Publicações da ESE João de Deus

A educação pela saúde

capa Autor: Gustave-Nicolas Fischer

Ano da Edição: 2006

PVP: 3,50€


"A educação na área da saúde é uma preocupação maior tanto para os médicos e profissionais de saúde como para os educadores, professores e trabalhadores sociais, para quem a saúde se tomou um objecto educativo em si.
O conceito de educação na saúde engloba uma realidade complexa e uma diversidade de abordagens onde a tónica é colocada ora na saúde, ora na educação.
Por isso, convém determinar, desde o início, os dois eixos principais segundo os quais este tema é abordado; ou seja, a educação pela saúde e a educação para a saúde.

A educação pela saúde é uma forma de abordagem às diversas questões relacionadas com a saúde, que considera, antes do mais, os processos educativos a aplicar relativamente aos comportamentos de saúde com vista à sua modificação. Logo, visa essencialmente a educação.
A educação para a saúde é uma abordagem orientada em primeiro lugar para a saúde enquanto objecto específico de preocupação para o indivíduo, considerado como actor da sua própria saúde. Neste caso, a saúde, nos seus vários aspectos, é encarada como objecto dum projecto educativo.
Logo, a educação pela saúde e a educação para a saúde são duas orientações distintas mas complementares que abordam as relações existentes entre educação e saúde numa perspectiva de modificação dos comportamentos de saúde."