de partida para o educador o professor organizar as suas estratégias metodológicas."