Publicações da ESE João de Deus

Vamos Conversar na Escola | Nu ben papia na skola

capa Autor: Escola Superior de Educação João de Deus

Ano da Edição: 2011

PVP: 13,00€


O projeto de investigação-ação Vamos conversar na escola – Nu ben papia na skola surgiu por iniciativa de docentes da Escola Superior de Educação João de Deus e contou com colaboradores de instituições de formação de professores como a Faculdade de Letras de Lisboa, a Escola Superior de Educação de Setúbal e o Instituto Pedagógico do Mindelo (Pólo do Instituto Pedagógico com sede na Cidade da Praia, Cabo Verde).

Destinatários: • Crianças dos 5 aos 12 anos de idade. • Educadores de infância e professores do ensino básico. Todos os alunos, independentemente da sua origem social e linguística, são potenciais destinatários.

Os conteúdos estão organizados em dois blocos: Ensinar conversando e Aprender conversando.

I - Ensinar conversando

Este bloco aborda três áreas temáticas.

A primeira - Enquadramento conceptual – contém textos que fundamentam a conversação e o seu papel no desenvolvimento da aprendizagem da língua.

A segunda - Planificação em contextos de diversidade cultural - é um auxiliar prático da planificação do ensino de português e da avaliação da aprendizagem em turmas multilingues e multiculturais.

A terceira - Investigar para ensinar – situa-se no âmbito da investigação-acção em meio escolar e descreve estudos de caso realizados em Portugal e em Cabo Verde.

II – Aprender conversando

Contém um ficheiro de fotografias legendadas e relacionadas com conteúdos curriculares - Ciências da Natureza, Língua (nomes de pessoas e de lugares), História - recolhidas em Portugal e Cabo Verde, como fonte motivadora para alunos e professores. Apresenta também um conjunto de textos e desenhos temáticos da autoria de crianças, exemplificativos de produtos da aprendizagem em trabalhos de projeto de aprendizagem de línguas.