Publicações da ESE João de Deus

A criança com dificuldades de visão

capa Autor: Alberto Barros de Sousa

Ano da Edição: 2000

PVP: 9,80€


"Os educadores e professores deparam-se por vezes com situações em que têm, no seio da sua classe, alunos com dificuldades de visão.

Alguns são completamente invisuais, outros apresentam dificuldades tão severas que só distinguem luzes e sombras. Aparecem também aquelas cujas dificuldades só se notam quando não conseguem ler ou quando se efectua um exame sumário da sua capacidade visual.

Aos professores interessará conhecer o que se passa com estes alunos, as suas características, personalidade, desenvolvimento, capacidades, incapacidades e necessidades, para poder organizar a mais adequada estratégia de integração pedagógica.

Não se trata de saber como se processa o "ensino de cegos" ou de como lhes ensinar Braille - para isso o aluno invisual terá as suas sessões individuais com o respectivo professor especializado -, mas de organização das actividades escolares de tal modo que todos os alunos possam igualmente participar, incluindo os cegos.

A organização destas actividades passa por vezes por algo tão simples como substituir uma bola de futebol grande de praia com guizos dentro, tendo todos os jogadores os olhos vendados. A criança invisual não só pode participar como é geralmente o melhor jogador, sentindo-se realizada por todos o quererem para as suas equipas.

É neste contexto que se organizou a estrutura do presente caderno, procurando proporcionar algumas informações sobre a criança invisual na escola e alguns conselhos sobre as actividades que o professor poderá desenvolver para que a criança se sinta integrada."