Publicações da ESE João de Deus

Educação moral na pré-escolaridade e no 1º ciclo do ensino básico

capa Autor: Alberto Barros de Sousa

Ano da Edição: 2001

PVP: 9,80€


"A sobrevalorização, nos diferentes modelos de educação moral, de objectivos direccionados para o raciocínio moral e para a socialização, tem sido também contestada por alguns sectores educacionais, chamando a atenção para a necessidade de um maior envolvimento afectivo por parte dos alunos, que os levem à formação dos seus próprios sistemas de valores morais pessoais e intrínsecos.

As metodologias de ensinar conhecimentos de moral teórica substituíram as de endoutrinação mas também não se mostraram capazes de promover o desenvolvimento moral, pelo que a maioria dos modelos de educação moral recorreram à reflexão crítica, efectuando juízos de valor sobre histórias-dilema ou acontecimentos da vida real, o que, sendo aplicável aos alunos do 2ºciclo do ensino básico, não é tão bem aceite pelos do 1ºciclo, que ainda numa fase de raciocínio concreto, têm um pensamento mais actuante que reflexivo. Para estes, uma educação moral através da acção e do envolvimento emocional parece ser o caminho mais adequado."