Publicações da ESE João de Deus

Educação moral através da expressão dramática

capa Autor: Alberto Barros de Sousa

Ano da Edição: 2001

PVP: 9,80€


"Todos os pais e educadores são unânimes sobre a importância de uma educação moral, tentando todas as instituições (família, escola, igreja, meios de comunicação, etc.) proporcionar esta educação.

Numa educação moral, interessa: - Começar pelas idades mais jovens, evoluindo de acordo com o desenvolvimento das suas capacidades em geral e das vivências morais em particular; - Estimular o desenvolvimento moral da criança (sistema pessoal de valores) e ajudar os seus processos de identificação com as regras morais e sociais, de modo que a criança entenda a função da moralidade como modo de relação entre pessoas; - Não usar uma metodologia de pretender ensinar moral )e muito menos endoutrinar), para se assumir uma posição de confiança nas capacidades de auto-aprendizagem da criança;

O professor não ensina moral. É criança que, através da acção, assimila e acomoda as suas vivências morais, construindo deste modo o seu sistema pessoal de valores. Ao professor compete proporcionar-lhe oportunidades para tal, motivando-a e incentivando-a na exploração dessas oportunidades.

O professor deverá organizar estratégias programáticas que proporcionem a cada uma das suas crianças em particular e a todas em geral, actividades, experiências e vivências, activas e lúdicas, em que elas possam expressar os seus sentimentos morais (empatia, amizade, altruísmo, etc.) criar soluções práticas para os problemas morais que lhe serão apresentados sob forma de Jogos de Expressão Dramática."