Publicações da ESE João de Deus

Sistemas lagunares costeiros - Actas do 2.º Seminário

capa Autor: Pedro Fidalgo e Costa, João Carlos Farinha

Ano da Edição: 2009

PVP: 10,00€


«Todos os continentes apresentam uma parte da sua zona costeira sob forma de cordões litorais, ilhas barreira ou restingas as quais delimitam e encerram sistemas lagunares. Deste modo, as lagoas costeiras ou lagunas constituem um elemento importante do litoral mundial, para os quais se encontraram, no que se refere aos parâmetros físicos, químicos e de produção, processos análogos que lhes conferem uma identidade própria dentro dos sistemas salobros costeiros.

Evidenciam, porém, uma ampla variação em função da latitude, pelo que a sua fisiografia depende, entre outros fac tores, da localização geográfica, do clima e do ambiente envolvente.

A utilização das lagunas pelo Homem foi contínua ao longo da sua história, pois constituem locais privilegiados para a colecta de bivalves, caranguejos, camarões, peixes e aves para o consumo humano. Mais recentemente e a par das tradicionais actividades de pesca e aquacultura, as lagunas passaram a ser ainda requisitadas para o desenvolvimento de actividades industriais e de recreio e lazer.

Face à sua reconhecida importância para o Homem, mas também para inúmeras espécies de aves, entre as quais muitas ameaçadas e com estatutos de protecção reconhecidos por diversas convenções internacionais, ao seu significado ecológico para um grande número de espécies e à sua elevada produtividade, as lagunas conquistaram um estatuto de interesse internacional reconhecido pela UNESCO, que as designou "sistemas de interesse relevante cujo potencial biológico apenas pode ser correctamente utilizado com o desenvolvimento de um aprofundado conhecimento acerca dos processos que nelas ocorrem".»